TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mecanismo da contração muscular nas atividades físicas

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.349 Palavras (14 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CAMPUS SANTOS/RANGEL

CURSO FARMÁCIA

O MECANISMO DA CONTRAÇÃO MUSCULAR NAS ATIVIDADES FÍSICAS.

SANTOS

2014

 

O MECANISMO DA CONTRAÇÃO MUSCULAR NAS ATIVIDADES FÍSICAS.

                                                             Trabalho de nota para NP2 de graduação

                                             em Farmácia UNIP/SANTOS/

                                                       RANGEL da disciplina de Biologia

                                           

SANTOS

2014

Resumo

      Tudo é composto por células, seres unicelulares e multicelulares, o corpo humano é denominado multicelular, pois existem vários tipos de células específicas para compor cada parte e função do corpo.

      O agrupamento destas células se transforma em tecidos e os quatro principais tecidos são os epitélios, os conjuntivos, nervoso e o muscular.

Para que ocorra a movimentação é necessário o tecido muscular ele é subdividido em não estriado (liso), estriado esquelético e cardíaco.

Cada divisão do músculo está ligada a alguma parte do corpo, como revestimento ou formação de órgãos, ou na composição da musculatura corporal, na passagem de informações para o funcionamento do corpo.

      O músculo esquelético que está ligado a ossos por tendões, é constituído de fibras, as fibras são multinucleadas e os núcleos ocupam posições próximas da periferia da fibra. O músculo esquelético contém abundante suprimento de mitocôndrias que são vitais para o fornecimento de energia química, na forma de ATP, ao sistema contrátil, ou seja, a energia necessária para que ocorra o movimento de contração.

     Enfim a contração muscular nas atividades físicas envolve cada parte dos tecidos e cada divisão do Músculo, atuando através de sinais eletroquímicos provenientes do sistema nervoso, que causam alterações no interior da fibra intramuscular.

Sumario

  1. Introdução.................................................................................................4
  2. Metodologia...............................................................................................5
  3. Resultados e discussão............................................................................6
  1. Divisão do tecido muscular.......................................................................7
  2. A estrutura muscular fornece o compreendimento para o mecanismo de contração................................................................................................11

4 Conclusao..................................................................................................17

5 Referencia.................................................................................................18


  1. Introdução

O corpo humano, assim como os demais seres vivos é formado por células de vários tipos e de várias funcionalidades, é ocorrem também nos multicelulares o agrupamento das células, onde tais grupos que saem do mesmo embrião desempenham funções distintas.

No entanto ser multicelular não significa possuir tecidos, pois existem multicelulares que, apesar de haver certa divisão de trabalho entre células, os grupos não chegam a formar tecidos, como por exemplo, fungos, algas multicelulares e esponjas.

É através da junção de células que se formam os tecidos, os órgãos ou sistemas.

Os quatro tipos de tecidos mais importantes são os epitélios, os conjuntivos, nervoso e o muscular.

O tecido muscular que por meio de contrações e distensões, possibilita o movimento do corpo, ele é dividido em não estriado (liso), estriado esquelético e cardíaco.

Os conjuntos do tecido muscular, junto a estímulos do tecido nervoso realizam a contração muscular, que são estimulados através de mensagens provenientes de vontades e do meio ambiente.

Este estudo foi realizado com o objetivo de entender o mecanismo da contração muscular em atividades físicas.

  1. Metodologia

      Este estudo foi realizado através de consultas em livros e sites de busca.

      Tendo como palavras chave: Tecidos, Tecido Muscular, Tecido Muscular e seus movimentos de contração e Células.

3. Resultados e discussões

      No corpo humano existem muitos tipos de células (multicelulares), com funções e formas diversas, onde ocorre à formação de grupos para realizarem determinadas funções, passando assim a ocorrer uma divisão de trabalhos entre células, cada conjunto constitui de um tecido.

As células de um tecido são da mesma origem de embriões sendo também interdependentes, porem cada tecido é formado não só de células, mas também por substâncias intercelulares que são produzidas por suas próprias células.

      Os tecidos quando reunidos podem formar órgãos.

São divididos em quatro grupos: Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo, Tecido Nervoso e Tecido Muscular.

  • Tecido Epitelial- São formados por células justapostas, onde se encontra pouca substancias intercelular, são desprovidos de vasos sanguíneos, tem como principal objetivo revestir e proteger o corpo e geralmente são divididos em: de revestimentos ou glandular; Sendo Simples quando é formado por uma só camada de células, Estratificado quando é formado por mais camadas de células e Pseudo-estratificados quando formados por única camada de células de tamanhos diferentes.
  • Tecido Conjuntivo- São formados por células mais afastadas e ricos em substancias intercelular, células mesenquimatosas (capazes de formar qualquer outro tecido conjuntivo), são divididos em: Tecido Frouxo (fibras pouco compactadas), Tecido Denso (fibras bem compactadas), Tecido Adiposo (rico em células de gordura) e Tecido Hematopoiético (células do sangue). Pode ser encontrado por todo o corpo tendo como principais funções unir e sustentar órgãos do corpo.

  • Tecido Nervoso- É dividido em sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) e em Sistema Nervoso Periférico (nervos e gânglios nervosos) tendo como células principais os neurônios, que não são todos iguais, porém com acentuada semelhança entre todos, e células de glia para manutenção e defesa. É capaz de receber estímulos e conduzir a informação para outras células através de impulso nervoso.
  • Tecido Muscular- As células do tecido muscular, através de suas fibras são alongadas e com grande quantidade de filamentos citoplasmáticos que atuam na contração, dando assim movimentos ao corpo. São divididos em três tipos de tecidos: Não Estriado, Estriado Esquelético e Estriado Cardíaco.  

A figura a seguir demonstra a classificação dos tecidos em um órgão humano.

[pic 1]

Fonte: em 23 de maio de 2014.

  1. Divisão de tecido muscular.  

     Os três tipos de tecidos da divisão do tecido muscular (Não Estriado, Estriado Esquelético e Estriado Cardíaco) são constituídos de células alongadas chamadas de mio fibras ou fibras musculares especializadas na contração muscular, a contração das fibras musculares esqueléticas, ocorre o encurtamento dos sarcômeros: os filamentos de actina “deslizam” sobre os de miosina, graças a certos pontos de união que se formam entre esses dois filamentos, levando à formação da actomiosina. A molécula de miosina tem o papel de “quebrar” (hidrolisar) o ATP, liberando a energia necessária para a ocorrência de contração. A energia da hidrolise do trifosfato de adenosina (ATP) é transformada em energia mecânica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (390 Kb)   docx (889 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com