TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos associados ao diabetes e à sua evolução

Artigo: Aspectos associados ao diabetes e à sua evolução. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Artigo  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Paulista- UNIP/ Campinas

Curso de Graduação de Enfermagem

Discente:

TÍTULO DO TRABALHO

CAMPINAS, 06 DE MAIO DE 2014

INTRODUÇÃO

Neste trabalho estaremos apresentando, e conhecendo alguns aspectos relacionados com a diabetes e suas evoluções, primeiramente apresentaremos as definições da doença.

Diabetes é uma doença metabólica que se caracteriza por aumento do nível de glicose no sangue (hiperglicemia). Para que funcionem adequadamente, as células precisam de um combustível, que é, justamente, a glicose. Porém, para que a glicose penetre nas células é necessário um hormônio chamado insulina.

Existem, basicamente, dois tipos de diabetes. Diabetes tipo 1, na qual a insulina está ausente. Diabetes tipo 2, na qual a insulina está presente, porém as células não respondem a ela (é o que chamamos de resistência à insulina). Layaun, 2013.

Atualmente cerca de 382 milhões de pessoas no mundo tem diabetes. Este número deverá passar de 552 milhões de pessoas até 2030, estas estimativas são mais consideradas e mais elevada do que na 4º edição do Atlas. (ANAD, Associação Nacional de Assistência ao Diabético, 2013).

Então temos por objetivo e responsabilidade de transmitir o conhecimento suficiente para que a população possa se prevenir ou tratar corretamente à diabetes.

Com a crescimento avançado e espantoso do número de diabéticos no Brasil e no mundo, se faz necessário e de grande interesse a investida de métodos de prevenção para o público em geral sobre a Diabetes. Pois temos o dever de informar e colaborar para que todos possam saber o que é, o que causa, como tratamos e os métodos para se desfrutar de uma vida saudável mesmo já sendo um diabético.

OBJETIVO GERAL

Conhecimento, conscientização e prevenção da diabetes.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Informar o que é diabetes, suas causas e seus riscos, fazer com que os envolvidos no aprendizado compreendam os agravantes que a diabetes pode causar por falta de tratamento.

Exemplificar através de imagens sobre os graus mais elevados da diabetes e a prevenção através da reeducação alimentar e atividade física.

PÚBLICO ALVO

Faixa etária: 10 a 30 anos

Sexo: Feminino e Masculino.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• O que é diabetes?

• Tipos de Diabetes

• Fatores de riscos

• Sinais e Sintomas

• Complicações

• Tipos de Insulina

• Prevenção

METODOLOGIA

Usaremos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com