TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha E Posicionamento Sobre O vídeo Banimento Do Amianto No Brasil.

Pesquisas Acadêmicas: Resenha E Posicionamento Sobre O vídeo Banimento Do Amianto No Brasil.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/1/2015  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha e posicionamento sobre o vídeo banimento do amianto no Brasil.

O Supremo Tribunal Federal realizou audiência pública para discutir sobre o uso de amianto. O Ministério da Saúde, na fala do diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador na Secretaria de Vigilância da Saúde, Guilherme Franco Netto, recomendou a eliminação do uso de amianto no Brasil, com base em dados da Organização Mundial de Saúde, segundo os quais atualmente 125 milhões de trabalhadores em todo o mundo estão expostos aos efeitos maléficos do asbesto-amianto, e um terço dos cânceres ocupacionais são causados pela inalação de fibras de amianto. Ainda segundo ele, a OMS estima 100 mil mortes causadas pelo amianto. Nos Estados Unidos, a estimativa é de 67 mil óbitos por ano. E tais cânceres, de acordo com o especialista, apresentam morbidade de 80% a 90%, conforme dados levantados nos primeiros 12 anos de seu diagnóstico.

A discussão sobre o uso de aminado tem acontecido em vários países do mundo, na Argentina, por exemplo, em 1997 a discussão sobre o uso da substância foi considerada uma prioridade. Depois de 5 anos de discussões, estudos e audiências públicas, em 1º de janeiro de 2003 e produção e importação de todas as formas de asbesto foram proibidas no país. Na América do Sul, além da Argentina, o Chile e o Uruguai também proibiram totalmente o uso e comercialização da substância em seus territórios.

Falaram também defensores do uso de amianto, como o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e do Instituto Brasileiro de Crisotila, o médico Milton do Nascimento afirmou que vários estudos científicos provam que materiais de fibrocimento (feitos com amianto tipo crisotila) não representam risco para a população. Ele citou estudos científicos nacionais e internacionais que comprovam que o uso do amianto por meio do “cimento-amianto” é seguro, já que nesse caso a liberação de fibras é baixíssima, e afirmou que documento publicado em 2000 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) chega à mesma conclusão. “Esse estudo (da OMS) foi confirmado pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica da Universidade de São Paulo, mostrando que não há nenhuma liberação de fibra ou pouca liberação ao longo do uso de telhas de fibrocimento” ressaltou. O Brasil está entre os cinco maiores produtores mundiais de amianto, que é utilizado em sua esmagadora maioria na indústria de cimento-amianto ou fibrocimento (telhas, caixasd'água, etc).

A produção e utilização da substância é ampla em países como Rússia, China, Canadá, Estados Unidos, Cazaquistão e Zimbábue. Sua utilização foi totalmente proibida em países como: Alemanha, Finlândia, França, Noruega, Austrália, Grécia, Bélgica, Portugal, Reino Unido, Suécia, Espanha, Dinamarca e Japão, entre outros.Por indicação da Associação Brasileira de Expostos ao Amianto, Arthur Frank, membro do Collegium Ramazzini, professor patologista e pesquisador dos efeitos cancerígenos da espécie crisotila de amianto, compartilhou opiniões sobre os perigos do amianto, especialmente a crisotila, em sua apresentação realizada durante audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF). Há mais de 40 anos ele estuda os efeitos do amianto.“O ponto mais importante que eu quero levantar é que todas as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com