TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Urinário

Artigo: Sistema Urinário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 7

Quais as características da anemia?

A anemia é uma condição na qual a quantidade de hemoglobina (presente nos glóbulos vermelhos) do sangue circulante está reduzida, diminuindo a capacidade do sangue de transportar oxigênio. Há vários tipos de anemia e todos são caracterizados pelas quantidades de hemoglobina abaixo do normal. Os sintomas são: palidez da pele e mucosas (principalmente no contorno dos olhos), vertigens, taquicardia, intolerância ao frio, cansaço e sonolência. O diagnóstico é feito por exame laboratorial de dosagem de hemoglobina (hematócrito). Os glóbulos vermelhos são importantes porque graças à hemoglobina presente neles é possível o transporte de oxigênio dos pulmões para todas as partes do corpo e também de parte do gás carbônico das células para os pulmões, onde ele é eliminado. Em suas formas mais brandas (anemia ferropriva), a anemia não é uma situação grave. Pode acometer crianças em fase de crescimento e mulheres grávidas e ser devida à falta de ferro na alimentação. O ferro é essencial para a fabricação da hemoglobina e o problema é facilmente resolvido pela administração de suplementos de ferro e por uma dieta rica em alimentos que contenham esse elemento. Anemias também podem ser causadas por perdas de sangue, ou hemorragias (anemia hemorrágica), em casos de doenças crônicas como hemorroidas ou úlceras pépticas que causam sangramentos. Existem ainda: • a anemia perniciosa, devida à produção insuficiente de glóbulos vermelhos por falta de vitamina B12; • a anemia aplástica, causada por toxinas, radiação e outros medicamentos que destroem a medula óssea vermelha, responsável pela produção de células sanguíneas; • a anemia falciforme, determinada geneticamente e que ocorre em indivíduos que produzem um tipo de hemoglobina anormal.

Drauzio – O que caracteriza a anemia?

Therezinha Verrastro – Anemia é um termo de significado muito amplo. Para o leigo, restringe-se à baixa de hemoglobina ou da porcentagem de glóbulos vermelhos no volume total de sangue (hematócrito) registrada hemograma, exame laboratorial que simplesmente indica um estado de anemia.

Na verdade, anemia é uma doença conhecida há muitos anos que tem inúmeras causas diferentes. Portanto, é indispensável saber por que está instalada e quais são suas características. Às vezes, a baixa de glóbulos vermelhos não é proporcional à baixa de hemoglobina, que é expressiva. Como se sabe, a hemoglobina é uma proteína com a função vital de carregar o oxigênio que nutre todas as células do corpo. Na prática, baixa na produção de hemoglobina leva a sintomas como cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, falta de respiração ou respiração muito curta e taquicardia, porque o coração precisa bater acelerado para mandar a mesma quantidade necessária de oxigênio para todas as celulas orgânicas.

Drauzio - Como a astenia, o cansaço e a indisposição são sintomas vagos, a anemia pode ser confundida com outras síndromes que produzem quadros semelhantes.

Therezinha Verrastro - Confundida principalmente com as doenças cardíacas. É comum os hematologistas receberem pacientes que já passaram pelo cardiologista que não constatou nenhuma alteração além da anemia.

ANEMIA ADQUIRIDA

Drauzio – Qual é a causa mais frequente da anemia?

Therezinha Verrastro – No mundo inteiro, a causa mais frequente é a falta de ferro, em geral, em decorrência da nutrição inadequada, presente não só nas classes menos favorecidas, mas também entre pessoas com alto poder econômico, que não aprenderam a importância de ingerir uma alimentação sadia e equilibrada.

Drauzio – O ferro é retirado especialmente de que tipo de alimentos?

Therezinha Verrastro - A carne vermelha é o alimento que oferece ferro em maior quantidade e mais fácil de ser absorvido. Vegetais de folhas escuras também contêm muito ferro, mas sua absorção é menor. Os cereais de modo geral, e em particular o feijão e a lentilha, são ricos em ferro. Uma dieta equilibrada, portanto, deve suprir a necessidade diária de ferro, que é de 1mg, para compensar o consumo desse mineral, uma vez que a vida média do glóbulo vermelho e da hemoglobina é de aproximadamente 120 dias.

Drauzio – Vegetarianos são mais suscetíveis a desenvolver anemias?

Therezinha Verrastro – Não, porque os vegetais podem fornecer ferro suficiente para a reposição das hemácias que vão sendo destruídas. Entretanto, aqueles que não sabem equilibrar a alimentação provavelmente irão desenvolver um quadro de anemia.

Drauzio – Como deve balancear a dieta um vegetariano que não come carne de jeito nenhum?

Therezinha Verrastro – Deve comer vegetais de folhas escuras, bastante feijão e outros cereais. Proteínas vegetais, como a encontrada na soja e nas folhas verdes, contêm sais minerais e ácido fólico necessários. É preciso registrar, ainda, que por causa da perda mensal fisiológica de sangue, no período fértil, as mulheres carecem duas vezes mais de ferro do que os homens. Se forem vegetarianas, precisam equilibrar a dieta de acordo com as exigências de seu organismo. A partir da menarca, portanto, as meninas devem manter uma dieta rica em ferro. Acontece que influenciadas pela mídia que valoriza o corpo magro, elas evitam comer e muitas têm anemia.

Drauzio – Atualmente, é comum encontrar meninas de classes mais abastadas com anemia?

Therezinha Verrastro – Na prática clínica, a anemia por falta de ferro é uma das doenças mais comuns nas meninas que já menstruaram. Preocupadas com a estética, elas reduzem a alimentação e o organismo entra em desequilíbrio, porque a produção de hemoglobina diminui por carência de ferro.

Drauzio – Essa é a única situação em que a necessidade de ingerir ferro aumenta?

Therezinha Verrastro – Não. Crianças e adolescentes de ambos os sexos, na fase de crescimento, necessitam duas vezes mais de ferro do que os adultos, pois ele entra não só na composição da hemoglobina, como na formação da mioglobina, proteína essencial para o desenvolvimento do músculo, que é vermelho porque contêm ferro.

Drauzio – Como se dá a perda de ferro nos homens?

Therezinha Verrastro – No homem, a perda de ferro é um pouco diferente. Neles são comuns as gastrites hemorrágicas e sangramentos intestinais que devem ser levados em consideração nos casos de anemia.

ANEMiAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com