TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOQUÍMICA DA ATIVIDADE MUSCULAR

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA DA ATIVIDADE MUSCULAR

Questão 1: Alternativa 2. A artrose é uma doença das articulações e, ao contrário de muitas outras formas de artrite (tais como artrite reumatoide e lúpus sistêmico) a artrose não afeta outros órgãos do corpo. Desse modo a atividade da enzima CK não sofre interferência, já que não está presente nas articulações.

Questão 2: Alternativa 4. Diferente do que se afirma na alternativa, as macro CK podem ser encontradas no sangue de duas formas: macro CK tipo 1 e macro CK tipo 2. A tipo 1 é um complexo de CK-BB, estando presente no cérebro, ou CKMM, estando presente no músculo esquelético, ligado a IgG ou IgA. A macro CK tipo 2 é um complexo oligomérico de origem mitocondrial.

Questão 3: Alternativa 3. A alternativa diz que a prática do exercício físico causa queda no nível de aldolase, entretanto, na realidade, ocorre o aumento do nível de aldolase.

Questão 4: Alternativa 2. A presença da isoenzima macromolecular denominada macro CK pode induzir a elevação crônica da atividade sérica da CK em pacientes assintomáticos. Assim, quando a atividade da enzima aldolase, que também se encontra presente no músculo esquelético, apresenta valor dentro do intervalo de referência, concomitante com a elevação da atividade da CK em pacientes assintomáticos, sugere-se a pesquisa da macro CK.

Questão 5: Alternativa 1. A alternativa está correta, sendo justificada na questão 2.

Questão 6: Alternativa 3. O termo CK-MB massa se trata da quantificação direta da enzima CK-MB ao invés da medida da atividade da enzima. As metodologias para dosagem da CK-MB massa não sofrem influência da macro CK.

Questão 7: Alternativa 1. A atividade da enzima AST encontra-se elevada em processos de acometimento muscular, hemólise, doenças hepatocelulares agudas e crônicas, como hepatites, câncer hepático e colestase. Apresenta elevada sensibilidade para diagnóstico de doenças cardíacas, mas não é específica. Por conta disso, o uso deste marcador foi abandonado, em razão da introdução de novos marcadores com maior sensibilidade e especificidade.

Questão 8: Alternativa 3. A atividade de DHL é encontrada nas doenças do miocárdio, hemólises, doenças malignas, hepática e pulmão. É composta pela união de monômeros que podem ser de tipo H (miocárdio) ou M (músculo esquelético) o que resulta na possibilidade de formação de cinco isoenzimas. No infarto agudo do miocárdio (IAM), os níveis séricos de DHL elevam-se entre 12 a 24 horas após o início do quadro, atingindo um pico numa fase mais tardia do IAM, ao redor de 72 a 96 horas. Diferentemente da troponina, que age de maneira mais rápida (dentro das primeiras 24h), devido as moléculas que se ligam ao filamento fino (actina) da fibra muscular estriada, sendo fundamental no processo de contração muscular por controlar a interação do filamento fino ao filamento grosso (miosina). Logo, as formas cardíacas das troponinas são consideradas marcadores bioquímicos de maior sensibilidade e especificidade dos padrões no IAM.

Questão 9: Alternativa 3. A mioglobina é uma proteína presente no músculo esquelético e cardíaco. Os métodos laboratoriais atualmente disponíveis que realizam a dosagem de mioglobina, não são capazes de distinguir a molécula originária do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com