TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica do Artigo "Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares"

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03 

2 ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO..............................................................................04

2.1 OBJETIVO E METODOLOGIA UTILIZADAS PELOS AUTORES...........................04

2.2 ANÁLISE DESCRITIVA.........................................................................................05

2.3 PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL..........................................06

2.4 COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA......................................................07

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................08

 REFERÊNCIAS.........................................................................................................09

 



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico tem como objetivo se aproximar da metodologia utilizada na construção de ferramentas para a produção do conhecimento e organização dos Processos de Trabalho.

Seguindo passo a passo as orientações para o desenvolvimento desta atividade, desenvolvemos uma análise crítica a partir do artigo “Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, um novo modelo de gestão?” onde procuramos exercitar os conhecimentos apreendidos durante as atividades relativas às disciplinas: Processos de Trabalho, Estatística e Indicadores Sociais e Comunicação social na prática do assistente social: relações interpessoais.

A primeira parte do trabalho refere-se à descrição do objetivo e da metodologia utilizada no texto referência, na segunda parte desenvolvemos uma análise estatística com base nos dados fornecidos pelos autores do texto referência, na terceira parte fizemos uma rápida reflexão sobre os processos de trabalho no âmbito das politicas e programas apresentadas no texto e, por fim, realizamos uma reflexão a cerca da Comunicação Popular e Comunitária propondo uma alternativa para seu uso no contexto das políticas e programas sociais que giram em tordo dos HUFs.


  1. Análise crítica do artigo “empresa brasileira de serviços hospitalares: um novo modelo de gestão?”

O artigo, objeto desta análise crítica, foi publicado pela revista Serviço Social & Sociedade e é de autoria de: Francis Sodré, Assistente social, doutora em Saúde Coletiva, docente do Departamento de Serviço Social e Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da UFES. Leandra Maria Borlini Drago, Assistente social, mestre em Política Social pela UFES,  Maria Clara Mendonça Perim,  Promotora de Justiça, mestre em Saúde Coletiva  pela UFES e Denilda Littike, Assistente Social, mestre em Saúde Coletiva pela UFES.      

  1. objetivo e metodologia utilizada pelos autores

  1.  Objetivo:
  1. O objetivo do referido artigo é apresentar o panorama em que se encontram os hospitais universitários federais – inseridos em um contexto histórico marcado pela logica produtivista, reforma do Estado e precarização das condições de trabalho. (SODRÉ et al., 2013, p. 365).
  1. Com relação à metodologia podemos afirmar que:
  1. Quanto à natureza: a pesquisa, que resulta no artigo em questão, é Aplicada pois objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. (GERHARDT e SILVEIRA, 2009 p. 35);
  2. Quanto à abordagem: é Quali-Quantitativa pois quantifica e qualifica fenômenos sociais, traduzindo-os em números, opiniões e informações para classifica-los e analisa-los e, também, trabalha com descrições, comparações, interpretações e atribuição de significados. (CRUZ, 2009 p. 19, grifo nosso).
  3. Quanto ao objetivo: é Explicativa pois busca identificar e explicar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de um fenômeno, no caso do artigo em lide trata-se da introdução da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares na gestão dos Hospitais Universitários. (CRUZ, 2009 p. 19).
  4. Quanto aos procedimentos: é bibliográfica pois buscou explicar a os problemas partindo de referências teóricas já publicadas. (CRUZ, 2009 p. 69).
  1. Análise descritiva

Com base nos conceitos e definições apresentados na disciplina Estatística e Indicadores Sociais e as informações fornecidas pelos gráficos produzido por (SODRÉ et al., 2013, p. 367), passamos a analisar, com relação às figuras 1 e 2, o seguinte:

  1. Figura 1:
  1.  Tipo de gráfico utilizado pelos autores:
  1. Gráfico em setores: é elaborado com base em um círculo e utilizado toda vez que desejamos ressaltar a participação do dado em relação ao total. (KERNKAMP, SAMPAIO, GARCIA, 2013, p. 73).
  1. Principais informações disponíveis no gráfico 1:

Situação com relação ao vínculo trabalhista da Força de Trabalho dos HUFs

Vínculo Trabalhista

Frequência

Frequência Relativa

CLT (Universidade)

5.952

8,90%

CLT (Fundação)

11.911

17,82%

Terceirizados

10.757

16,09%

Recibo de Pagamento a Autônomo (RPA)

2.276

3,40%

Solicitação de Serviço de Pessoa Externa (SSPE)

1.676

2,51%

Regime Jurídico da União (RJU)

34.271

51,27%

Total

66.843

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com