TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Contabil

Artigo: Analise Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Norte do Paraná

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CLEO FERNANDO STADTLOBER

FERRAMENTAS FINANCEIRAS E TRIBUTOS

Erechim, RS

2011

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar as ferramentas financeiras disponíveis para um melhor desempenho na gestão empresarial. Dentre essas ferramentas abordaremos o planejamento financeiro. Veremos a importância do conhecimento na área contábil, administrativo e tributário para administrar as ferramentas disponíveis que serão utilizadas para um bom desenvolvimento empresarial.

.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O Planejamento Financeiro estabelece o modo pelo quais os objetivos podem ser alcançados. Manter o controle financeiro é de suma importância para qualquer empresa. O controle e o planejamento financeiro se fazem necessários em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação. Segundo Sanvicente e Santos (19883, p.155), planejar, numa abordagem geral é estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, além de estimar recursos e definir responsabilidades para o alcance dos objetivos. O planejamento é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para agir de forma a evitar surpresas desagradáveis no funcionamento e na gestão do empreendimento. Um bom planejamento financeiro deve prever o que acontecerá caso o planejado não ocorra, frustrando as expectativas dos executivos e do mercado ou se o mercado não estiver aquecido o suficiente para dar o retorno esperado. Deste modo, o objeto do planejamento financeiro é evitar surpresas e desenvolver planos alternativos.

Vale ressaltar que uma empresa tem como principal objetivo a criação e obtenção de valor, entretanto outros objetivos também estão implícitos dos quais se destaca uma maior taxa de retorno do capital, participação do mercado, obtenção de recursos financeiros. Um bom planejamento financeiro é a forma de garantir que os objetivos e planos traçados em relação às áreas particulares de operação da empresa sejam viáveis e internamente coerentes.

O planejamento financeiro ajuda a estipular metas, deixando os gestores motivados, oferecendo os mecanismos para avaliação dos resultados. Planejamento e controle estão diretamente ligados. Planejamento é necessário para a fixação de padrões e metas, já o controle permite obter informações e comparar os planos com os desempenhos reais e fornecer meios para a realização de um processo de feedback no qual o sistema pode ser transformado para que atinja uma situação esperada.

O orçamento empresarial se faz necessário para que a empresa possa visualizar, antecipadamente, as atividades que deverão ser desenvolvidas no período projetado, bem como o caminho que será percorrido pela mesma. Este é um instrumento de gestão necessário para qualquer empresa, independente do seu porte ou tipo de atividade econômica. As decisões importantes, quando embasadas no planejamento e nos controles financeiros, têm grandes possibilidades de serem eficazes e de alcançarem êxito na empresa. O objetivo do plano de orçamento não é apenas prever o que vai acontecer e seu posterior controle. Fundamental é o processo de estabelecer e coordenar objetivos para todas as áreas da empresa, de forma tal que todos trabalhem em busca dos planos de lucro.

O orçamento flexível é um conjunto é um conjunto de orçamentos que pode ser ajustado a qualquer nível de atividades. A base para elaboração do orçamento flexível é a perfeita distinção entre custos fixos e vaiáveis. Os custos variáveis seguirão o volume de atividade, enquanto os custos fixos terão o tratamento tradicional. O objetivo do orçamento flexível é de auxiliar os administradores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. É útil quando os gestores estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividades para fins de planejamento e no acompanhamento, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos. Também chamado de orçamento variável baseia-se no conhecimento dos padrões de comportamento dos custos e receitas. É preparado para uma faixa de níveis, e não apenas para um nível de atividade.

ORÇAMENTO BASE ZERO

Consiste essencialmente em dizer que o orçamento nunca deve partir da observação dos dados anteriores, pois eles podem conter ineficiências. Horngren (1996, p. 492) define o orçamento base zero como: “O orçamento de baixo para cima, como se o orçamento estivesse sendo preparado pela primeira vez”. Todos os gastos propostos devem ser revistos. É uma ferramenta de controle gerencial e estratégico que descentraliza as operações e ao mesmo tempo possibilita aos administradores um controle amplo de todos os gastos da empresa, tem como objetivo questionar a estrutura das despesas e custos, em busca de economizar potenciais. Além de viver de acordo com os recursos disponíveis e corresponde a um meio de analisar, reestruturar e eliminar despesas, programas e projetos não econômicos. Para elaboração do orçamento base zero é necessário estudar as despesas uma a uma, para identificar os possíveis excessos ou carências nos gastos de cada item. É baseado em cada uma das atividades, e envolve todos os colaboradores da empresa em seu processo de confecção.

FLUXO DE CAIXA

O Fluxo de Caixa é um demonstrativo contábil muito eficaz para a empresa que pretende ter um controle de saídas e entradas de recursos financeiros. A demonstração de fluxo de caixa propicia aos analistas financeiros uma fonte segura para melhor elaborar seus planejamentos financeiros, como também serve a outros usuários a forma com que a empresa gerou o caixa, ou até mesmo como utilizou os recursos e valores equivalentes ao caixa. A empresa quando utiliza essa demonstração com as demais, supre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com