TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Aquáticas - ciclo 1

Por:   •  17/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  1.547 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina:     Atividades Aquáticas

Tarefa: Atividade do Ciclo 1

Nome: Iuvênica G. de Moraes Bolzan

RA: 1140657

Turma: DGEF1401VIT1Y

Parecer do Tutor:

1.) Cite as conceituações de nadar, natação e atividades aquáticas? Qual dessas manifestações é a mais adequada para as aulas de Educação Física escolar? Justifique sua resposta.

Diante das leituras que me foram propostas na primeira e segunda semana do ciclo 1, pude eu compreender com a ajudas dos autores Borges; Lemos que nadar, natação e atividades aquáticas são diferentes, cada um  possuem suas particularidades, conceitos e características distintas, apesar de usarem o mesmo sinônimo a partir de um aprofundamento nas leituras proposta compreendi que:

Nadar e o ato de nos manter em movimento sobre a agua sem regras definidas, usando recurso e esforços do próprio corpo, como exemplo posso citar a brincadeira da praia ou no clube no fim de semana.  Já a natação possui um sentido desportivo, com regras e movimentos estabelecidos por suas federações esportivas, seu objetivo e o desempenho e os resultados, o intuito do atleta e a vitória. Atividades aquáticas são todas aquelas que são desenvolvidas na água, podendo ser desenvolvidas em vários espaços como escolas de natação, escolas regulares, em campeonatos e competições com ações atléticas, no âmbito terapêutico ou mesmo para proporcionar o próprio lazer, ou seja, atividades aquáticas e uma mistura que uni várias áreas e objetivos no ambiente aquático.

Na educação física escolar o que melhor se enquadra são as atividades aquáticas, pois desenvolvê-las nas aulas proporcionam aos alunos diversos benefícios quando praticamos atividades na agua desenvolvemos em diversos aspectos sendo eles cognitivos, psicomotor, social, afetivo, entre outros benefícios a saúde.


 2.) Considerando a construção história das relações do homem com o meio aquático, descreva uma atividade para uma aula de Educação Física escolar que estimule o aluno refletir sobre sua história de vida aquática.

        Construir uma relação própria da criança com o meio aquático e envolver a ludicidade nesse desenvolvimento, e possibilitar a criança criar, descobrir, explorar esse meio tão cheio de possibilidades e surpresas, que o meio aquático, a junção ludicidade com o mundo aquático e um resultado de alegria, prazer, satisfação. E usar as brincadeiras e os jogos para dar fim ao medo e a apreensão, presente nos primeiros contatos com a água.

O brincar proporciona a aquisição de novos conhecimentos, desenvolve habilidades de forma natural e agradável. Ele é uma das necessidades básicas da criança, é essencial para um bom desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo (MALUF, 2003: 7).

Eu como professora de Educação física, introduziria meus alunos 3 a 6 anos, ao meio aquático através do uso da mangueira, montando uma aula alegre, divertida onde todos participariam, em um grupo de 15 alunos, vedaria os olhos de um dos alunos e com a ajuda dos outros alunos, ditando a direção, para lodo, para trás e para frente, levaria o aluno vedado ao banho de mangueira, trabalharia a percepção, movimentação, lateralidade, concentração. Dessa forma introduziria meus alunos ao envolvente mundo aquático. Optei pelo uso da mangueira já que a grande parte (maioria) das escolas publica estadual, municipal e federal, não possuem piscina em suas dependências.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (259.7 Kb)   docx (164.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com