TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Atividade Ciclo de Aprendizagem

Por:   •  15/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina:     Lutas

Tarefa:Portfólio atividade ciclo de aprendizagem 2

Nome: Denis José da Silva

RA: 8049908

Turma:DGEFL1801PCLA0O

Parecer do Tutor:

ATIVIDADE PORTFÓLIO

  • Compreender o significado de cultural Corporal de Movimento
  •  Ser capaz de analisar e elaborar um texto dissertativo a partir dos conteúdos estudados.

Descrição da atividade

Cultura Corporal são todos movimentos relacionados à atividade física corporal, como jogos, dança, ginásticas, lutas e esportes, sendo utilizado em alguns locais com os termos de cultura do movimento e cultura corporal de movimento.

 Cultura corporal de movimento ou cultura corporal: pode ser entendida como as praticas ou os atos físicos fora do mundo do trabalho que foram codificados em diversas modalidades e formam um acervo da história da humanidade. Portanto, são conteúdos da cultura corporal de movimento: os jogos, os esportes, as danças,as lutas, a capoeira, dentre outras praticas constituídas historicamente( IMPOLCETTO, 2013, P. 21-22)..  

Transmitir ao aluno os elementos da cultura corporal de movimento através de cultura teórica/prática, para que o aluno desenvolva de forma critica os conhecimentos históricos da cultura corporal de movimento.

De acordo com Bracht(2005, p.97)

Cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento? Em princípio, qualquer um, desde que cultura, ou seja, desde que se coloque o peso maior neste conceito. Com isso quero na verdade dizer, que o conceito que, no meu entendimento, indica uma construção nova de nosso “objeto” é o de cultura.

De acordo com Câmara ( apud Betti 1992, p. 285 ) afirma que o objetivo da  Educação Física escolar é:

Integrar e introduzir o aluno de 1° e 2 ° graus no mundo da cultura física, formando cidadão que vai usufruir, partilhar, produzir, reproduzi e transformar as formas culturais da atividade física o jogo, o esporte, a dança, a ginástica ).

Segundo Câmara(apud Kunz,1994), a cultura corporal não é somente as expressões e atividades corporais,sendo também que poderá ocorrer uma cultura intelectual e mental. A apresentação da cultura corporal de movimento através de jogos, os esportes, a dança e a ginástica, levando ao aluno a reflexão da atividade, despertando a curiosidade do conteúdo teórico, que a partir da prática deste conteúdo teórico possa compreender os elementos da cultura corporal de movimento, ajudando na integração social, ampliando sua capacidade humana.

Referências: 

CÂMARA, E. Apostila Lutas. Batatais, Claretiano, 2014, p. 20-27

IMPOLCETTO, F. M. Introdução á história e teoria da educação física, Batatais, p. Claretiano,2013 p. 21-22.

BRACHT, V. Cultura Corporal, Cultura de Movimento ou Cultura Corporal de Movimento? In: SOUZA JÚNIOR, M. Educação Física Escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97-106.

Disponível em: <http://reiipefe.hol.es/wp-content/uploads/2015/12/BRACHT_Cultura-corporal-de-movimento.pdf>. Acesso em: 10 de março de 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (293.4 Kb)   docx (261.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com