TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Sensações Somáticas

Por:   •  22/10/2019  •  Abstract  •  2.692 Palavras (11 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 11

Sensações somáticas

tato compreende distintas submodalidades superficial e profunda que permitem ao homem sentir texturas lisas e ásperas, formas dos objetos e pressão exercida por objetos pressionados sobre a pele acima do músculo.

A propriocepção é o senso de posição do membro e de movimento do membro (cinestesia).  

As sensações térmicas, separadamente calor e frio, fornecem informação decisiva sobre a segurança e o conforto do ambiente, assim como permitem manter a  temperatura corporal dentro de limites estreitos.  

A dor alerta o indivíduo de uma lesão ao tecido, presente ou iminente. Ela é mediada por nociceptores  específicos, compreendendo dor aguda cortante e dor em queimaçao.

prurido é desencadeado seletivamente por irritação química da pele, especialmente em resposta a agentes inflamatórios específicos no tecido. Ele provoca o impulso de coçar-se, tendendo assim a remover a substância nociva.  

A sensação visceral provê não somente consciência  de nosso estado corporal interno, mas também a informação para regular diversas funções corporais, como pressão arterial e respiração. Muitos aspectos de sensação visceral não são conscientes, como a pressão arterial, e outros são conscientes unicamente em circunstâncias especiais, como náusea e plenitude  

Anatomia funcional do sistema mecanosensorial espinal  

Sensações mecânicas são mediadas pelo sistema funículo posterior-lemnisco medial  

Mecanorreceptores, um tipo específico de neurônio do gânglio da raiz posterior, fornecem a principal entrada sensorial para o sistema funículo posterior-lemnisco medial. Os ramos centrais dos mecanorreceptores fazem sinapse tanto na medula espinal, o que é fundamentalmente importante para trazer informação aos circuitos espinais motores para função reflexa, como no bulbo. A sinapse neste está localizada no primeiro relé principal, no sistema funículo posterior-lemnisco medial, nos núcleos da coluna posterior. Nesse local, os neurônios de primeira ordem na via, os mecanos-sensoriais primários, fazem sinapse nos neurônios de segunda ordem no sistema nervoso central . Os axônios dos neurônios de segunda ordem entrecruzam-se no bulbo. Esses axônios percorrem o lemnisco medial, o qual transmite informação fundamental ao núcleo ventral posterolateral do tálamo. Neurônios talâmicos nesse núcleo projetam seus axônios ao córtex somatossensorial primário no giro pós-central . Essa área cortical é importante na localização do estímulo mecânico e na identificação da qualidade de tal estímulo. A partir do córtex somatossensorial primário, a informação é transmitida para áreas corticais superiores, localizadas anterior e posteriormente, as quais desempenham um papel em aspectos mais complexos do toque e sensação de posição. Areas corticais que estão localizadas anteriormente, incluindo-se o córtex soma-tossensorial secundário, são importantes para reconhecerem-se objetos pelo toque e apreensão isolada ou "o que" alguma coisa é. Areas dorsais, incluindo-se área 5, são importantes na localização espacial ou "onde" alguma coisa está localizada, tambem guia os movimentos da mão e do braço.

Anatomia regional do sistema mecanossensorial espinal

Os axônios terminais dos neurônios do gânglio da raiz posterior contêm os receptores somatossensoriais

Gânglios da raiz dorsal são neurônios pseudounipolares

Um único axônio emerge do corpo celular e bifurca-se; um ramo axonal é direcionado para a periferia, onde inerva a pele e outros tecidos, e o outro, direcionado centralmente, faz sinapse com neurônios do sistema nervoso central

No axônio terminal periférico a energia do estímulo é transcodificada em sinais neurais por complexos canais da membrana do receptor que responde a um estímulo específico

Os mecanorreceptores são ativados quando energia mecânica é conduzida a partir da superfície do corpo, onde ocorre estimulação, para a membrana dos receptores, onde canais ativados por estiramento estão localizados , têm axônios terminais encapsulados

Cinco tipos principais de neurônios receptores sensoriais encapsulados estão localizados na pele

Receptores de Merkel e corpúsculos de Meissner estão localizados na borda epiderme-derme. Eles são sensíveis à estimulação em uma região bem pequena da pele sobrejacente; por isso têm um campo receptivo muito pequeno, são importantes para discriminação tátil fina, como leitura em braille.

Os corpúsculos de Ruffini e de Pacini estão localizados na derme, são sensíveis ao estiramento da pele discriminar a forma de objetos apreendidos

Os receptores de Merkel e os corpúsculos de Pacini são de adaptação rápida, respondendo a modificações nos estímulos, como quando eles começam ou quando terminam.

Os corpúsculos de Meissner e os receptores de Ruffini são de adaptação lenta, disparando potencial de ação para a duração do estímulo.

Receptores dos pelos podem ser tanto de adaptação curta como rápida.

Principal receptor para propriocepção é o fuso neuromuscular, o qual está localizado no ventre muscular. Ele mede o estiramento muscular mais complexo que outro mecanorreceptor encapsulado, porque ele também contém minúsculas fibras musculares, controladas pelo sistema nervoso central, que regula a sensibilidade do neurônio receptor.

Existe outro mecanorreceptor profundo, o órgão tendinoso de Golgi, o qual está entrelaçado nas fibras colágenas do tendão e é sensível à força gerada pela contração muscular. Ele pode ter um papel na sensação do indivíduo de quanto esforço é necessário para produzir um ato motor em particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (441.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com