TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arritmias

Tese: Arritmias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Tese  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

ARRITMIAS

As arritmias são distúrbios causados na formação ou condução dos impulsos elétricos do coração, causando alteração da frequência cardíaca e do ritmo, gerando uma modificação no bombeamento e queda da pressão arterial.

O coração e formado por quatro câmarascardíaca (Átrio Direito, Átrio Esquerdo, Ventrículo Direito e Ventrículo Esquerdo) Além do sinusal, nodo atrioventricular, feixe de His, Feixe direito, feixe esquerdo e fibras de Purkinje, sendo essas responsáveis pelos impulsos elétricos do mesmo.

Fonte: Brunner e Suddarth, Pag 696, Cap: 27

Os sitios de origem das arritmias podem ser pelo Nodo sinusal, Átrios, Junção ou nodo atrioventricular ou ventrículos, já nos casos de mecanismos de condução.

Condução Elétrica: o impulso elétrico se inicia pelo nodo sinusal que se localiza próximo da veia cava inferior no átrio direito, com o impulso elétrico que gera uma frequência de 60 a 100 vezes por minuto em uma pessoa adulta. Essa carga elétrica vai rapidamente do nodo sinusal para o nodo atrioventricular através dos átrios e na estimulação elétrica os mesmo se contraem enchendo os ventrículos de sangue. Em seguida o impulso elétrico sai do nodo atrioventricular e passa pelo feixe de His que se divide em feixe direito e esquerdo, que se ligam as fibras de Purkinje, localizadas na musculatura dos ventrículos que no estimulo elétrico se contraem liberando o sangue para o corpo pela artéria aorta.

TIPOS DE ARRITMIAS

As arritmias podem ser sinusais, atriais, juncionais e ventriculares e suas subcategorias.

Arritmia do nodo sinusal

Bradicardia Sinusal: ocorre através do estimulo lento do nodo sinusal, formando uma frequência mais baixa que a normal, sendo as cousa as necessidades metabólicas menores como o sono, treinamento atlético e hipotireoidismo; a estimulação no vagal como dor intensa, emoções extremas; medicamentos como os bloqueadores dos canais de cálcio, amiodarona e betabloqueadores.

Taquicardia Sinusal: a taquicardia sinusal acontece quando o nodo sinusal geral um impulso elétrico maior que o normal, sendo as causas pelo estresse fisiológico, como a perda de sangue aguda, anemia, choque hipovolêmico, insuficiência cardíaca, dor e febre; medicamentos: catecolaminas, aminofilina, atropina; estimulantes como a cafeína, álcool e drogas.

Arritmia Sinusal: a arritmia sinusal ocorre quando o nodo sinusal cria um impulso em um ritmo irregular, com frequência aumentada na inspiração e diminuída na expiração na maiorias dos casos. As causas não respiratórias incluem os cardiopatas e a doença valvular em casos raros.

Arritmias Atriais

Complexo Atrial Prematuro: ocorre um impulso elétrico no átrio antes do sinal normal liberado pelo nodo sinusal e pode ser causado por cafeína, álcool, nicotina, hipervolemia, ansiedade, hipocalemia, gravidez ou isquemia.

Flutter Atrial: tem início no átrio e cria impulsos em uma frequência atrial entre 250 e 400 vezes por minuto, superando o nodo atrioventricular e neutralizando os impulsos atriais que deveriam ser conduzidos para os ventrículos. O flutter atrial pode dor torácica, falta de ar e pressão arterial baixa.

Fibrilação Atrial: e causada pela contração rápida, desorganizada e descoordenada da musculatura atrial. Está ligada nos casos de acidente vascular encefálico, insuficiente cardíaca, demência e morte prematura. A idade avançada, cardiopatas, diabéticos, hipertireoidismo, doenças pulmonares, ingestão de álcool e pessoas que estão no pós-operatório da cirurgia cardíaca aberta também correm o risco de sofrer com a fibrilação atrial.

Arritmias Juncionais

Complexo Juncional Prematuro:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com