TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sobre Microbiota Ou Flora Intestinal.

Dissertações: Atividade Sobre Microbiota Ou Flora Intestinal.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 4

1. Explique o que é Microbiota ou Flora normal?

A formação da flora normal ou microbiota, com o qual homem convive por toda a vida, tem inicio no momento do nascimento, pois ao passar pelo canal do parto, ele recebe os primeiros componentes de sua microbiota. A microbiota normal distribui-se pelas partes do corpo que estão em contato com o meio externo, isto é, pele e mucosas. Todavia, tanto no que se refere à quantidade como à qualidade, a microbiota não é uniforme. Na verdade, cada umas das regiões habilitadas possui uma microbiota com características próprias.

2. Cite as principais características da microbiota:

a) Pele

A microbiota cutânea se distribui por toda a extensão da pele, e é mais concentrada, entretanto, nas áreas mais úmidas e quentes como axilas e períneo. Predominam na pele as bactérias dos gêneros Staphylococcus, Corynebacterjum e Propjoniobacterium. Menos frequentemente e me menor quantidade são encontrados Streptococcus e outras bactérias.

A maioria das bactérias da pele reside na superfície do estrato córneo e na parte superior dos folículos pilosos. Algumas, entretanto, residem mais profundamente. Estas tem a função de recolonizar a pele quando as bactérias mais superficiais são removidas, por exemplo, após uma lavagem cuidadosa. Esta conduta pode diminuir em cerca de 90% o numero total de microrganismos existentes na pele.

b) Cavidade oral e vias aéreas

A microbiota da cavidade oral é bastante grande e diversificada. Calcula-se que a saliva contem 108 bactérias/ml e as placas dentais 1011. Participam da microbiota da cavidade oral números gêneros, tais como Staphylococcus, Streptococcus, Neisseria, Bacteroides, Actinomyces, Treponema, Mycoplasma e outros. A composição da flora encontrada na faringe é semelhante à da encontrada na cavidade oral.

A microbiota da cavidade oral tem grande importância em odontologia e medicina. A carie dentaria as doenças periodontais, actinomicoses e endocardites subagudas são todas doenças causadas por membros da microbiota da cavidade oral.

c) Vagina

A microbiota vaginal varia com a idade, pH e secreção hormonal. No primeiro mês de vida, e no período compreendido entre puberdade e a menopausa, há predomínio de Lactobacillus sp. (bacilos de Doderlein). Entre o primeiro mês de vida e a puberdade, e também durante a menopausa, a microbiota vaginal é constituída de espécies de diferentes gêneros como Coryebacterim, Staphylococcu e Escherichia.

A variação de pH, por sua vez, esta relacionada com a quantidade de glicogênio na vagina. A fermentação deste polímero pelos lactobacilos abaixa o pH, criando um ambiente desfavorável ao crescimento das bactérias que proliferam em pH neutro.

d) Uretra

A uretra anterior contem quantidade variável de bactérias, representadas por Staphylococcus epidermidis, Corynebacterium sp., Streptococcus faecalis e, às vezes, Escherichia coli. A existência desta flora normal deve ser considerada quando da interpretação de culturas de secreções uterinas e de urina.

e) Intestinos

O numero de bactérias da flora intestina é dez vezes maior que o numero de células que formam os nossos órgãos e tecidos, isto é, 1014 bactérias para 1013 células humanas.

A microflora intestinal desempenham inúmeras funções, muita das quais somente agora começam a ser desvendadas.

A microflora intestinal é também conhecida com flora indígena dos intestinos, microbiota intestinal ou simplesmente flora normal dos intestinos, termo mais usado. Em 1977, Savage redefiniu a flora intestinal, dividindo-a em duas: flora autóctone e flora alóctone. A primeira corresponde à flora normal ou indígena e a segunda, a flora transitória que passa pelos intestinos, mas não o coloniza como faz a flora autóctone.

3. Vários fatores que contribuem para o controle da flora normal são conhecidos. Cite-os.

 Acidez gástrica;

 Flora intestinal e idade;

 A flora do recém-nascido;

 A flora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com