TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA SOBRE O ARTIGO ACIDENTES DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL IDENTIFICADOS ATRAVÉS DE PRONTUÁRIOS HOSPITALARES

Por:   •  8/9/2015  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  2.161 Visualizações

Página 1 de 3

SILVEIRA, Cristiane Aparecida, Carmo Cruz Robazzi, Maria Lucia, Valle Walter, Elisabeth, Acidentes de Trabalho na Construção Civil Identificados Aravés de Prontuários Hospitalares, São Paulo,2005.

CREDENCIAS DOS AUTORES

Cristiane Aparecida Silveira Enfermeira do Trabalho. Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Univ. de São Paulo. Centro Colaborador para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem da OMS/OPS. Orientadora do projeto. Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi Enfermeira do Trabalho. Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Univ. de São Paulo. Centro Colaborador para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem da OMS/OPS. Orientadora do projeto. Elisabeth Valle Walter Enfermeira. Bolsista de Apoio Técnico do Projeto Maria Helena Palucci Marziale Enfermeira do Trabalho. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Univ. de São Paulo. Centro Colaborador para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem da OMS/OPS. Membro do projeto.

As principais idéias do artigo em análise são os acidentes de trabalho na construção civil identificado através de prontuários hospitalares oferece importante contribuição para entendermos o elevado índice de Acidentes de Trabalho na construção civil. A questão levantada sobre Acidente de Trabalho (AT),está sendo um assunto muito preocupante nas Indústrias da Construção Civil (ICC), pois segundo o artigo demonstra números elevados de acidentes envolvendo trabalhadores, muitos chegando a óbito.

Os texto exige bastante conhecimento técnico e específico prévio para entendê-lo. Com uma linguagem simples e de fácil apreensão atende, perfeitamente, a demanda de leitores leigos e curiosos pelo tema

Vale salientar a importância das empresas qualificar e especializar seus trabalhadores, pois muitos deles por falta de instabilidade em seus empregos e falta de experiência no ramo, acabam se acidentando. As empresas deveriam se preocupar pra que haja treinamentos e especificações adequadas a fim de resolver esse problema.

Os autores demonstram com clareza o princinpal objetivo do artigo , que foram verificar em registros escritos, efetuados por profissionais da área da saúde, que atenderam pacientes acidentados em um serviço público, o número de AT acontecidos e suas possíveis relações com o trabalho executado por aqueles pacientes que eram trabalhadores da construção civil, os quais procuraram atendimento à saúde no período de dois anos. Teve também como objetivos específicos verificar o número de pacientes trabalhadores da ICC que sofreram acidentes de trabalho, suas características e a distribuição acidentária pelas causas que os provocaram e as partes do corpo lesadas em sua decorrência.

Aparentemente os autores tentaram ressaltar as ideias que achou relevantes para a compreensão do assunto abordado, buscando informações bem específicas em relações aos números de acidentados, com muitos detalhes, sendo eles; quantidade de AT, faixa etárias de idades e profissões, e etc. Dados esses que mostraram com muita clareza a causa e o causador desses Acidentes de trabalho.

Em virtude dos fatos mencionados, é imprescindível que todos se conscientizem de que a segurança dos funcionários vem sempre em primeiro lugar. Ainda hoje, muitos abusos são cometidos aos trabalhadores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com