TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Bioestatistica

Trabalho Escolar: Analise De Bioestatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual o tipo de estudo?

O artigo em questão utiliza como metodologia os estudos transversal, quantitativo e retrospectivo.

2. Qual o tamanho da amostra?

A amostra continha 56 adolescentes.

N=56

3. Comente sobre a coleta de dados.

A coleta dos dados foi feita nas duas escolas em questão através de um questionário de Critério de Classificação Econômica Brasil da Associação Brasileira de Empresa e Pesquisa, similar a uma agenda semestral em que haviam oito colunas com o período de 24h divididos de 30 em 30 minutos e os sete dias da semana, orientando, assim, os adolescentes a preencherem com a descrição de suas atividades realizadas na semana anterior a aplicação do questionário. Depois os dados foram computados e registrados em planilha eletrônica descritiva e submetidos à análise estatística com auxilio de programas de computador avançados.

4. Identifique e classifique as variáveis do artigo.

Identificamos no artigo variável qualitativa nominal, pois os dados foram organizados em sexo, idade e classe econômica. Vemos ainda variável quantitativa discreta, pois foram descritos o número de episódios de cada atividade realizada pelos adolescentes, sendo variáveis originais.

5. Os comentários sobre a tabela I estão adequados? Se necessário, acrescente comentários pertinentes.

Os comentários sobre a tabela I estão confusos, pois o autor fala como se a média da faixa etária dos adolescentes fossem dados somente das mulheres, uma vez que não são. Houve problemas de coerência na escrita. Deveria fazer a análise especificando a quem se refere cada dado, seja só das mulheres ou de todo o grupo de adolescentes. Deveria ainda mostrar os dois lados, a maioria e a minoria dos dados.

Por exemplo: A tabela I refere-se a dados sócio-demográficos, referente a sexo, idade e classe econômica. A tabela mostra que entre os 56 adolescentes vemos em sua maioria mulheres, sendo as mesmas 80,4% e os homens 19,6%. A maioria dos adolescentes tem 14 anos (39,3%) e a minoria têm 12 e 16 anos (5,4%). Quanto à classe econômica dos entrevistados a maioria (53,6%) pertence à classe C e a minoria a classe E.

6. Qual o tipo do gráfico I? Os comentários sobre o gráfico I estão adequados? Se necessário, acrescente comentários pertinentes.

O gráfico é Diagrama de barras.

Os comentários sobre o gráfico parecem ter análises incorretas. A porcentagem, por exemplo, de atividades de descanso/sono não chega a 30%, mas o autor referiu-se a elas como 31,35%. Já a porcentagem de tempo dedicada à educação nos dias úteis ele também faz uma análise errada dizendo ser 20,83%, mas no gráfico vemos que essa nem mesmo chega a 20%. As outras observações e análises feitas pelo autor são pertinentes e suficientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com