TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anamnese respiratória

Tese: Anamnese respiratória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Tese  •  5.085 Palavras (21 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 21

Anamnese Respiratória

O sistema respiratório tem como objetivo facultar ao pulmão uma troca de gases com o ar atmosférico,assegurando no sangue uma concentração de oxigenio necessária para as reações metabolicas, e em contra partida servindo como via de eliminação de gases residuais, como o gás carbônico. Esse sistema compreende as vias aéreas superiores(nariz , boca faringe e laringe ) a condução do ar, a umidificação, a proteção de corpos estranhos , a filtração , o aquecimento para as vias aéreas inferiores (tráqueia, brônquios direito e esquerdo, brônquios segmentares, brônquios terminais e alvéolos). A função principal dos alvéolos é promover as trocas gasosas.

fonte :alba lucia

Aparelho respiratório

No aparelho respiratório algumas informações e condições podem ser adquiridas antes do exame físico por meio da anamnese, como diversos sintomas anatômicas ou funcionais deste aparelho. em geral no exame físico , algumas alterações podem ser notadas que são indicadoras ou que estão relacionadas a problemas do aparelho respiratório. As queixas mais comum são: tosse, dispnéia, a expectoração, a hemoptise e a dor torácica.

Tosse: é a mais importante e o mais frequente sintoma respiratório. É uma resposta reflexa a estímulos irritantes na laringe tráqueia ou brônquios. A tosse constitui um mecanismo expulsivo de grande importância para as vias respiratórias. É importante saber a quanto tempo a tosse se iniciou, sua frequência, se é dolorosa, se é seca ou produtiva.

Dispnéia é a dificuldade de respirar.Os pacientes podem defini-la como falta de ar, sufocação, aperto, perda de fôlego ou respiração curta. o examinador deve perguntar ao paciente quando a dispnéia surge.Deve ser descrita toda a evolução da dispnéia, inclusive fatores e duração dos episódios e medidas de alívio tentadas até o momento.

Expectoração: o escarro é a substância expelida pela tosse. Geralmente, a doença do sistema respiratório resulta na produção de escarro. analisar o escarro quanto a sua coloração, odor a qualidade (aquoso,espumoso,espesso) e a quantidade.

Hemoptise: é a eliminação de sangue pela boca, passando através da glote. Podem ser devidas a hemorragias brônquicas ou alveolares.Deve se tentar identificar a origem do sangue (pulmões,sangramento nasal,estômago), Em geral, o sangue proveniente dos pulmões é vermelho vivo, se estiver por tempo prolongado pode se tornar vermelho escuro ou acastanhado.

Dor torácica: Geralmente , a dor de origem pulmonar é manifestada por queimação, constante persistente (retroesternal), ou de forma aguda e intensa, a dor também pode originar-se nas partes ósseas e cartilagens do tórax.O paciente quase sempre a compara com uma punhalada. São dados importantes a serem pesquisados como o tipo de dor, a duração e a sua localização.Deve se analisar a existência de outros sintomas ou situações relacionadas a dor torácica.

fonte: alba lucia

Exame físico

Para realizar o exame físico do tórax é necessário o tórax estar desnudo, posicionando o paciente adequadamente para que se permita a observação de todo o segmento, isto é, com o paciente sentado.Caso o paciente não possa sentar-se sem ajuda , ele deve ser segurado para se manter nessa posição. Se isto não for possível, deve ser examinada a face posterior do tórax, coloca se o paciente em decúbito lateral, examina o hemotórax que esta acima, após troca de decúbito, examina o outro lado.

o exame físico é um estudo comparativo onde cada região deve ser comparada com a região correspondente do hemitórax oposto, neste estudo comparativo constitui manobra muito útil para a detecção de pequenos desvios de anormalidades, e incluem as quatro técnicas clássicas no exame físico do tórax : inspeção (estática e dinâmica), palpação, percussão e ausculta.

Ao se realizar o exame, é necessário saber os locais anatômicos das regiões posterior, lateral e anterior do tórax.

Linhas e Regiões do tórax

Através de linhas imaginarias a superfície do tórax é dividida em regiões, permitindo que as regiões do tórax onde elas são observadas descrevam alterações torácicas com maior precisão anatômica.

linhas

as linhas divisórias da face do tórax são:

linha vertical: linha esternal, que passa pela borda do esterno, de um lado a outro.

linhas horizontais: a primeira é aquela traçada, para a direita e para a esquerda, a partir da terceira articulação condroesternal.Para se identificar essa articulação, é necessário localizar no esterno, a junção manúbrio-esternal, que fica ao nível da segunda articulação condroesternal. Esta articulação serve, portanto como reparo para a contagem dos arcos costais e dos espaços intercostais da face anterior do tórax. a segunda linha traçada , para a direita e para a esquerda, a partir da sexta articulação condroesternal e se continua até a região axilar.

as linhas divisórias da face lateral do tórax são :

linhas verticais: axilar anterior: traçada para baixo, a partir da prega axila anterior; axilar posterior: traçada a partir da prega axilar posterior; axilar media: inicia-se no côncavo axilar, situando -se entre as linhas axilares anterior e posterior.

linha horizontal: é a prorrogação da linha traçada a partir da sexta articulação condroesternal.

Quanto a face posterior do tórax , as linhas divisórias são:

Linhas verticais : linha vertebral, traçada sobre os processos espinhosos das vertebras ; linha escapular : traçada ao longo da borda interna da escápula.

Linhas horizontais : a primeira passa pela borda superior da escápula e a segunda , pela borda inferior da mesma.

Regiões do tórax

As regiões da face anterior do tórax são: região esternal, supra-esternal, supra-clavicular, infra-clavicular, mamaria e infra-mamaria.

As regiões da face lateral do tórax são: região axilar, infra-axilar,

As regiões da face posterior do tórax são: região supra-escaplar, escapular, infra-escapular e interescápulo-vertebral.

Inspeção do tórax

inspeção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com