TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artrite reumatoide

Por:   •  8/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.038 Palavras (9 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE FISIOTERAPIA

 

MEMORIAL DESCRITIVO

ARTRITE REUMATOIDE

Gisllany Lima Rego

                Janaina Stefani O. Silva

                Kananda dos Santos de Aquino

                Marcine Hoffmann Silva

TURMA: FIS42

        

MARABÁ

2015/2


Gisllany Lima Rego

Janaina Stefani O. Silva

Kananda dos Santos de Aquino

Marcine Hoffmann Silva

MEMORIAL DESCRITIVO

ARTRITE REUMATOIDE

Memorial Descritivo da Prática Supervisionada Integrada apresentada ao Curso de Fisioterapia, da Faculdade Metropolitana de Marabá, como requisito parcial para obtenção de média avaliativa no componente curricular no 4º período sob orientação da Prof.ª Maria Silvane Do Nascimento Silva.

MARABÁ

2015/4


SUMÁRIO

1. Resumo        ..2

2. Introdução...................................................................................        ..3

3. Desenvolvimento.................................................................................................................        ..4

4. Metodologia...........................................................        ..5                                                                                                                                                                                                           5. Conclusão.............................................................................................................................        ..6

6. Referências Bibliográficas         12


RESUMO

     Este memorial descritivo tem como objetivo relatar sobre a artrite reumatoide que, no entanto, acomete três vezes mais em mulheres adultas do que em homens sendo mais presente em moradores da zona urbana que na rural. Patologia esta que não se obtém a cura, porém se tem o tratamento assim como o controle, pode afetar varias partes do organismo mesmo atingindo principalmente múltiplas articulações ocasionando dores, deformidades, fadigas, mal estar assim como redução na qualidade de vida do individuo.  Com base em estudos foi posto em pauta a influencia de fatores ambientais e genéticos em sua patogênese.

Palavras-Chave: Artrite Reumatoide. Tratamento. Organismo. Patogênese.

     

1 INTRODUÇÃO

     Artrite reumatoide é uma doença autoimune, crônica e sistêmica de etiologia desconhecida, cuja característica principal é uma sinovite inflamatória, persistente, envolvendo todas as articulações sinoviais, preferentemente as periféricas, de forma simétrica e com potencial deformante variável. (HARRIS, 1990).

     Durante anos, a AR (Artrite Reumatoide) foi considerada uma doença de caráter benigno, porém estudos mais recentes mostraram que, devido a seus efeitos deletérios sobre a mobilidade física e a capacidade funcional, assim como a persistência do processo inflamatório (aterosclerose acelerada), pacientes com AR têm sua expectativa de vida significativamente diminuída quando em comparação com a população em geral. Aproximadamente 50% dos indivíduos com AR ficam impossibilitados de trabalhar em 10 anos a partir do início da doença, o que representa significativo impacto econômico e social. Nesse contexto, um entendimento maior da etiopatogênese da (AR), bem como dos avanços no arsenal terapêutico, torna-se necessário. (UHLIG, 2008)

      Acredita-se até certo tempo atrás que a grande maioria desses pacientes teria uma doença branda. Sabe-se, no entanto, hoje em dia, que ate 50% dos indivíduos afetados para de trabalhar dentro de 10 anos do inicio da patologia. (HARRIS, 1990).

2 DESENVOLVIMENTO

     A artrite reumatoide é uma doença comum, ocorrendo em cerca de 1% da população geral, acreditando-se que seja mais frequente na população urbana que na rural. As mulheres são afetadas três vezes mais do que os homens. As variações regionais da incidência são pouco comuns, indicando que as influencias genéticas e ambientais no desenvolvimento da artrite reumatoide, se significantes, são amplamente distribuídas no mundo. (KLIPPEL, 1998).

     Embora possa iniciar-se em qualquer idade, nos adultos ocorre mais frequentemente na faixa dos 30 aos 50 anos, e as estimativas mais recentes têm mostrado um aumento da prevalência da doença até a sétima década. (KLIPPEL, 1998).

     Diz Klippel (1998) que no Brasil, não há estimativas atuais dos custos da artrite reumatoide, incluindo despesas médicas e hospitalares e custos relacionados a perda de dias de trabalho e aposentadorias, mas nos EUA estimou-se um custo de 25 mil dólares por paciente, no de 1987.

     Durante os anos de 1970 a 1979 no Brasil, as doenças reumáticas ocuparam a terceira posição entre as moléstias que levaram à aposentaria por invalidez, sendo superadas apenas pelas doenças cardiovasculares e mentais. Estudos genéticos já documentaram a ocorrência de artrite reumatoide com características familiares. (KLIPPEL, 1998).

     O comprimento articular e periarticular têm inicio com alterações observadas na membrana sinovial. Na fase exsudação, a congestão e o edema são mais acentuados na superfície interna da membrana sinovial, particularmente próximo as bordas da cartilagem articular. Sua contrapartida é a formação de um tecido de granulação. Já na fase de infiltração, a célula predominante é o linfócito T, com predominância de auxiliares/indutores. (BRANDÃO, 1994)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com