TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Auto-Imunes: Lúpus E Diabetes Insulinodependente

Dissertações: Doenças Auto-Imunes: Lúpus E Diabetes Insulinodependente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  3.261 Palavras (14 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

O tema deste trabalho é doenças auto-imunes, mais especificamente, a diabetes melitus insulinodependente (tipo I) e o lúpus eritematoso sistémico e discóide.

As doenças auto-imunes são uma situação médica em que o organismo torna-se hipersensível a antigénios específicos das suas próprias células ou tecidos, atacando-os. A diabetes melitus insulinodependente (tipo I) é uma doença crónica do pâncreas na qual níveis excessivamente baixos de insulina são libertados no organismo. O lúpus eritematoso sistémico é uma doença em que os anticorpos reagem contra as suas células normais, podendo afectar várias partes do corpo enquanto o lúpus eritematoso discóide apenas afecta a pele.

O objectivo resume-se ao estudo destas doenças de forma a conhecer melhor a origem e a cura. Destinando-se à disciplina de Biologia, este trabalho tem como tema um dos conteúdos programáticos que se deverão estudar.

O motivo que conduziu à sua realização foi estudar doenças que surgem da auto-imunidade cujo estudo será efectuado na disciplina indicada. Assim, a professora de Biologia distribuiu várias doenças auto-imunes e da imunodeficiência por todos os alunos da turma aleatoriamente, cabendo a mim a realização do trabalho sobre o tema que me foi sorteado.

Toda a informação pesquisada visa responder a várias perguntas que deverão ser respondidas para todos os conhecimentos sejam adquiridos de forma correcta. Assim perguntas como “o que é?”, “quem está em risco?”, “como se diagnostica?”, “como se trata”, “quais os sintomas?”, “que problemas podem vir dos tratamentos?”, “como prevenir?”, etc., constituem objectivos que podem ser alcançados com este trabalho.

Doenças auto-imunes

As doenças auto-imunes resultam de um erro de reconhecimento por parte das defesas imunitárias do organismo fazendo com que estas se dirijam contra as células do próprio organismo, atacando-as e destruindo-as como se fossem estranhas (Fig.1). O sistema imunitário reage de forma a destruir as células e causando inflamações. Pode afectar vários tecidos ou só um órgão.

Fig.1) Situação de doença auto-imune.

As causas destas doenças ainda não são conhecidas completamente, mas podem ser a exposição a agentes químicos tóxicos e a infecção por agentes patogénicos. Em alguns casos a semelhança molecular entre os antigénios do organismo e os estranhos pode causar a doença. Também existe a possibilidade destas doenças estarem associadas à genética.

Existem várias doenças auto-imunes, das quais:

. Miastenia gravis

. Tireoidite de Hashimoto

. Artrite reumatóide

. Síndrome de Sjögren

. Vitiligo

. Psoríase

. Doenças auto-imunes do sistema nervoso

. Diabetes mellitus tipo 1

. Lúpus eritematoso sistémico

. Lúpus eritematoso discóide

. Esclerose múltipla

. Doença de Addison

. Anemia hemolítica

. Síndrome antifosfolipídica auto-imune

. Dermatite Herpetiforme

. Febre familiar do Mediterrâneo

. Glomerulonefrite por IGA

. Glomerulonefrite Membranosa

. Síndrome de Goodpasture

. Granulomatose de Wegener

. Doença de Graves

. Doença celíaca

. Hepatite auto-imune

. Síndrome miastênica de Lambert-Eaton

. Oftalmia simpática

. Penfigóide bolhoso poliendocrinopatias

. Púrpura auto-imune

. Púrpura trombocitopênica idiopática

. Doença de Reiter tireoidite auto-imune

. Doença de Crohn

. Síndrome antifosfolipídica

. Espondilite anquilosante

. Retocolite ulcerativa

. Síndrome de Churg-Strauss

. Síndrome de Behçet

. Sarcoidose

Diabetes melitus insulinodependente (tipo I)

Na diabetes tipo I, ou insulinodependente, as células do pâncreas que normalmente produzem insulina são destruídas (Fig.2), quando pouca ou nenhuma insulina vem do pâncreas, o corpo não consegue absorver a glicose do sangue. As células começam a “passar fome” e o nível de glicose no sangue fica constantemente alto.

Fig.2) Destruição de célula beta por parte de anticorpos.

Quando não é tratada adequadamente pode causar vários problemas de saúde. Ainda que não haja uma cura definitiva para esta doença, há vários tratamentos que se seguidos correctamente podem prolongar a vida do doente vivendo-a com maior qualidade.

Actualmente, a OMS estima que cerca de 240 milhões de pessoas em todo o mundo sejam diabéticas, sendo que destas só 5% a 10% é que são afectadas pela diabetes tipo I. Afecta principalmente pessoas jovens.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas característicos da diabetes são:

. Poliúria (urinar com frequência): quando a concentração de glicose no sangue está alta, a reabsorção no túbulo proximal do rim é incompleta, e parte da glicose é libertada na urina aumentando assim a pressão osmótica da urina que inibe a reabsorção de água pelo rim, resultando no aumento de urina e na perda de líquido.

. Polidipsia (aumento da sede): como há perda de líquido devido à poliúria, o volume do sangue será reposto osmoticamente da água armazenada nas células do corpo, causando desidratação e aumento da sede.

. Polifagia (aumento da fome)

. Perda de peso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com