TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amianto/asbesto

Seminário: Amianto/asbesto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Seminário  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 11

Asbestose

Abestos (fibrose pulmonar crônica) e a perda da elasticidade (endurecimento, empredamento) gradual do tecido pulmonar provocando falta de ar progressiva, cansaço, emagrecimento, incapacidade funcional para trabalho nas fases iniciais, e para as tarefas do cotidiano nas fases avançadas. Leva a morte letamente , com quadros recorrentes de pneumonia.Na fase mais aguda da doença são necessárias doses elevadas de oxigênio para suprir a função respiratória.Surge em media com 10 anos de exposição ocupacional.O agente causador e o amianto também conhecido como Asbesto.

A Asbesto se caracteriza por uma tentativa de cicatrização das lesões do pulmão causadas pela inalação do asbesto. Quando inaladas, as fibras de amianto aderem-se profundamente ao tecido pulmonar, causando cicatrizes (fibroses).

Pulmão com Asbestose

Diagnóstico

O diagnóstico é firmado com base na história ocupacional e nas alterações radiológicas. A queixa principal é a falta de ar (dispnéia) aos grandes esforços e canseira, acompanhada por dor no peito e tosse (seca ou com expectoração), impedindo o trabalhador de exercer tarefas que exijam maiores esforços físicos. O Rx de tórax revela pequenas opacidades irregulares,que tendem a iniciar-se nos lobos inferiores e gradualmente estender-se para as regiões superiores do parêquima pulmonar.Nos últimos anos a tomografia computadorizada de alta resolução tem revelado-se superiores à radiologia ou convencional na detecção precoce de asbestose,pois possibilita uma análise muito mais detalhada dos lóbulos pulmonares e das estruturas interlobulares. Na espirometria, as alterações funcionais características são de uma insuficiência respiratória restritiva. Além de danos ao pulmão,a exposição ao asbesto pode provocar comprometimento da pleura que aparece sob a forma de espessamento pleural em placas,calcificações e derrame benigno,aparece normalmente 30 a 40anos após a exposição inicial

Tratamento

Não existe cura disponível, mas recomenda-se suspender de imediato a exposição ao asbesto. O tratamento de suporte dos sintomas compreende as terapias respiratórias para remover as secreções dos pulmões.podem ser utilizados medicamentos em aerossol para fluidificar as secreções, sendo que pode ser necessário o fornecimento de oxigênio por meio de máscara ou de cânula nasal.Oestresse causado pela doença pode exigir tratamento especializado podendo ser aliviado com participação em grupo de apoio.

Prevenção

Banimento do amianto (asbesto)

Pode ser um produto reconhecidamente cancerígeno, a medida de ideal é o banimento do asbesto (amianto) no nosso pais, como já acontece em dezenas de países. Desde 1995,ABREA_Associação Brasileira de Exposto ao Amianto,uma organização não- governamental sem fins lucrativos,vem aglutinando trabalhadores e os exposto ao Amianto em geral na luta para o banimento do amianto no Brasil.

Programação de proteção respiratória_PPR

Na prevenção e no controle das doenças ocupacionais provocadas pela inalação de ar contaminado com poeiras, o objetivo principal deve ser minimizar ate eliminar a contaminação do local de trabalho através da adoção de medidas d proteção coletiva. Entre as medidas de controle coletivo incluem-se a umidificaçao do ambiente com lavagem constante do piso, a exaustão localizadas a ventilação local ou geral,o enclausura mento total ou parcial do processo produtor de poeiras, mudanças de “layout” da empresa, substituição de matérias primas patogênicas por outras menos tóxicas, alterações do processo produtivo,e entre outras.

Protetores respiratórios

Quando as medidas de proteção coletiva não são viáveis, ou enquanto estão sendo implantadas, devem ser usados os protetores respiratórios (respiradores). As orientações e recomendações sobre seleção e uso de respiradores , alem dos requisitos necessários para a implementação e melhoria de um “programa de proteção respiratória”-PPR estão contidas na Instrução Normativa N1, DE 11/04/94, que estabeleceu o regulamento técnico sobre uso de equipamentos de proteção respiratória.

Protetores respiratórios

Quando as medidas de proteção coletiva sã viável, ou enquanto estão sendo implantadas, devem ser usados os protetores respiratórios (respira dores). As orientações recomendações sobre seleção e uso de respiradores,além dos requisitos necessários para a implementação e melhoria de um “programa de proteção respiratória” _PPR estão contidas na instrução Normativa N°1,DE 11/04/94, que estabeleceu o regulamento técnico sobre o uso de equipamento de proteção respiratórios.

Tipos de protetores respiratórios

Aparelhos purificadores (máscaras a filtro): estrutura facial dotada de um ou mais filtros específicos para poeira ou substâncias químicas

Aparelhos de isolamento: usados em ambientes pobres em oxigênio (teor menor que 18% de volume) ou em ambientes contaminados a altas concentrações. podem ser autônomos(cilíndricos de ar ou oxigênio) ou de adução de ar (bomba manual ou motorizada).

Monitoramento da exposição

De acordo com a norma de regulamentadora n°9 da portaria n°3214/78, para monitoramento da exposição dos trabalhadores, deve ser realizadas uma avaliação sistemática e repetitiva da exposição as poeiras (aerodipersóides). Essa avaliação ambiental consiste na aspiração de um volume de ar conhecido nos locais de trabalho,através do sistema de bomba de vácuo,sendo que esse ar é filtrado para análise quantitativa do material particulado retido. As todas e quaisquer atividades nas quais os trabalhadores estão expostos ao asbesto aplicam as recomendações do Anexo N°12 Norma Regulamentadora NR-15 Insalubridade da portaria 3214/78, que adota para o asbesto o limite de tolerância de duas (duas) fibras por centímetro cúbico.

Controle médico

Para o controle médico dos trabalhadores exposto ao asbesto, utiliza-se a aplicação de questionário padronizado de sistema respiratórios, exame físico periódico, radiografia do tórax e a espirometria. De acordo com o Quadro II da Norma Regulamentadora NR-7 controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com