TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Biologia

Pesquisas Acadêmicas: Atps Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 11

ATPS: Etapa 1 – Passo 1

 Aula-tema: Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis.

Contabilidade pode ser definida como sistema de informação e avaliações que contribuem para que pessoas ou empresas possam deduzir sobre as tendências futuras da entidade para que assim sejam conduzidas nas tomadas de decisões, visando o enriquecimento.

Estas informações, quando de natureza econômica, são transmitidas através do resultado do exercício dividido por períodos, do capital e do patrimônio da entidade.

As informações de caráter financeiro também são de uma importância para os usuários, sejam eles externos ou secundários, pois apresentam um fluxo de caixa de capital de giro da entidade. Porém outras informações complementares, com indicações quantitativas e de produtividade acrescentam dados às demonstrações contábeis e auxiliam nas decisões dos credores, emprestadores de recursos e integrantes do mercado de capital, assim como auxiliam os próprios administradores da entidade além do FISCO, sendo estes dois últimos considerados usuários secundários.

Esse sistema e informação deve apresentar de forma organizada e padronizada todos os dados relevantes, incluindo notas explicativas e quadros complementares quando necessário, permitindo o acompanhamento periódico para que a correta situação patrimonial e resultados da entidade sejam evidenciados.

Conclui-se então que a contabilidade é uma ciência com finalidade social que utiliza metodologia social e quantitativa, tendo como objetivo o aumento de riqueza.

ATPS: Etapa 1 – Passo 2

 Semelhança existente em sua vida financeira particular e a de uma Empresa.

Entre a vida financeira particular e a de uma empresa existem diversas semelhanças. Uma empresa que deseja ser grande e competir no mercado, precisa buscar meios que façam com que ela consiga atingir o sucesso. Em nossa vida pessoal não é diferente. Para obtermos uma melhor qualidade de vida, também é preciso criar metas, e utilizar dos recursos que temos para alcançar nossos objetivos.

A obtenção do sucesso na vida financeira de uma empresa ou de uma vida particular depende de alguns controles, podemos então citar uma semelhança, que seria o fluxo de caixa. Conhecer exatamente todo o dinheiro que entra em caixa e todas as despesas fixas a serem pagas. Por exemplo, no caso da pessoa física podemos destacar gastos com moradia, alimentação, água, luz, telefone, internet entre outras. Já considerando pessoa jurídica os gastos mais relevantes seriam os salários dos colaboradores, pagamento aos fornecedores, impostos, além de água, luz, telefone, entre outros. É importante que haja um eficiente controle para que não seja gasto mais do que se ganha, evitando assim a procura de empréstimos ou outras fontes de financiamento que levaria ao pagando de taxas quase sempre elevadas de juros.

Ainda buscando semelhanças entre as vidas financeiras empresarial e pessoal, podemos citar também os investimentos. Uma empresa deve sempre visar o futuro, e os investimentos são necessários para geração de novos lucros. Na vida pessoal os investimentos também são necessários para garantia de um futuro seguro, por exemplo: compras de imóveis, aplicações bancárias ou mesmo cursos para reforçar a capacidade profissional e etc. Quanto aos impostos pagos, estes vão além das semelhanças. Enquanto as receitas e as despesas podem ser de diversas fontes, o pagamento dos impostos são direcionados ao governo.

Em uma organização tudo tem que ser minuciosamente planejado, assim com em nossa vida pessoal. Ou seja, para conquistar nossos objetivos é preciso ter um planejamento eficaz .

Concluindo, a administração financeira de uma empresa é como a de uma família. Ambos desejam aumentar suas riquezas para obter um equilíbrio financeiro e garantir um futuro seguro e saudável.

ATPS: Etapa 1 – Passo 3

 Escolha um empresário de sua cidade e realizem uma entrevista, procurando obter qual a visão desse empresário sobre a importância da contabilidade na gestão de sua empresa.

1. O que é Balanço Patrimonial?

Resposta:

O exame do Balanço Patrimonial; da Demonstração do Resultado; e demais Demonstrações Contábeis, apuradas ao fim do exercício social, registram a "FOTOGRAFIA" da Situação Patrimonial e da composição do Resultado do Exercício, bem como a interação entre mutações econômica/financeira/patrimonial, ocorrida ao longo do período. Consubstanciam ótima oportunidade para avaliação da Gestão; para aferição dos Resultados Obtidos, propiciando, ainda, o Planejamento/Avaliação e Controle dos negócios da Empresa, permitindo que Gestores e Proprietários (Acionistas) negociem Metas de Lucros e/ou Resultados.

2. Quais os controles contábeis você utiliza na sua Empresa?

Respostas:

A) Segregação das Funções de Planejamento; Produção; Técnico Industrial (Engenharia de Processos e Produtos; Qualidade; Manutenção; etc...) Administração e Finanças (Controladoria, Orçamento e Contabilidade; Gestão de Pessoas; Gestão/Controle de Estoques; Segurança e Serviços Corporativos); Comercial (Compras; Vendas; Relações com Clientes; etc..);

B) Manutenção de Sistema Contábil próprio com obtenção de evidências quanto a suficiência, exatidão e validação dos dados por Auditorias Interna e Independentes;e

C) Mapeamento de Processos e Riscos, com vistas à otimização/mitigação.

3. Qual a importância do contador para sua Empresa?

Resposta:

Ao Contador, cumpre as funções de Orientação, Coordenação, Execução e Controle da Contabilidade Geral; Fiscal e Patrimonial, respondendo pelas Normas e Manutenção do Sistema Contábil e de pela suficiência dos Controles Internos.

4. Na sua visão de empresário, qual o grau de importância você daria a contabilidade, considerando todos os outros setores da sua Organização?

Resposta:

A Contabilidade é de suma importância ao Planejamento, Coordenação e Controle dos Negócios da Empresa.

5. Você acredita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com