TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Urinario

Monografias: Sistema Urinario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  3.364 Palavras (14 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 14

Resumo – EFTOS II

Tortora – Capítulo 26 – “O Sistema Urinário”

O sistema urinário consiste em 2 rins, 2 ureteres, bexiga e uretra.

Funções dos rins:

- Regulação da composição iônica (principalmente Na+, K+, Ca2+, Cl- e HPO42-), osmolaridade (concentração de solutos), pH (excreção de H+ e armazenamento de HCO3-), nível de glicose (desaminação de glutamina, para a gliconeogênese) e volume (quantidade de água) do sangue;

- Regulação da pressão arterial (a pressão aumenta através do aumento do volume sanguíneo, da secreção de renina e do aumento da resistência renal);

- Liberação de hormônios (calcitriol, forma ativa da vitamina D, que regula as taxas de Ca2+, e eritropoietina, que estimula a produção de eritrócitos);

- Excreção de resíduos e substâncias estranhas: amônia, uréia, bilirrubina, creatinina, ácido úrico, entre outros.

Anatomia e Histologia dos Rins

• Anatomia Externa:

- Hilo Renal: fissura vertical profunda, pela qual os ureteres deixam os rins, assim como os vasos sanguíneos, linfáticos e nervos.

- 3 camadas de tecidos envolvem os rins: a Cápsula Renal (+ profunda, é fibrosa, lisa e transparente, mantém o formato do órgão), a Cápsula Adiposa (intermediária, tecido gorduroso, protege o órgão de traumas), e a Fáscia Renal (+ superficial, lâmina fina de tecido conjuntivo denso e irregular, que adere o rim às paredes adjacentes).

• Anatomia Interna:

Rota da urina: Néfrons > Ductos Papilares > Cálice Menor > Cálice Maior > Pelve > Ureter > Bexiga > Uretra.

Suprimento Sanguíneo dos Rins

Rota sanguínea (penetração pelo Hilo): Artérias Renais (ENTRADA)  artérias segmentares  artérias interlobares  artérias arqueadas  artérias interlobulares  arteríolas aferentes  NÉFRONS (glomérulo + túbulos)  arteríola Eferente  Capilares peritubulares e Vasos retos  vênulas peritubulares  veias interlobulares  veias arqueadas  veias interlobares  veias segmentares  Veia Renal (SAÍDA).

Suprimento Nervoso: originados no gânglio celíaco, os nervos passam para os rins através do plexo renal, junto com as artérias renais. São parte da divisão simpática do sistema nervoso autonômico, sendo em sua maioria nervos vasomotores, que regulam o fluxo sanguíneo pelos rins, alterando o diâmetro das arteríolas.

Néfrons

• Compostos de duas partes:

- Corpúsculo Renal: glomérulo + cápsula glomerular (de Bowman). É onde ocorre a filtração do plasma.

- Túbulo Renal: dividido em 3 secções, na ordem em que o líquido passa: Túbulo Contorcido Proximal (TCP), Alça de Henle (ramos descendente e ascendente) e Túbulo Contorcido Distal (TCD). Os túbulos situam-se no córtex renal, enquanto a alça de estende até a medula renal. Os TCDs de vários néfrons desembocam num mesmo Ducto Coletor, e vários ductos coletores, por sua vez, juntam-se em Ductos Papilares (do córtex à pelve), que drenam para os Cálices Menores.

• Podem ser divididos em dois tipos: [1] Néfrons Corticais (80-85%) e [2] Néfrons Justamedulares (15-20%):

[1] Corpúsculos na parte externa do córtex; Alça de Henle curta e situada no córtex, penetrando apenas superficialmente na medula, sendo seu suprimento sanguíneo vindo dos capilares peritubulares.

[2] Corpúsculos na parte profunda do córtex, próximos da medula; Alça de Henle longa, estendendo-se com profundidade na medula, recebendo seu suprimento dos capilares peritubulares e dos vasos retos; além disso, possui seu ramo ascendente dividido em duas partes (grosso e delgado).

Histologia:

• Cápsula Glomerular: Divide-se em camadas Visceral e Parietal. Ambas formadas por epitélio escamoso simples, a camada parietal forma a parede externa da cápsula, enquanto a camada visceral possui modificações que formam os podócitos, projeções que se enrolam pelos capilares glomerulares, formando a parede interna. O líquido filtrado pelos capilares entra no espaço capsular (entre as duas camadas).

• Túbulo Renal e Ducto Coletor:

- A parte final do ramo ascendente da alça de Henle, que faz contato com a arteríola aferente, é composta de células colunares e compactas, conhecidas como Mácula Densa. Ao longo da mácula, a parede da arteríola contém fibras musculares lisas modificadas, chamadas Células Justaglomerulares (JG) que, juntamente com a mácula, constituem o Aparelho Justaglomerular (AJG).

- Já na parte final do TCD e ducto coletor, há dois tipos de células: principais e intercaladas, que exercem funções diferentes. As células principais possuem receptores para ADH (hormônio antidiurético) e para aldosterona, e as células intercaladas possuem papel na regulação do pH sanguíneo.

Por fim, os ductos papilares, que recebem o produto dos ductos coletores, são revestidos por epitélio colunar simples.

Fisiologia:

 Filtração Glomerular: plasma e solutos existentes no sangue passam através da parede dos capilares glomerulares para a cápsula glomerular, que desemboca no túnel renal.

 Reabsorção Tubular: captação de água e solutos úteis e seu redirecionamento para a corrente sanguínea, à medida que o filtrado flui pelo túbulo renal.

 Secreção Tubular: são secretadas diretamente no filtrado substâncias adicionais, como resíduos, medicamentos e íons em excesso.

Excreção urinária = filtração glomerular + secreção – reabsorção

Filtração Glomerular

•Membrana de Filtração (ou endotelial-capsular): barreira formada por células endoteliais + podócitos, que permite a filtração de água e pequenos solutos, e impede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com