TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de anatomia do aparelho neuromotor

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 4

VANESSA RIBAS DE ARAÚJO

(RA 1174092)

Bacharelado em Educação Física Ead

PORTIFÓLIO ANATOMIA DO APARELHO NEUROMOTOR

CURITIBA 

2015 

PORTIFÓLIO ANATOMIA DO APARELHO NEUROMOTOR

VANESSA RIBAS DE ARAÚJO

Trabalho apresentado a Disciplina de Anatomia do aparelho neuromotor, graduando Vanessa Ribas de Araújo, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

CURITIBA

2015

A posição anatômica é considerada o posicionamento padronizado do objeto de estudo. Á partir deste posicionamento que são tomadas as diretrizes para descrição dos termos das partes e regiões do corpo. Na posição anatômica o objeto de estudo encontra-se na postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos a lateral do corpo, palmas da mão para frente (supinadas), cabeça para frente com olhos olhar para o horizonte e pés também para frente.

Esse posicionamento possibilitou a padronização do estudo do corpo, assim facilitando seu conhecimento. Deste modo os anatomistas e pesquisadores norteiam seus estudos á partir deste posicionamento. Partindo da posição anatômica considera-se a massa do corpo divida em três dimensões conhecidas como planos cardinais imaginários. Estes planos têm por função nortear o direcionamento para dissecação do corpo humano e também estudos sobre os movimentos dos segmentos, são divididos em:

  • Sagital: são planos verticais que passam através do corpo com orientação paralela a sutura sagital do crânio e dividem o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda;

  • Frontal: são planos verticais com trajeto paralelo a sutura coronal do crânio dividindo-o em duas metades diferentes, anterior e posterior (frente e trás);
  • Transversal: dividem o corpo horizontalmente em duas partes diferentes, superior e inferior (parte de cima e parte de baixo).

Para direcionar os estudos sobre os movimentos do corpo humano é necessário ter conhecimento sobre os planos e também os eixos. Os eixos são linhas imaginárias que atravessam perpendicularmente os planos acima citados para possibilitar movimento. São aplicados onde haja articulações. São eles:

  • Látero-lateral: também conhecido como transversal ou horizontal, este eixo possibilita movimentos de flexão e extensão. Estende-se da esquerda para a direita (ou da direita para esquerda) perpendicular ao plano sagital;

  • Ântero-posterior: também conhecido como sagital, possibilita os movimentos de abdução e adução. Estende-se no sentindo anterior-posterior (frente - trás) ou o inverso, perpendicular ao plano frontal;
  • Eixo longitudinal: permite o movimento de rotação lateral e medial, estende-se de cima para baixo, ou o inverso, perpendicular ao plano transversal.

Com relação aos músculos, dentre outras formas, podem ser classificados pela sua função. Como por exemplo:

  • Agonistas: que são responsáveis pela ativação primária de determinado movimento e contraem-se ativamente para que determinado movimento ocorra. Por exemplo: levantar um prato da mesa, o músculo agonista é o bíceps braquial.

  • Antagonistas: esses músculos atuam em oposição aos agonistas, relaxando progressivamente e produzindo movimento suave. Por exemplo: ao levantar um prato da mesa, o músculo antagonista ao bíceps, que é o agonista deste movimento, é o tríceps braquial.

O Sistema Nervoso, de acordo com sua localização, é divido em dois que correspondem a: Sitema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP).

O SNC possui a função de receber e processar estímulos além de também provocar respostas. Ele é constituído pelo encéfalo e medula espinhal, e estas estruturas são reforçadas por membranas conjuntivas denominadas meninges. Essas lâminas conjuntivas são denominadas considerando de externo para internamente, como dura-máter, aracnóide e pia-máter. Entre as lâminas aracnóide e pia-máter existe a presença do líquido denominado liquor, este é responsável por nutrir o SNC e minimizar traumas mecânicos que podem ser causados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (176.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com