TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação Em Diferentes Fases Da Vida

Ensaios: Alimentação Em Diferentes Fases Da Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 6

Alimentação em diferentes fases da vida

Cada fase da vida necessita de cuidados diferentes e especiais. Quando falamos em alimentação não é diferente. Ela deve acompanhar cada etapa da vida e ser ajustada para a necessidade individual, a fim de fornecer os nutrientes necessários e importantes para a saúde e qualidade e vida.

Infância

Até os 6 meses de idade, é indiscutível a importância do aleitamento materno exclusivo, pois fornece todos os nutrientes importantes para o bebê, além de anticorpos e outras substâncias fundamentais.

A infância é a fase inicial onde ocorre a formação e crescimento. A alimentação nessa etapa é essencial para um crescimento e desenvolvimento

adequados.

Nesta fase é importante respeitar horários e refeições a serem realizadas. A criança deve comer cereais, verduras, legumes, carnes, leguminosas e frutas. Os pais não devem estimular o consumo de guloseimas e alimentos de baixo valor nutricional.

Adolescência

Na adolescência ter uma dieta balanceada também é fundamental, pois as necessidades nutricionais nessa fase são maiores.

Os adolescentes geralmente comem muitos lanches, sem verduras e ricos em gordura. O consumo de frituras, doces e refrigerantes pode ocorrer em excesso. Estes e outros maus hábitos alimentares são frequentes nesta fase. Por isso é muito importante estimular uma alimentação saudável diariamente e explicar porque há esta necessidade.

Adultos

A fase adulta é a fase da manutenção, sendo também muito importante ter uma alimentação adequada. Talvez essa seja a fase mais difícil, pois depende dos hábitos alimentares adquiridos, fatores culturais, financeiros, entre outros.

Idoso

Nesta fase, a alimentação além de nutrir, poderá tratar determinadas doenças e proteger o organismo. Devem ser levados em conta alguns fatores, como: estado de saúde físico, mental e emocional, hábitos alimentares anteriores, alterações na capacidade de mastigar, deglutir, digerir e absorver os alimentos, etc. Pode acontecer também uma redução no paladar e do olfato.

Conforme a pessoa vai envelhecendo, as suas necessidades de energia vão diminuindo, porém, por outro lado, a necessidade dos nutrientes vai aumentando. Por isso, deve-se priorizar alimentos de alto valor nutricional.

Fases da vida e a alimentação

Os hábitos alimentares se modificam de acordo com as fases da vida. A alimentação infantil é diferente da alimentação de um adulto ou idoso. É preciso equilibrar e saber o que é essencial para cada idade, para que em todas as fases os hábitos sejam saudáveis.

Alimentação durante a gravidez

 

< Para que o bebê se desenvolva adequadamente é preciso que a alimentação da mãe seja saudável, além disso é esencial para a redução de riscos de parto prematuro, aborto, hipertensão arterial e até uma futura obesidade. Além de se alimentar, também estará lhe alimentando, portanto, a quantidade será um pouco maior,  mas não o "dobro" como se escuta por aí. 

 

A alimentação de uma gestante precisa obter todos os nutrientes, mas é fundamental moderar ainda mais nos doces e gorduras e aumentar a quantidade de vegetais, legumes e frutas, para garantir o bom desenvolvimento e crescimento do bebê.

Veja o que é mais importante na dieta de uma gestante: ácido fólico, cálcio, ferro, proteínas, fósforo, magnésio, vitamina A, vitamina D, vitamina C, vitamina B12, tiamina, riboflavina, piridoxina, niacina e zinco.

 

Veja também algumas dicas: 

 

• Evite o excesso de cafeína, no máximo 300 g por dia;

• Diminua o consumo diário de alimentos gordurosos;

• Evite o uso de adoçantes;

• Ingira maior quantidades de cálcio e ferro; 

 

 

Alimentação dos bebês

 

Até os seis meses, o leite materno é fundamental para um bom crescimento e desenvolvimento do bebê e possui elementos essenciais. Caso não seja possível a amamentação, recomenda-se o leite fortificado.

Dos quatro aos seis meses, os bebês começam a comer coisas sólidas. Um dos melhores alimentos para iniciar essa fase é o cereal para bebês e o arroz, pois é fácil de ser ingerido e, normalmente, não produz reações alérgicas. Após o bebê aceitar esse novo alimento, comece a acrescentar vegetais e frutas amassadas, aumentando gradualmente a quantidade.

 

• 4 a 6 meses: Cereais fortificados em ferro, frutas e vegetais amassadas;

 

• 6 a 9 meses: Mistura de legumes e frutas, papinhas, iogurte, carne e aves em papa, gemas de ovos;

• 9 a 12 meses: Alimentos variados picados (pedaços finos e pequenos), legumes, espaguete, queijos suaves;

 

• 12 meses a 1 ano e meio: Alimentos para criança, alimentos ricos em fibras, leite de vaca.

  A amamentação normalmente vai até os 12 meses e a quantidade vai diminuindo aos poucos, mas cabe à mãe e à criança, continuar após esse período.

 

Alimentação na infância

 

A necessidade de energia e de nutrientes na infância é muito alta, pois é a fase de crescimento, de desenvolvimento dos ossos, músculos e tecidos. Muitas crianças possuem problemas de apetite reduzido, mas é importante manter uma alimentação saudável nessa fase da vida. Desde pequeno já precisam se acostumar a comer legumes, vegetais e frutas. As refeições precisam ser frequentes e pequenas, quanto mais for colocado no prato, mais a criança vai recusar a comida, portanto, o ideal é aumentar aos poucos e fazer refeições coloridas que chamem a atenção.

O que não pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com