TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANATOMIA DO APARELHO NEUROMOTOR

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]                  Centro Universitário Claretiano        [pic 2]

ANATOMIA DO APARELHO NEUROMOTOR: Posição anatômica, membros superiores, ossos, junturas e músculo.

Professor: Alexandre Marcuci Mioto

Aluna: Eliane Maria da Silva de Lucena

Caruaru/PE, 13/09/2015

ATIVIDADE CICLO 02

(4ª semana)

1. O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de Anatomia do Aparelho Neuromotor?

        É uma posição de referência, trata-se de uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano para fins de estudo do mesmo. Ela consiste em posição ereta ou também denominada ortostática, que implica em um olhar para o horizonte (cabeça para frente), pés também para frente e braços estendidos com a palma da mão voltada para a frente.

No tocante a sua importância, ela permite o melhor estudo e a referência da posição de cada uma das estruturas presentes. Juntamente com os planos anatômicos e de secções pode-se ter a referência da localização de certo órgão, tecido, membro ou outra estrutura, servindo quase como uma referência cartográfica para as estruturas do corpo e, consequentemente, na elaboração dos conceitos topográficos dos aparelhos locomotores e do sistema nervoso que formam o corpo humano permitindo a descrição da função dessas estruturas.

2. Quais são os movimentos (ou movimentação) que ocorrem nos eixos anatômicos do corpo humano?

  1. No eixo laterolateral ocorrem os seguintes movimentos: flexão e extensão;
  2. No eixo longitudinal ou craniocaudal ocorrem os seguintes movimentos: rotação externa e interna;
  3. No eixo anteroposterior ocorrem os movimentos de adução e abdução.

3. Dê a classificação anatômica e funcional do ombro, cotovelo e punho.

  • OMBRO: formado por 03 articulações (Esternoclavicular, Acromioclavicular e Glenoumeral.         Funcionalmente é classificada como Triaxial, permitindo os movimentos de flexão e extensão, abdução e adução, rotação e circundação.
  • COTOVELO: possui 03 articulações (úmero-ulnar, úmero-radial e rádio-ulnar proximal). Funcionalmente é monoaxial, pois só permitem a flexão e extensão.
  • PUNHO: é formado por pelas articulações rádio-ulnar proximal, distal e rádio-cárpica. Funcionalmente é biaxial, já que permitem os movimentos de flexão/extensão e adução/abdução.

4. Cite os músculos que formam o manguito rotador e a ação desses músculos.

        É formado por 04 músculos: supraespinhos (ação: adução do ombro), infraespinhal (ação: rodar lateralmente o ombro), redondo menor (ação: rotação lateral do ombro) e subescapular (ação: rotação medial do ombro).

5. O que é um músculo biarticular e monoarticular? Cite exemplos.

        O músculo biarticular atravessa mais de uma articulação. Exemplo: músculo tríceps.

        O músculo monoarticular atravessa apenas uma articulação. Exemplo: músculo braquial.

6. O que é um músculo agonista e antagonista? Cite exemplos.

        Agonista é o músculo principal que realiza determinada ação. São os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Exemplo: músculo braquial.

        Antagonista é o músculo que fica do lado oposto ao Agonista e se opõe a ele. Músculos que se opõem à ação dos agonistas, quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente, produzindo um movimento suave Exemplo: o tríceps.

        

        

TEXTO

Por meio do estudo realizado foi possível observar que a posição anatômica descreve posições dos componentes do corpo humano, uma forma de mapear o corpo humano através de uma convenção mundial que permite estudá-lo da mesma forma em diversos países do mundo. Por isso a importância da padronização da referida posição para facilitar estudos realizados. Ao a associarmos com os planos anatômicos e de secções podemos ter a referência exata de órgão, tecido, membro ou outra estrutura do corpo humano, espécie de mapeamento.

Compreende-se ainda que os termos de relação os quais descrevem a localização das partes do corpo humano na posição Anatômica, em relação aos planos de secção, referem-se às partes do corpo em diversas maneiras, sempre tomando como base aquela posição de estudo.

Ainda, foi notória a percepção que plano, eixo e movimentos se coadunam, pois é impossível analisa-las separadamente, de forma isolada. Exemplo disso é que enquanto o plano separa o corpo humano, o eixo, além de uni-lo, permite delimitar os movimentos possíveis. Foi possível, ainda, observar que existem várias movimentações nos eixos anatômicos, cada uma delas espelham movimentos que podem ser usados para várias articulações em todo o corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com