TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avanços Radiológicos

Artigos Científicos: Avanços Radiológicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  3.148 Palavras (13 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 13

Tomografia computadorizada

O termo radiográfico TOMOGRAFIA deriva da palavra grega “tomos” que significa cortes.

O que é exatamente a Tomografia Computadorizada?

A TC utiliza um aparelho de raios X que gira a sua volta, fazendo radiografias transversais de seu corpo. Estas radiografias são então convertidas por um computador nos chamados cortes tomográficos. Isto quer dizer que a TC constrói imagens internas das estruturas do corpo e dos órgãos através de cortes transversais, de uma série de seções fatiadas que são posteriormente montadas pelo computador para formar um quadro completo. Portanto, com a TC o interior de seu corpo pode ser retratado com precisão e confiança para se depois examinado.

Por que não somente com raios X?

Ao contrário da maioria dos exames de raios X, a TC pode detectar até as menores alterações, em tecidos, por exemplo, precocemente. Isto naturalmente simplifica o tratamento e melhora as chances de recuperação. Além do mais, a TC torna possível retratar as partes do corpo em três dimensões e deste modo certas áreas que estão superpostas podem ser examinadas.

O que ocorre durante o exame?

Durante o exame, o paciente é atendido por uma equipe especializada em TC, com a qual permanecerá em contato visual e vocal constante. O paciente apenas deve relaxar, ficando imóvel na mesa de exame, e seguir as instruções da equipe de TC. Os exames duram de 5 a 30 minutos, dependendo da área do corpo que estiver sendo examinada.

COMPONENTES DO SISTEMA DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Os sistemas de TC possuem três componentes básicos: o gantry, o computador e o console do operador.

*Gantry contem o tubo de raios-x, o arco de detectores e os colimadores. O Gantry pode ser angulado até 30° em cada direção, como se faz necessário nos estudos de crânio e coluna. O gantry possui uma abertura central.

AS GERAÇÕES DA TC

*TC 1ª geração – usavam um feixe de RC fino e um detector. Corte 180° de rotação do tubo e do detector.

*TC 2ª geração – 30 detectores. Os tempos de exposição eram mais curtos, cerca de 15 segundos por corte, ou 10 minutos para um exame de 40 cortes.

*TC 3ª geração – 960 detectores opostos ao tubo de raios-x que giram juntos em torno do paciente em um ciclo completo de 360° para demonstrar uma fatia do tecido.

*TC 4ª geração – 4.800 detectores ou mais.

Ressonância magnética

A ressonância magnética é um exame para diagnóstico por imagem que retrata imagens de alta definição dos órgãos através da utilização de campo magnético. A ressonância magnética não utiliza radiação, porém uma vez que o aparelho tem um potente campo magnético é preciso tomar cuidado para o que não utilizar durante o exame como: jóias, objetos metálicos, maquiagem e outros. O aparelho de ressonância magnética é quase um cubo gigante, e esse cubo de um aparelho comum deve ter 2 metros de altura x2 de largura x3 de comprimento, embora os modelos mais novos estejam ficando cada vez menores. Há um tubo horizontal que atravessa o magneto (imã) da parte dianteira até a traseira. O paciente, deitado de costas, desliza para dentro do vão por meio de uma mesa especial. O que vai determinar se o paciente vai entrar primeiro com a cabeça ou com os pés, ou até onde o magneto irá, é o tipo de exame que será realizado.

Em conjunto com os pulsos de energia das ondas de rádio, o aparelho pode selecionar um ponto bem pequeno dentro do corpo do paciente e perguntar a ele: “Que tipo de tecido você é?”. O ponto pode ser um cubo com lados de meio milímetro. O aparelho de ressonância percorre cada ponto do corpo do paciente, construindo um mapa em 2-D ou 3-D dos tipos de tecido. Então, ele junta todas essas informações para criar imagens em 2-D ou modelos 3-D. Mas a verdade é que esse exame fornece uma visão sem igual do interior do corpo humano. A ressonância magnética é o método preferido para o diagnóstico de muitos tipos de traumas e doenças devido à sua incrível capacidade de personalizar o exame de acordo com o problema médico específico. E o que é mais impressionante, em muitos casos, o aparelho consegue fazer isto sem injeção de contraste, que é necessária na radiologia vascular.

Intensidade Magnética

Para entender como um aparelho de ressonância magnética funciona, devemos saber que o maior e mais importante componente em um sistema de ressonância magnética é o magneto.

Durante o exame a máquina faz muito barulho. São sons de batidas contínuas e rápidas. O barulho é criado pelo aumento da corrente elétrica nos fios dos magnetos gradientes que estão enfrentando a resistência do campo magnético principal. Quanto mais forte o campo principal, mais alto o barulho dos magnetos gradientes.

Por esse motivo, os pacientes recebem protetores ou fones de ouvido para abafar o barulho (muita das vezes pode se levar um CD para ouvir durante o exame).

Vantagens da ressonância magnética

O exame de ressonância magnética é a melhor maneira de ver o corpo por dentro sem ter que abri-lo, além disso, não utiliza radiação ionizante. Outra grande vantagem da ressonância magnética é sua capacidade de gerar imagens de qualquer plano do corpo (axial sagital e coronal).

Desvantagens da ressonância magnética

Embora esse tipo de exame seja ideal para diagnosticar e avaliar vários problemas, ele tem lá suas desvantagens:

• Há muitas pessoas que não podem realizar esse exame por questões de segurança, por exemplo, pessoas com marca-passo, ou que possuam equipamentos ortopédicos como pinos, placas e articulações artificiais na área do exame, pois estes podem causar graves distorções nas imagens já que o equipamento cria uma alteração significativa no campo magnético principal;

• Pessoas grandes demais ou obesas podem não ter como entrar no aparelho de ressonância. O sistema atual não suporta pessoas com mais de 134 kg, embora o novo já acomode pacientes de até 181 kg;

• O barulho gerado pela máquina é incomodo, assim como o fato de o paciente ter que ficar completamente imóvel durante o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com