TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alterações Do Sistema Urinario Na Gestação

Trabalho Universitário: Alterações Do Sistema Urinario Na Gestação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  3.452 Visualizações

Página 1 de 9

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA – FUNESO

UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO – UNESF

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE ENFERMAGEM

ALTERAÇÕES NO SISTEMA URINÁRIO DA GESTANTE

Olinda

2013

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA – FUNESO

UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO – UNESF

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE ENFERMAGEM

ALTERAÇÕES NO SISTEMA URINÁRIO

DA GESTANTE

Trabalho apresentado à disciplina de Obstetrícia Normal e Patológica para obtenção de nota do 1° exercício, sob orientação da professora Rosimare Sales, pelas alunas; Hélita Thaís de Melo; Isabel Cândida; Juliane de Tassia; Lílian Pajeú, 7° Período – Tarde

Olinda

2013

SÚMARIO

INTRODUÇÃO ________________________________________________ 4

1. ALTERAÇÕES NO SISTEMA URINÁRIO DA GESTANTE ____ 5

• Rins _________________________________________________ 6

• Ureteres

• Bexiga

• Uretra ________________________________________________ 7

2. MODIFICAÇÕES FUNCIONAIS DO SISTEMA URINÁRIO ____ 7

3. INCONTINÊNCIA URINARIA _____________________________ 8

4. INFECÇÃO URINARIA NA GESTAÇÃO ____________________ 8

5. ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM _________________________ 9

CONCLUSÃO _________________________________________________ 10

REFERÊNCIAS ________________________________________________ 11

INTRODUÇÃO

O corpo feminino possui um dos principais papeis na vida humana, o poder de gerar uma nova vida. A gravidez é o período em que o organismo feminino sofre várias transformações para “acomodar” e desenvolver de forma normal essa nova vida dentro do seu útero. Durante esse processo fisiológico pode-se observar inúmeras alterações, incluindo alterações anatômicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas em quase todos os órgãos e sistemas do corpo feminino. A seguir, serão apenas detalhadas as alterações no sistema urinário durante o período gestacional que às vezes pelo aumento exagerado dessas modificações podem causar uma incontinência urinaria e/ou infecções no trato urinário.

1. ALTERAÇÕES NO SISTEMA URINÁRIO DAGESTANTE

O corpo humano possui alguns órgãos uropoéticos, que juntos formam o sistema urinário e são responsáveis por produzir, armazenar temporariamente e eliminar a urina. Este sistema pode ser dividido em órgãos secretores, ou seja, que produzem a urina, e órgãos excretores que são encarregados de processar a drenagem e eliminar a urina.

Durante o período gestacional normal, o organismo materno sofre diversas modificações anatômicas e funcionais no trato urinário, devido às alterações do volume vascular, do fluxo plasmático renal e ao aumento do volume intersticial. Sendo assim, são observados vários sintomas, como aumento de aproximadamente 45% a 95% da frequência urinária, urgência miccional em 60% a 70% ou nictúria em 55% a 65% durante a gestação. Essas alterações, algumas vezes, podem persistir após o puerpério.

Desta forma, o sistema urinário é composto por um par de rins (produz a urina), um par de ureteres (transporta a urina para a bexiga), uma bexiga (armazena temporariamente a urina) e um canal uretral (elimina a urina). Onde a seguir serão detalhados o “normal” e as modificações gravídicas de cada um desses órgãos.

Os Rins são órgãos pares, com um formato de grão de feijão, localizados na região dorsal do abdome, abaixo do diafragma e cada um ao lado da coluna vertebral. Cada rim mede cerca de 11,25 cm de comprimento, 5,7 cm de largura e um pouco mais que 2,5 cm de espessura. O rim pesa aproximadamente cerca de 125 a 170g na fase adulta do homem, e na mulher varia entre 115 a 155g. O rim direito pode situar-se ligeiramente abaixo do rim esquerdo, devido ao grande tamanho do lobo direito do fígado e o rim esquerdo é um pouco mais comprido e mais estreito que o direito.

Na gestação, os rins crescem cerca de 1,5 cm, em decorrência do aumento do volume sanguíneo e do espaço intersticial. Observa-se também um aumento dos néfrons e uma dilatação dos cálices, da pelve renal e dos ureteres. O parênquima exibe pouca alteração anatômica. O volume renal aumenta cerca de 30% à luz da ultrassonografia, atingindo um volume de 60 ml, quando na mulher não grávida o valor é de 10ml.

Os Ureteres são dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. Esses órgãos são pouco calibrosos e medem aproximadamente cerca de 6mm de diâmetro e 25 a 30 cm de comprimento. A extremidade superior que fica localizada no interior do rim é denominada de pelve renal. O ureter percorre obliquamente para baixo e medialmente pela parede posterior do abdome, penetrando em seguida na cavidade pélvica, abrindo-se no óstio do ureter situado no assoalho da bexiga. Os ureteres também são capazes de realizar contrações rítmicas, denominadas de peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em reposta à gravidade e ao peristaltismo.

Durante a gestação as alterações nos ureteres iniciam-se cedo, em torno da 10° semana, onde se encontram mais dilatados, alongados e tortuosos. Com isso, aumenta a probabilidade da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com