TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOQUIMICA

Projeto de pesquisa: BIOQUIMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

1.Introdução

Os protistas são as algas unicelulares e os protozoários. A célula de um protista é semelhante às células de animais e plantas, mas há particularidades. Os plastos das algas são diferentes dos das plantas quanto à sua organização interna de membranas fotossintéticas. Ocorrem cílios e flagelos para a locomoção. Alguns protozoários, como certas amebas, têm envoltórios protetores, as tecas. Os radiolários e heliozoários possuem um esqueleto intracelular composto de sílica. Os foraminíferos são dotados de carapaças externas feitas de carbonato de cálcio. As algas diatomáceas possuem carapaças silicosas. Os protistas podem ainda ter adaptações de forma e estrutura de acordo com o seu modo de vida: parasita, ou de vida livre.

Protozoários são seres microscópicos, eucariontes e unicelulares. Quando dividimos os seres vivos em Animais e Vegetais, os protozoários são estudados no Reino Animal e os fitoflagelados – que são protozoários – são estudados no Reino Vegetal. Os protozoários constituem um grupo de eucariontes com cerca de 20 mil espécies. É um grupo diversificado, heterogêneo, que evoluiu a partir de algas unicelulares.

A classificação dos protozoários baseia-se fundamentalmente nos tipos de reprodução e de organelas locomotoras. A locomoção se faz por batimento ciliar, flagelar, por emissão de pseudópodos e até por simples deslizamento de todo o corpo celular. Em alguns ciliados há, no lugar do citoplasma, filamentos contráteis, os mionemas. Os pseudópodos, embora sendo expansões variáveis do citoplasma, podem se apresentar sob diferentes formas.

03

2. Objetivos

- Observar algumas lâminas de alguns protozoários no microscópico óptico.

- Aprender a manusear o aparelho microscópico.

- Identificar os diferentes tipos de protozoários.

- Analisar as estruturas observadas na lâmina.

- Comparar a morfologia das estruturas observadas.

- Estimular e incentivar alunos e professores de ciências e biologia à inclusão e

melhoria de aulas práticas em seus programas.

04

3. Materiais e Métodos

3.1. Material

- Lâminas com amostras de protozoários

- Microscópico óptico

3.2. Métodos

Com todos os materiais disponíveis, foi iniciado o processo de preparação de lâminas com amostras de protozoários de algumas espécies.

Os alunos formarão equipes de três pessoas e farão rodízios com as lâminas, analisando as estruturas.

As lâminas observadas apresentavam cinco tipos diferentes de protozoários, são eles:

Amoeba proteus

Euglena viridis

Plasmodium

Paramecium

Vorticela

05

4. Resultados e Discussão

Foi observado nas lâminas algumas espécies de protozoários, são elas Amoeba proteus, Euglena viridis, Plasmodium, Paramecium,Vorticela.

Os protistas são organismos unicelulares que não são plantas, nem animais ou fungos. Aqui, vemos um dos seus mais primitivos arquétipos - a Amoeba proteus - que captura presas "engolindo-as" por intermédio da formação de pseudópodes (expansões citoplasmáticas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com