TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biocel II

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

1a Avaliação a Distância – 2014/1 Disciplina: BIOLOGIA CELULAR II Data limite para postagem da AD1 exclusivamente on line pelos alunos: 01/03/2014 NÃO SERÃO ACEITAS PROVAS ENTREGUES EM PAPEL NEM ENVIADAS POR EMAIL. AS CÓPIAS DIRETAS DE PÁGINAS DA INTERNET OU DE LIVROS NÃO SERÃO ACEITAS! REDIJA SUA PRÓPRIA RESPOSTA.

1. O ATP, essencial para as atividades celulares, é produzido pelas mitocôndrias. Alguns tipos de células possuem mais mitocôndrias do que outros. Isso acontece, por exemplo, com as células musculares cardíacas, que possuem muito mais mitocôndrias que as células do epitélio intestinal. Por que será que isso acontece? (2,0)

R.: Uma vez que A função principal das mitocôndrias é a síntese de ATP, por isso, quanto mais energia uma célula necessita mais mitocôndrias ela terá. É o caso da célula muscular cardíaca, que necessita de ATP constantemente para que o coração esteja sempre batendo, já o enterócito acaba necessitando de uma quantidade menor, pois mantém uma atividade basal nos momentos em que não está sendo feita absorção dos alimentos digeridos.

2. A membrana mitocondrial interna é rica em um tipo específico de lipídeo: a cardiolipina.

a) O que a cardiolipina tem de muito diferente dos outros lipídeos de membrana? (1,0)

R.: É um fosfolipídio que contém quatro caudas de ácido graxo, em vez das duas encontradas normalmente nos demais fosfolipídios.

b) Que consequência isso tem para as características particulares da membrana mitocondrial interna? (1,5)

R.: O grau de impermeabilidade da membrana mitocondrial interna, principalmente aos íons, é muito alto quando comparado a outras membranas biológicas.

3. Todas as plantas são capazes de fazer fotossíntese. Neste conjunto complexo de reações, a clorofila é fundamental. Esta afirmação é verdadeira? (0,5) Justifique sua resposta. (2,0)

R.: A resposta pode ser SIM ou NÃOo, de acordo com a justificativa.

Sim. (0,5) A clorofila é o pigmento responsável por iniciar o processo de transdução da energia luminosa em energia química contida nas moléculas de ATP e NADPH (1,5). Mas existem outros pigmentos fotossintetizantes, além da clorofila, como os carotenoides (0,5),

mas esses não são encontrados no centro de reação fotoquímica, de modo que não conseguem sozinhos converter a energia luminosa em química, E, não são conhecidas plantas que possuam exclusivamente carotenoides. OU Não (0,5), as algas vermelhas realizam fotossíntese e não possuem clorofila (2,0).

4. No esquema abaixo as mitocôndrias estão coloridas em vermelho e os cloroplastos em verde. De acordo com esta informação, qual dos esquemas representa corretamente:

a. uma célula eucariota anaeróbica. (1,0)

R.: C. Possui núcleo individualizado a não possui mitocôndrias.

b. uma célula eucariota aeróbica. (1,0)

R.: B e D. Possuem núcleo individualizado e mitocôndrias. Pode ser que coloquem só a célula B aqui e não tem problema a pontuação também deve ser dada.

c. uma célula eucariota fotossintética. (1,0)

R.: B. Possui núcleo individualizado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com