TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Do Ciclo 4 Claretianas

Artigos Científicos: Atividades Do Ciclo 4 Claretianas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 6

1- O sistema respiratório é constituído pelos seguintes órgãos: nariz, faringe laringe, traquéia, brônquios e os pulmões.

Suas funções:

Nariz é responsável por captar, filtrar e umedecer o ar inspirado.

Faringe, o ar segue por ela após passar pelo nariz.

Laringe retém as partículas de pó que passaram pela filtragem do nariz

Traqueia leva o oxigênio para os brônquios.

Brônquios, dois dutos curtos que entram nos pulmões e, dentro deles, dividem-se várias vezes até ficarem microscópicos, quando serão chamados de bronquíolos.

Pulmões, onde ocorre a troca de gases.

2- O sistema circulatório humano é composto pelo sangue, condutores (veias e artérias) e coração. O coração é o órgão que bombeia o sangue.

O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. Como a pressão do sangue no lado arterial é maior, comparando com as veias, resultando ser a parede das artérias mais espessa. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração; dentro delas há válvulas que, caso o sangue comece a fluir na direção contrária do coração, fecham-se impedindo o refluxo do sangue. Os capilares são vasos microscópicos, com apenas uma camada de células e uma camada basal e que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.

O sangue segue um caminho contínuo, passando duas vezes pelo coração antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir, desta maneira, o sistema circulatório em dois segmentos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.

A 'circulação pulmonar' ou 'pequena circulação' inicia-se no tronco da artéria pulmonar (que sai do ventrículo direito), seguindo pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares, capilares pulmonares (que envolta os alvéolos, possibilitando a hematose - troca de gases). Até aqui o sangue é venoso - rico em gás carbônico. A partir daqui o sangue é arterial - rico em oxigênio. Segue: vênulas pulmonares e veias pulmonares que desaguam no átrio esquerdo do coração.

3- Através das capilares, são os menores vasos sanguíneos e por esse motivo, eles conseguem alcançar as menores e mais "remotas" partes do corpo humano, onde os vasos maiores não poderiam irrigar. Por esta razão, eles fornecem trocas entre o tecido de sangue e nos tecidos periféricos. Com efeito, a sua parede é permeável à água, eletrólitos, oxigênio e nutrientes (aminoácidos, glicose, lipídeos, vitaminas...) permitindo a nutrição de células e a evacuação de resíduos do metabolismo celular.

A velocidade muito baixa do fluxo sanguíneo nos capilares proporciona tempo suficiente para efetuar trocas. Há também válvulas esfíncteres que são sensíveis à composição química do sangue, permitindo assim a regulação da distribuição do fluxo sanguíneo.

4- Os exercícios físicos fazem um bem enorme para o coração pois para mandar mais sangue para a circulação ele tem que bater mais rápido e mais forte; com o tempo, o coração se torna maior e forte. Normalmente, o volume de sangue bombeado a cada batida é de 700 ml a 800 ml no homem e de 500 ml a 600 ml na mulher. Os exercícios aeróbicos costumam levar estes valores para 1000 ml a 1300 ml nos homens e de 1000 ml e 1100 ml nas mulheres.

As artérias coronárias também se beneficiam. São elas que alimentam de sangue o próprio músculo do coração (miocárdio). E como ele é o órgão da vida, fica bem nutrido e baterá com mais eficácia. Outra coisa: vida sedentária quase sempre é acompanhada de uma alimentação desequilibrada, com excessos de doces e frituras que costumam provocar acúmulo de gordura nos vasos sanguí¬neos. Resultado: aterosclerose e infarto.

Os exercícios promovem a limpeza de veias e artérias, pois eles aumentam a taxa do HDL (o famoso colesterol bom) que funciona como um verdadeiro faxineiro de artérias. E mais: para atender à demanda de sangue para musculatura e órgãos, o organismo acaba criando vasos colaterais, isto é, os órgãos passam a ter mais sistemas de fornecimento de sangue. O coração passa a ficar mais irrigado, com isso mais protegido de um infarto. Um verdadeiro ciclo de benefícios.

Os pulmões também saem ganhando. Com o corpo em atividade, os alvéolos pulmonares aumentam de volume, conseguem captar muito mais oxigênio e todo o organismo fica mais oxigenado. Já em repouso respiram de forma mais econômica.

Com os exercícios físicos regulares você se beneficia de uma forma inteligente, pois além de estar se cuidando, você está investindo num dos seus maiores patrimônios: o seu corpo, evitando graves problemas.

5- Aparelho locomotor:

- Nosso aparelho locomotor é constituído pelos sistemas muscular e ósseo;

Sistema Muscular - Funções- Manutenção da postura corporal;- Produção de calor para o corpo humano- Auxilia na locomoção e na execução dos nossos movimentos

Sistema Ósseo - Funções- Proteção de estruturas vitais como por exemplo nossos Órgãos ( coração, pulmão, cérebro)- Fornece base mecânica para os movimentos corporais

Aparelho digestório:

O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

Possíveis causas da obesidade infantil:

A obesidade é algo que é multifatorial, assim tem muitos possíveis causadores, mas em relação a obesidade infantil, as causas abaixo são as mais comentadas e aceitas:

- Mudança do Padrão Alimentar com Maior Ingestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com