TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacia Do Guarapiranga

Monografias: Bacia Do Guarapiranga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Bacia Do Guarapiranga

A Bacia Hidrográfica do Guarapiranga tem uma área de drenagem de 640 km² (63.911 hectares) e localiza-se a sudoeste da RMSP. Fazem parte dessa bacia áreas parciais

dos municípios de Cotia, Embu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, São Paulo e integralmente a área do município de Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra. Inicialmente conhecida por Represa de Santo Amaro, Guarapiranga teve sua construção iniciada em 1906 pela São Paulo Tramway, Light and Power Company e inaugurada em 1908, sua finalidade era, originalmente, atender às necessidades de produção de energia elétrica na Usina Hidrelétrica de Parnaíba. Em 1928, com o crescimento da região metropolitana de São Paulo, Guarapiranga passou a servir como reservatório para o abastecimento de água potável. A represa tem área de 2.600 hectares (4% da área da bacia).

Nesta área são encontrados os seguintes ambientes, de acordo com o iSa (2006): Mata

atlântica secundária em estágio inicial e médio de regeneração – corresponde a 9.110 ha (14,3%) da bacia e é encontrada em todas as sub-áreas; Mata atlântica primária ou

secundária em estágio avançado de regeneração corresponde a 12.892 ha (20,2%) da

bacia e está concentrada na porção sul, sudeste e sudoeste; mata ciliar está restrita à

porção sul do reservatório; áreas de várzea e brejo – correspondem a 1.412 ha (2,2%) da

bacia e estão concentradas na porção sul e oeste. O índice pluviométrico anual entre 1600 e 2000 milímetros.

O lançamento de esgoto levou ao aparecimento de algas e o comprometimento da qualidade do manancial e da água para abastecimento humano, obrigando a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) a investir pesadamente em programas de tratamento para minimizar o problema que já estava grave.

Atualmente, 800 mil famílias vivem na Bacia do Guarapiranga, sendo que uma parcela, vive clandestinamente. Cerca de 3,8 milhões da população de SãoPaulo é abastecida pela represa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com