TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE FARMACIA ARRITMIA CARDIACA

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.205 Palavras (13 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO NORTEGOIANO

FACULDADE DO NORTE GOIANO (FNG)

CURSO DE FARMACIA

ARRITMIA CARDIACA

Ana Paula Dias da Silva

E outros

Porangatu/GO

Set./2015

ANA PAULA DIAS DA SILVA

DEBORAH FERREIRA AMARAL

FERNANDO SOUZA LACERDA

GABRIEL ARAUJO SILVA

JOÃO WESLEY NOBREGA ROMEIRO

JHESLEY RODRIGUES MARTINS DE OLIVEIRA

MARIANA ALVES SIEBRA

ARRITMIA CARDIACA

Trabalho de pesquisa apresentado a disciplina de Anatomia II, ministrada pelo professor Paulo Henrique Ângelo Cavalcante, como requisito parcial da N1.

Porangatu/GO

Set./2015

SUMARIO

INTRODUÇÃO 04

1 CONCEITO 06

2 ANATOMIA DO CORAÇÃO 07

3 ETIOLOGIA 09

4 MANIFESTAÇÕES CLINICAS 10

5 DIAGNOSTICO 11

6 TRATAMENTO 12

7 PREVENÇÃO 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 16

INTRODUÇÃO

O presente trabalho de pesquisa discorrerá sobre a arritmia cardíaca sendo uma modificação do impulso elétrico do coração, ocasionado assim alterações no ritmo cardíaco dos ser humano, podendo provocar a taquicardia ou taquiarritmia, onde os batimentos do coração se elevam, bombeando acima de 100 bpm, pode-se também originar um ritmo lento que é característico a bradicardia ou bradiarritmia, estando por volta de 60 bpm, apresenta-se ainda como uma frequência cardíaca irregular.

Além da conceitualização do termo arritmia cardíaca será esboçado neste contexto sobre os aspectos relevantes da anatomia do coração, sendo este um órgão de extrema importância para a manutenção da vida do ser humano, localizado abaixo do esterno, pouco maior que um punho cerrado, auto regulador, suas partes trabalham em conjunto afim de levar o sangue para todo corpo humano. Considera-se como possíveis causas da arritmia cardíaca a hipertensão, insuficiência cardíaca, estresse, tabaco, álcool, drogas (como cocaína e anfetaminas) e alguns tipos de medicamentos, exercício físico exagerado, cafeína, hipotireoidismo, hipertireoidismo, bloqueio das artérias coronarianas, poluição do ar.

A arritmia cardíaca pode ser assintomática em alguns casos, devem ser observados sintomas como a palpitação, síncope, dor no peito, bradiacardia, falta de ar, fraqueza, sudorese, palidez, confusão mental e prostração, que são fundamentais para a efetivação de um diagnóstico preciso e correto, que são feitos a partir da avaliação destas manifestações físicas apresentadas, a realização de um exame físico do paciente de maneira coordenada e adequada, realização de exames como o eletrocardiograma que já é possível identificar a arritmia e em casos mais complexos torna-se necessário a pratica de exames como o holter de 24 horas, onde será avaliado o coração dentro das 24 horas, procedimento não invasivo e bastante eficiente, também poderá ser feito o teste de inclinação ortostática.

Contudo após os dados colhidos a partir de exames realizados e sendo diagnóstico a arritmia cardíaca, o médico especialista deve-se escolher a melhor forma de tratamento adequado ao paciente. Onde podem ser instituídas somente medicações de uso continuo, tais como amiodarona, verapmil, sotalol, propafenona, propranolol, esmolol, diltiazem, digoxina, anticoagulantes ou antiplaquetários. Tem-se ainda como outras formas de tratamento eficazes e que podem promover uma melhor qualidade de vida ao paciente que são a implantação de um marcapasso, cardioverssão elétrica e ablação por cateter. A prevenção é um dos melhores medicamentos para a doença do coração, o ser humano assim poderá ter uma boa manutenção de vida, reduzindo os riscos diários de vir a ter arritmia cardíaca.

1 CONCEITO

Considera-se que o termo arritmia cardíaca equivale a uma alteração da atividade elétrica do coração, que provoca transformações no ritmo cardíaco, distinguindo-se em um ritmo cardíaco acelerado demais, conhecido cientificamente como taquicardia ou taquiarritmia, acima de 100 bpm, quando se ocorre um ritmo lento do bombeamento do coração é característico a bradicardia ou bradiarritmia, abaixo 60 bpm, apresentando também uma frequência cardíaca irregular.

De acordo com Carneiro (2012) que realizou a tabela onde está descrito sobre as principais arritmias ( bradiarritmias e taquiarritmias).

BRADIARRITMIAS TAQUIARRITMIAS

Bradicardia Sinusal

Parada Sinusal

Bloqueio Sino-Atrial

Ritmo Juncional Bradicárdico

Bloqueio Átrio-Ventricular de 2º grau

Bloqueio Átrio-Ventricular de 3º grau ou

completo

Dissociação Átrio-Ventricular Isorrítmica

Flutter e Fibrilação Atrial com Baixa Freqüência

Ventricular

Assistolia

Dissociação Eletro-Mecânica Taquicardia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com