TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anemia Auto Imune

Pesquisas Acadêmicas: Anemia Auto Imune. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 6

SUMARIO

1.0 ANEMIA HEMOLÍTICA AUTO-IMUNE 2

1.1 AHAI a Frio 3

1.2 AHAI a Quente 3

2.0 ROTINA LABORATORIAL 3

3.0 DIAGNÓSTICO 4

4.0 RESENHA 6

5.0 REFERENCIAS 7

1.0 ANEMIA HEMOLÍTICA AUTO-IMUNE

A anemia hemolítica auto-imune (AHAI) é um grupo de doenças caracterizadas por hemólise devido a auto-anticorpos dirigidos contra antígenos a superfície de eritrócitos. Os auto-anticorpos podem ser reativos a temperatura corporal (37 º C) sendo estes chamados de anticorpos quentes, ou a temperatura mais baixa , que são conhecidos também como por anticorpos frio (MONTSERRAT, 2013).

Sendo classificada de acordo com a temperatura do seu anticorpo, e a presença ou ausência da doença associada, sendo esta representada por anticorpos frios onde representam cerca de 13% a 15 % de todos as anemia hemolíticas. As patogenias se diferem substancialmente por características de auto-anticorpos, por isso é essencial que cada tipo, tenha um diagnóstico preciso do seu subtipo (MONTSERRAT, 2013).

As AHAI são subdivididas em dois grupos: primária e secundária. Na AHAI primária, a anemia hemolítica é o único achado clínico e não se identifica doença sistêmica de base para explicar a presença de auto-anticorpos. A AHAI secundária ocorre no contexto de uma doença sistêmica, sendo a anemia hemolítica somente uma manifestação dessa doença. Pode ocorrer em pacientes com doença auto-imune, como o lúpus eritematoso sistêmico (LES) ou outras doenças inflamatórias de caráter auto-imune, como a colite ulcerativa. É observada também em pacientes com neoplasias, como o linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin, leucemia linfocítica crônica, síndromes mielodisplásicas, imunodeficiência, infecção por Mycoplasma, vírus Epstein-Barr, citomegalovírus ou uso de drogas (OLIVEIRA, 2006).

Sabendo que a anemia hemolítica auto-imune, acarreta a destruição precoce das hemácias devido à fixação de imunoglobulinas e/ou complemento na superfície da membrana eritrocitária. O teste de Coombs direto (TCD), método habitualmente utilizado no diagnóstico da AHAI, onde tem sido empregado para demonstrar a sensibilização de hemácias in vivo auxiliando no diagnóstico da anemia auto-imune, de doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), e a investigação de reações transfusionais. O soro de Coombs poliespecífico contém, obrigatoriamente, anticorpos com atividade anti-IgG e anti-C3d, podendo conter, também, atividade anti-C4, anti-IgM e anti-IgA (BRAGA; BORDIN; KURODA, 1998).

Todos os eritrócitos possuem certa quantidade de IgG ligada à sua superfície. Habitualmente, indivíduos normais possuem menos de 50 moléculas de IgG por glóbulo vermelho, enquanto, geralmente, as hemácias de pacientes com AHAI estão recobertas com grande quantidade de IgG. Além disso, durante o processo de envelhecimento das hemácias, ocorre um aumento do número de moléculas de IgG/GV, o que favorece o reconhecimento e fagocitose celular pelos macrófagos (BRAGA; BORDIN; KURODA, 1998).

1.1 AHAI a Frio

Causada por anticorpos IgM, que se ligam avidamente a eritrócitos em baixas temperaturas, por isso são chamados de crioaglutininas, ocorrem geralmente de forma aguda, durante recuperação de doenças infecciosas, como pneumonia por micoplasma e mononucleose (GIRELLO; KUHN, 2002).

1.2 AHAI a Quente

É a forma mais comum das AHAI, são geralmente da classe IgG e às vezes da classe IgA, sendo que na maioria das vezes o mecanismo de destruição dos GV não é intravascular, portanto os GV recobertos por anticorpos se ligam aos receptores Fc dos fagócitos esplênicos e sofrem transformações em esferócitos, fagocitose especialmente pelo baço, com conseqüente esplenomegalia (GIRELLO; KUHN, 2002).

2.0 ROTINA LABORATORIAL

Entre os aspectos laboratoriais os procedimentos geralmente empregados para se obter os diagnósticos são TAD (teste de antiglobulina direto) ou também conhecido como Coobs Direto, positivo por complemento, fazendo esfregaço especifico para contagem de reticulocitos, deve-se usar soro AGH monoespecifico IgG, utilizando técnicas de pré aquecimento, auto-absorção a frio, evitando potencializadores de reação (GIRELLO; KUHN, 2002).

Onde consiste em uma só fase, em demonstrar a presença de glóbulos revestidos ou sensibilizados, in vivo, pelas globulinas humanas, sob a forma de anti-Rh bloqueadores, sabendo que os glóbulos vermelhos já foram sensibilizados, de modo que com a adição do soro antiglobulina humana, serão aglutinados (LIMA, et al, 2001).

Segundo Girello, Kuhn (2002), o teste é realizado adicionando reagente antiglobulina humana à suspensões de hemácias testes lavadas. É indicado na detecção de anticorpos não aglutinantes (classe IgG) ligados as hemácias. Pode ser realizado por método em tubo ou reação de coluna, com soros antiglobulina humanas: monoespecifico (IgG) ou poliespecifico.

O para realização do exame de aglutinina direto (TAD), as amostras devem ser coletadas com anticoagulante, para que com isso seja evitadas as ligações dos componentes do complemento às hemácias de coagulo, entre os anticoagulantes temos o EDTA, ACD ou CPD, onde para melhor resultado de diagnostico deve ser feito em duplicata (GIRELLO; KÜHN, 2002).

O diagnóstico de AHAI normalmente é feito com base nos seguintes resultados laboratoriais: anemia normocítica ou macrocítica, reticulocitose, baixos níveis de haptoglobina, nível de lactato desidrogenase elevado (LDH), aumento do nível de bilirrubina indireta e teste direto de antiglobulina positivo com um largo espectro de anticorpos contra a imunoglobulina e complemento (LECHNER; JÄGER, 2010).

3.0 DIAGNÓSTICO

Um diagnóstico preciso de anemia hemolítica auto-imune é obrigatório, pois as condições requerem estratégias diferentes de terapia e acompanhamento. As conscientizações da demografia, apresentação clínica e exames laboratoriais são necessárias no diagnóstico de AHAIs (ALWAR, 2010).

Na imuno-hematologia, quando o teste de antiglobulina direto (TAD) apresentar-se positivo com AGH polispecifico , repetindo o teste utilizando soro monoespecifico IgG e C. Na pesquisa de anticorpos no soro e/ou plasma, deve-se identificar os anticorpos contra antígenos eritrocitária, sendo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com