TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BioCel

Dissertações: BioCel. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 2

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E GENÉTICA DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR QUESTIONÁRIO 1ª2ª AVALIAÇÃO

I. COMUNICAÇÃO CELULAR

1. O que se entende por ligante em um sistema de comunicação celular?

Ligante é a molécula que representa o sinal químico. São moléculas sinalizadoras que se ligam aos receptores. Moléculas receptoras são capazes de reconhecer especificamente um ligante e desencadear uma resposta celular quando unidos.

2. Didaticamente, distinguem-se 3 tipos de comunicação celular. Cite-os e justifique.

COMUNICAÇÃO HORMONAL – Podem atingir células a longas distâncias através do transporte de hormônios produzidos por órgãos especializados (glândulas endócrinas) e transportados pela corrente sanguínea até a célula alvo desencadeando a resposta. Tem a característica de ser relativamente lenta e dependem da difusão e do fluxo sanguíneo, além da especificidade da natureza química e sua resposta é, geralmente, a liberação ou inativação de secreções. Desses, podemos destacar os hormônios HIDROSSOLÚVEIS: adrenalina e insulina, que tem uma ação rápida e de breve duração. E os LIPOSSOLÚVEIS, geralmente de resposta lenta e de longa duração, como os esteróides: progesterona, estrógeno, testosterona T3 e T4.

COMUNICAÇÃO PARÁCRINA – São comunicações entre células vizinhas a partir da secreção da substância fora da corrente sanguínea para atingir células a curtas distâncias, através do mediador químico de ação local, como a prostaglandina ou o óxido nítrico. A substância secretada pode atingir a célula vizinha e/ou a própria célula que secretou, denominado de autócrina.

COMUNICAÇÃO NEUROSIMPÁTICA – Acontecem a partir da secreção de moléculas neurotransmissoras e ocorrem nas sinapses, estruturas muito especializadas que conectam uma célula nervosa a outra (neurônios) ou com células musculares ou glandulares. As sinapses podem ser elétricas, sem mediadores químicos, sem modulação e rápidas. E as químicas, com a presença de mediadores químicos, controle e modulação da transmissão e geralmente lenta.

3. Como explicar que a comunicação hormonal é um processo lento?

É um processo lento porque os hormônios, produzidos por órgãos especializados, caem na corrente sanguínea e esperam ser capturados pelas células que possuem os receptores específicos através da difusão. Geralmente a produção desse hormônio ocorre a certas distâncias das suas células alvo.

4. Compare o tempo de resposta mediada entre os hormônios lipossolúveis e os hidrossolúveis e justifique.

Os hormônios lipossolúveis são processados e solubilizados através de lipídios, por isso podem permanecer na corrente sanguínea por horas ou dias, enquanto os hidrossolúveis são eliminados mais rapidamente do corpo por isso precisam ter uma ação rápida.

5. A resposta a um sinal químico pode variar conforme as características do receptor. (X ) Certo ( ) Errado Justifique.

Justifique.

O corpo possui um conjunto específico e geneticamente programado de receptores para numerosos sinais químicos que ativam ou inibem as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com