TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigos médicos hospitalares

Seminário: Artigos médicos hospitalares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Seminário  •  5.195 Palavras (21 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

Artigos Médicos Hospitalares: Críticos, Semi Críticos e Não Críticos.

Classificação de acordo com o grau de risco para o organismo e indicados os métodos com capacidade continua de descontaminação para que sua utilização seja feita com segurança.

Classificação dos artigos: segundo o risco e potencial de contaminação.

1- Artigos Críticos -> Esterilização

2- Artigos Semi Críticos -> Desinfecção

3- Artigos Não críticos -> Limpeza

Definições da classificação dos artigos

1- Artigos destinados a penetração através da pele e mucosas, tecido sub-epitelial e sistema vascular, ou que estejam diretamente ligados com este sistema, são chamados de ARTIGOS CRÍTICOS. Requerem esterilização para satisfazer os objetos a que se propõem.

2- Artigos destinados ao contato com a pele não íntegra ou mucosas íntegras são chamados de ARTIGOS SEMI CRÍTICOS. Requerem desinfecção e esterilização.

3- Artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente são chamados de ARTIGOS NÃO CRÍTICOS, a limpeza simples pode ser suficiente.

Obs: Artigos não críticos com sujidade abundante podem precisar de desinfecção.

Os passos do processamento de artigos variam de acordo com o tipo de uso do artigo:

* Limpeza ou descontaminação

* Enxágüe após limpeza ou descontaminação

* Secagem e estocagem ou uso imediato ou

* Desinfecção e/ou esterilização conforme objetivo de uso do artigo

* Enxágüe após o uso de soluções químicas para desinfecção ou esterilização

* Secagem embalagem ou uso imediato

* Secagem e estocagem

EPI (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL)

O manuseio de Artigos requer procedimentos que seja acompanhado de indicação do EPI especifico, de acordo com o grau de risco a qual o pessoal hospitalar se expõe.

O uso de EPIs é usado para a prevenção da transmissão de infecções de acordo com o contato de materiais biológicos e se torna indispensável para a segurança ocupacional.

Existem também riscos químicos e térmicos, já que diferentes procedimentos de contaminação têm diferentes princípios de atividade.

Toda matéria orgânica de qualquer paciente, independente do portador de infecção é considerado material infectante.

Todo material após o contato com o organismo humano deve ser descartado pois é considerado contaminado, independente do processo a qual foi submetido, desconsiderando o grau de sujidade.

Limpeza ou descontaminação

Processo de destruição total ou parcial da carga microbiana de artigos e superfícies, tornando aptos para o manuseio seguro.

Limpeza

Processo mais simples é o de limpeza mecânica, tem como objetivo eliminar a sujidade e/ou material orgânico de determinado material ou ambiente.

O processo de limpeza é básico e fundamental.

A limpeza pode ser: seca ou úmida que é realizada com o auxilio de um composto tensoativo. Materiais com ranhuras e orifícios devem ser higienizados com o auxilio de um detergente enzimático.

processamento de artigos hospitalares

Enviado por luanaccarvalho, marco 2014 | 23 Páginas (5569 Palavras)

|

• 4.5

• 1

• 2

• 3

• 4

• 5

(1)

|

Denunciar

|

VOCÊ

GOSTOU DISTO?

DIGA AOS SEUS AMIGOS...

Envie

Introdução

O Centro de Material e Esterilização destina-se a receber e lidar com materiais considerados sujos e contaminados, e ao final do processo restituí-los esterilizados.

Os artigos de múltiplos uso em estabelecimentos de saúde podem se tornar veículos de agentes infecciosos, se não sofrerem processos de descontaminação após cada uso.

Os locais onde estes artigos são processados e as pessoas que os manuseiam também podem tornar-se fontes de infecção para hospedeiros suscetíveis.

No mecanismo de transmissão de infecção nos hospitais, as mãos contaminadas do pessoal hospitalar atuam como importante meio de disseminação.

Um dos processos que podem interromper esta cadeia é a esterilização de artigos, e outro, a desinfecção de artigos e ambientes, dentro das devidas proporções de necessidade.

A qualidade do processamento de artigos hospitalares representa um dos pilares do controle e prevenção de infecção hospitalar e relaciona-se tanto à garantia de sua submissão a processos de redução ou destruição microbiana, quanto a sua funcionalidade e integridade, a fim de evitar danos ao organismo na sua utilização.

1-Processamento de Artigos Hospitalares

Os artigos destinados à penetração através da pele e mucosas adjacentes, nos tecidos subepiteliais e no sistema vascular, bem como todos os que estejam diretamente conectados com este sistema, são chamados de ARTIGOS CRÍTICOS. Estes requerem esterilização para satisfazer os objetivos a que se propõem.

Os artigos destinados ao contato com a pele não-íntegra ou com mucosas íntegras

são chamados de ARTIGOS SEMI-CRITICOS e requerem desinfecção de médio ou de alto nível, ou esterilização, para ter garantida a qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com