TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario de biocel que ajuda muito

Por:   •  12/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.868 Palavras (16 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 16

Questionário de Biologia Celular – Prova II

1. Comente as características do Complexo de Golgi e as suas funções

R: É uma organela intra-celular no formato de sacos alongados e achatados que estão justapostos, que tem origem na membrana do RE. É polarizado, possuindo uma face CIS aonde as vesículas chegam e que está voltada para o RE, e uma face TRANS por onde as vesículas saem (exocitose), entre essas faces estão dispostas as cisternas cis, cisterna mediana e cisterna trans, sabe-se também que não há uma elo físico entre essas partes, assim sendo, ocorre transporte vesicular. A membrana do CG é formada por fosfolipídios distribuídos em bicamada (estão presentes proteínas, enzimas e proteínas integrais), e na sua luz encontramos monossacarídeos que são ativados por nucleotídeos, polissacarídeos e proteínas de secreção. Suas funções são: Processamento final de substâncias vindas do RE, biossíntese de glicosaminoglicanos (GAG’s sulfatadas), Montagem de proteoglicanos e endereçamento de substâncias.

2. O que são Proteínas CopI, CopII, RAB, SNARE?

R: As proteínas COP são proteínas que revestem a superfície da membrana e permitem a formação da vesícula, a CopI está relacionada com o transporte vesicular do CG para o RE, enquanto que a CopII está relacionada com o transporte vesicular do RE para o CG. As proteínas RAB são responsáveis pelo transporte vesicular até as membranas alvo. As proteínas SNARE’s atuam na fusão da vesícula com a membrana alvo, a t-Snare está presente na membrana alvo, enquanto que a v-Snare está presente na membrana da vesícula.

3. Explique a via Anterógrada e Retrógrada.

R: A via anterógrada é o transporte vesicular no sentido RE para o CG, com auxílio da proteína CopII. A via Retrógrada é o transporte das substâncias com a seqüência (KDEL – proteína residente no RE) no sentido CG para o RE, auxiliada por CopI lembrando que as vesículas são fundamentais em todo o processo de transporte.

4. O que é glicosilação? Explique o tipo que ocorre no C.G.

R: Glicosilação é o processo de adição de monômeros de açucares às proteínas e lipídeos que formará assim glicoproteínas e glicolipídeos. À medida que o oligossacarídeo passa pelo CG há uma modificação (remoção ou adição de manose, adição de outros açucares) formando oligossacarídeos complexos. No CG o tipo de glicosilação que ocorre é a O-ligados enquanto que no RE é do tipo N.

5. Explique: Via Biossintética Secretora Constitutiva e Regulada, dê exemplos.

R: A via constitutiva funciona assim, a célula irá produzir compostos e ao mesmo tempo ela irá liberá-los para o meio externo, como exemplo dessa via podemos citar os fibroblastos. A via regulatória produz os seus compostos porém não irá liberá-los até que receba um estímulo, por exemplo através de um receptor de membrana, exemplo células do pâncreas – insulina e glucagon.

6. Comente de modo geral Complexo Lisossômico.

R: Os lisossomos são organelas esféricas que possuem em seu interior enzimas hidrolases como, glicolases, lípases, nucleases, proteases e fosfatases, que possuem a capacidade de degradar compostos, na sua membrana possui uma Bomba de Próton que bombea para dentro do complexo íons H+ o que leva o pH dessa região ficar por volta de 5,0. Antes de se tornarem lisossomos, eles são conhecidos como endossomos primários e tardios, nesse endossomos a o ph é baixo porém não tão baixo quanto no lisossomo, devido a esse conjunto de organelas é que chamamos de Complexo lisossômico.

7. O que é exocitose?

R: Exocitose é a via pela quando há fusão de vesículas secretoras com a membrana plasmática (liberando o conteúdo interior no meio extra-celular). Podemos citar as células caliciformes que são ricas em REG e CG pois secretam glicoproteínas.

8. Relacione Clatrina e Complexo Lisossômico. Comente também a organização da clatrina.

R: Quando as proteínas do CG se associam a M-6-P, elas são direcionadas ao CL, então o receptor de M6P reconhece a proteínas e então clatrina aparece para ajudar a formação da vesícula e permanece até a mesma estar formada, depois de formada a clatrina se desassocia e a vesícula é direcionada para o CL e o receptor é reciclado.

9. Explique a via endocítica.

R: É a via que toda vesícula que se forma na superfície de membrana e pode ocorrer com clatrina, como exemplo podemos citar o colesterol (LDL encontra o receptor de LDL e é endocitado, assim a clatrina se associa para ajudar na formação da vesícula e depois se desassocia. No interior do citossol o LDL é encaminhado para os endossomos tardios e o receptor direcionado a membrana celular novamente.

10. Diferencie e comente endocitose de fase fluída e mediada por receptor.

R: O de fase fluída ou não seletiva ocorre o englobamento das partículas formando vesículas pinocíticas que se fundem no endossomas primários. Na mediada por receptor ou via seletiva de captação existem receptores, que atua como proteína adaptadora, que reconhecem as partículas a serem englobadas, como exemplo podemos citar o epidídimo.

11. Em relação a vesículas, qual a função da Dineína?

R: É importante para que haja o estrangulamento da membrana para a formação da vesícula.

12. Explique transcitose.

R: É quando ocorre a mudança de domínio da membrana por endocitose, pois o produto endocitado é desviado do CL, como exemplos podemos citar as células epiteliais e o transporte de Ac no leite materno para o R.N.

13. Explique a endocitose de vesículas que não são revestidas por clatrina.

R: Quando não à Clatrina auxiliando o processo, tem-se a ação de proteínas como as Caveolinas que encontram membrana regiões de balsas lipídicas (compostas por lipídeos glicoesfingolipídeos e proteínas ancoradas a GPI) e se associam, ou seja como não há presença da proteína adaptadora as caveolinas são atraídas, isso ocorre no músculo liso (Transporte de Ca2+ via caveolas).

14. Comente características do REL e suas funções.

R: É um sistema tubular sem ribossomos sem presença de ribossomos, associado a superfície, além de que há uma conexão física, sua função é a biossintese de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com