TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações Reflexas Somáticas E Viscerais Na Espécie Humana

Artigos Científicos: Ações Reflexas Somáticas E Viscerais Na Espécie Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  2.930 Palavras (12 Páginas)  •  4.246 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA

FISIOLOGIA PARA MEDICINA

PROFª DRA. WALDILLENY RIBEIRO DE ARAÚJO MOURA

AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS NA ESPÉCIE HUMANA

Alice Ribeiro Feitosa

Ana Letícia Ramos

Flávia Vanessa Esteves

Laísa Allen Gomes

Maria Clara Serzedo

Renata Santos Martins

Teresina – PI

Maio / 2014 

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. MATERIAL E MÉTODO 4

3. RESULTADOS 5

3.1. REFLEXOS SOMÁTICOS 5

3.2. REFLEXOSVISCERAIS 9

4. DISCUSSÃO 11

5. CONCLUSÃO 15

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

1. INTRODUÇÃO

O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a perceber as variações dos meios interno e externo, a difundir as modificações que essas variações produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilíbrio interno do corpo (homeostase). Portanto, são os sistemas envolvidos na coordenação e regulação das funções corporais. Além disso, o Sistema Nervoso apresenta duas divisões funcionais: o Sistema Nervoso Somático (da vida de relação) e o Sistema Nervoso Visceral (da vida vegetativa). Nesse contexto, os atos reflexos dos sistemas nervosos somático e visceral são exemplos de formas de manutenção da homeostase corporal.

Um ato reflexo trata-se de uma reação automática do organismo a um estímulo externo. Os neurônios sensitivos ou aferentes, cujos corpos estão nos gânglios sensitivos, conduzem à medula ou ao tronco encefálico, impulsos nervosos originados em receptores situados na superfície (por exemplo, na pele) ou no interior (vísceras, músculos e tendões) do animal. Os prolongamentos destes neurônios ligam-se diretamente ou por meio de neurônios de associação aos neurônios motores ou motores (somáticos ou viscerais), os quais levam o impulso a músculo ou a glândula, formando-se assim, arcos reflexos mono ou polissinápitcos (MACHADO, 1993).

É importante que se conheça os reflexos observados em condições normais no ser humano quando determinados estímulos são aplicados em partes específicas de seu corpo. A partir dessa observação pode-se perceber a integridade das estruturas que compõe o arco reflexo e a presença ou ausência de alterações na resposta reflexa permitem investigar uma suspeita de lesão neurológica. Utilizando-se da checagem de ações reflexas pode-se investigar, por exemplo, o grau de facilitação das regiões superiores do sistema nervoso central sobre o centro de associação de determinado arco reflexo.

Os reflexos podem ser de integração a nível de medula, como os reflexos de estiramento, envolvendo além da via aferente e da via eferente, interneurônios, os neurônios de associação na medula, ou podem ser de integração a nível de tronco encefálico, como os reflexos viscerais: reflexo córneo-palpebral, lacrimal, fotomotor direto, fotomotor consensual e reflexo do vômito, por exemplo. Segundo Machado (2006), as fibras para essas conexões podem passar através da formação reticular ou do fascículo longitudinal medial, que é o fascículo de associação do tronco encefálico, correspondendo ao fascículo próprio da medula.

Eles são importantes socialmente para manter a postura, promover movimentos delicados sem falhas ou tremores, além de proteger áreas sensíveis a objetos ou agentes patógenos, prejudiciais, portanto. Assim, tendo a presença das ações reflexas na espécie humana tanto em fins diagnósticos, quanto de vida social, objetiva-se estudar algumas manifestações reflexas (atos reflexos) somáticos e viscerais.

2. MATERIAL E MÉTODO

Vide roteiro de trabalhos experimentais.

3. RESULTADOS

3.1. REFLEXOS SOMÁTICOS

3.1.1. Reflexo plantar

Tabela 1. Reflexo Plantar – Teresina, 2014

Estudante Resultados

1 Não ocorreu extensão do hálux, leve flexão dos dedos

2 Não ocorreu extensão do hálux

3 Não ocorreu extensão do hálux

4 Não ocorreu extensão do hálux

5 Flexão plantar dos dedos

6 Não ocorreu extensão do hálux

7 Não ocorreu extensão do hálux

8 Não ocorreu extensão do hálux

9 Não ocorreu extensão do hálux

10 Flexão plantar dos dedos

11 Flexão plantar dos dedos

12 Leve flexão plantar dos dedos

Fonte: Pesquisa direta. Laboratório do Departamento de Biofísica e Fisiologia da UFPI. Turma de Medicina.

3.1.2. Reflexo corneal

Tabela 2. Reflexo Corneal – Teresina, 2014

Estudante Resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com