TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações Reflexas Somáticas E Viscerais No Homem

Exames: Ações Reflexas Somáticas E Viscerais No Homem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  2.550 Palavras (11 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Federal do Piauí

Centro de Ciências da Saúde

Departamento de Biofísica e Fisiologia

Disciplina: Fisiologia aplicada à farmácia

Ministrante: Dr. Acácio Salvador Veras E Silva

Ações Reflexas Somáticas e Viscerais no Homem

Teresina – PI

Novembro de 2013 

Sumário

INTRODUÇÃO 3

OBJETIVO GERAL: 3

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 3

MATERIAIS E MÉTODOS 4

Materiais: 4

Métodos: 4

RESULTADOS 6

I REFLEXOS SOMÁTICOS 6

IIREFLEXOS AUTNÔMICOS 7

DISCUSSÃO 8

CONCLUSÃO 11

BIBLIOGRAFIA 12

INTRODUÇÃO

Qualquer movimento exige a atividade coordenada de muitos músculos, mesmo até uma ação simples. O processo de encadeamento das contrações de músculos independentes, de modo que atuem como um só conjunto é chamado de coordenação motora. A forma mais elementar de coordenação motora é representada pelo reflexo. Tendo duas características importantes: o local e a intensidade ( GUYTON; HALL, 2006).

Os sentidos somáticos são mecanismos nervosos que coletam informações sensoriais, a partir do corpo. Esses sentidos diferem dos sentidos especiais, que compreendem especificamente, a visão, a audição, o olfato, a gustação e o equilíbrio. Estes últimos são trabalhados por receptores eletromagnéticos – detectam luz sobre a retina do olho; e quimiorreceptores – detectam o gosto, o cheiro, nível de oxigênio no sangue arterial, concentração de dióxido de carbono e talvez outros fatores que constituem a química do corpo (GUYTON; HALL, 2006).

Os sinais sensoriais entram na medula quase que inteiramente pelas raízes sensoriais posteriores. Depois de entrar na medula, um grupo de neurônios sobe com informações ao cerebelo e outro grupo de neurônios envia informações ao córtex cerebral (GUYTON; HALL, 2006).

O presente trabalho teve como objetivo estudar manifestações reflexas (atos reflexos) somáticos e viscerais. Vendo que é importante que se conheça os reflexos observados em condições quando determinados estímulos são aplicados em partes específicas de corpo humano. Se uma resposta normal é obtida, indica que as estruturas do correspondente arco reflexos ( receptor, via aferente, centro de integração, neurônio eferente e efetuador) estão intactas. Os atos reflexos podem se mostrar exarcebados, discretos ou ausentes (GUYTON; HALL, 2006).

OBJETIVO GERAL:

Estudar algumas manifestações reflexas somáticas e viscerais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Observar as manifestações reflexas somáticas e viscerais

Comparar os resultados das observações reflexas somáticas e viscerais

Analisar os resultados das observações reflexas somáticas e viscerais

MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais:

1. Bocal de caneta;

2. Lenço de papel;

3. Martelo de borracha;

4. Lanterna

Métodos:

O experimento realizado teve como objetivo geral, estudar ações reflexas somáticas e reflexos autonômicos decorrentes de estímulos aplicados em partes específicas do corpo da espécie Homo sapiens. Em que foram observados diferentes respostas (arcos reflexos) nas diferentes estimulações.

Primeiramente, foram observados os reflexos somáticos, o qual o primeiro a ser executado, foi o reflexo plantar, que em condições de normalidades, o executor eliciou um estímulo cutâneo (bocal de caneta) na superfície plantar, próximo ao lado medial, nos pés dos voluntários; observando como resposta a flexão plantar e a flexão dos dedos.

O segundo reflexo somático a ser observado, foi o reflexo corneal em que o executor tocou delicadamente com a ponta de um lenço de papel, na córnea dos voluntários constatando como resposta, um leve incômodo. Logo após tocar a córnea, tocou-se na esclerótica, tendo como resultado da ação, ardor e cócegas.

O terceiro reflexo testado, reflexo patelar, induziu-se um martelo de borracha no ligamento patelar, do voluntário sentado, de forma que suas pernas balançassem livremente, esse ato foi repetido em vários ângulos observando supostamente em qual destes, o reflexo obtinha maior intensidade. Posteriormente, ainda testando o reflexo patelar, fazendo uso da manobra de Jendrassik, que consiste em agarrar fortemente as mãos e puxar em sentidos opostos verificou-se como decorreu o reflexo patelar, de modo que observou que este diminuiu, ao se utilizar da manobra.

O quarto reflexo somático testado, foi o reflexo aquileu, onde o voluntário se posicionou de joelhos em um banco do laboratório, de modo que o pé se encontrou relaxado livremente, e prosseguiu-se com a percussão do martelo no tendão de Aquiles, observando como decorrência, a flexão plantar dos dois pés de cada voluntário.

O quinto reflexo testado foi o reflexo tricipital, onde o voluntário ficou com o braço repousado nas mãos do examinador, verificando que o antebraço balançasse livremente, para só então bater o martelo de borracha sobre o tendão de inserção do tríceps braquial, bem proximal ao cotovelo. Houve um reflexo de estiramento do antebraço.

Após observar os reflexos somáticos em algumas partes do corpo, verificou-se, por conseguinte alguns reflexos autonômicos. O primeiro foi o reflexo fotomotor, o primeiro passo foi o voluntário perdurar, por alguns minutos, o olhar fixamente para uma lâmpada; o examinador observou o centro da íris o diâmetro da pupila de cada olho, que no caso ocorreu a miose(contração)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com