TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Porta Hepático Das Aves

Trabalho Escolar: Sistema Porta Hepático Das Aves. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  1.298 Visualizações

Página 1 de 2

O sistema porta hepático de aves domésticas apresenta-se constituído pelas veias portais hepáticas direita e esquerda.A veia portal hepática esquerda é formada por tributárias gástricas esquerdas em número de 2 e 1, veias da margem ventral do ventrículo "moela" em número de 2 e 1, veia pilórica em número de 1, veia proventricular caudal em número de 1. Observa-se que a veia proventricular caudal anastomosa-se com a veia pilórica na totalidade das peças . No que tange ao número de veias gástricas esquerdas e após o tratamento estatístico empregado, a ocorrência de 2 veias,é significativa estatisticamente em relação à presença de apenas uma veia gástrica esquerda.(Cairina Moshata;1998)

A veia portal hepática direita é formada pela veia mesentérica caudal, veia mesentérica cranial, veia proventrículo-esplênica e pela veia gastropancreaticoduodenal. (Cairina Moshata;1998)

A veia mesentérica caudal, também denominada de coccígea-mesentérica, recebe tributárias do mesorreto, da região cloacal e da junção ileocecocólica. A veia mesentérica caudal continua-se cranioventralmente para anastomosar-se com a veia mesentérica cranial, originando a veia mesentérica comum. No que tange à veia mesentérica cranial, esta recebe tributárias jejunais.No atinente às tributárias jejunais, podemos dividi-las em dois grupos: menor ou igual a 15 e maior que 15. (Cairina Moshata;1998)

A veia pancreaticoduodenal comporta-se como coletora do pâncreas e do duodeno, recebendo duas veias gástricas direitas (cranial e caudal), formando assim a veia gastropancreaticoduodenal. Ela acolhe também veias cecais que foram em número de 2, na totalidade dos casos, sendo provenientes das porções média e distal do ceco esquerdo. (Cairina Moshata;1998)

A veia proventrículo-esplênica está formada por uma veia proventricular dorsal, uma veia proventricular direita e pelas veias esplênicas.O número de veias esplênicas é de 3, 4 e 5. (Cairina Moshata;1998)

Por último, a veia gastropancreaticoduodenal, juntamente com a veia mesentérica comum e a veia proventrículo-esplênica, forma a veia portal hepática direita, um vaso de calibre maior, antes de esta atingir o lobo hepático direito. (Cairina Moshata;1998)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com