TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodiversidade Em Poças

Trabalho acadêmico: Biodiversidade Em Poças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Apesar de ser pouco conhecido o ecossistema da água doce é um muito rico. Alguns organismos podem te-lá como habitat por toda a vida e outros em algumas fases.É possível identificar e diferencia-los pela locomoção, estrutura morfológica entre outros.

- Bactérias

São seres unicelulares, podem ser encontrados em toda a parte.São um importante componente para o ecossistema aquático uma vez que eles servem de alimentos para protozoários,rotíferas e outras como citado na artigo de Karina Hisatugo (2002)

- Protozoários

“Os protozoários são uma reunião diversa de cerca de 80.000 organismos de célula única que possuem organelas celulares conjugadas a membranas típicas (eucarióticas) Como muitos são semelhantes a animais, sendo moveis e apresentando uma nutrição heterotrófica no passado esse grupo foi tratado como um filo único dentro do Reino Animal – o filo Protista” RUPPERT, B (2005).

- Vermes

Vermes são animais com o corpo alongado e/ou achatado e sem esqueleto interno ou externo. Não possuem membros, embora possam ter apêndices reduzidos na superfície para a locomoção. São encontrados em praticamente qualquer habitat, incluindo o mar, os rios e o subterrâneo. São os platelmintos, nematódeos e anelídeos e sanguessugas.

- Rotíferas

No artigo de Braz. J (2003) Encontra-se a seguinte citação sobre esse filo “São muito típicas em ambientes tropicas”. ”São organismos estrategistas, ou oportunistas, de pequeno porte, com ciclos de vida curtos e grande tolerância a uma variedade de fatores ambientais”. Alem dessas características elas possuem uma coroa ciliada que ajuda na locomoção e alimentação

- Insetos (Larvas de mosquitos)

As larvas de mosquito são sempre encontradas na água e não possuem nem pernas e nem asas. Apesar de serem aquáticas elas precisam repirar o oxigênio e por isso precisam chegar a superfície da água. Elas se alimentos de microplâncton, ou seja, bactérias, esporos de fungos, rotíferas e outras matérias orgânicas.

O objetivo principal desta pratica é identificar a quantidade e os diversos tipos de organismos presentes nas amostras diferentes de água.

Material e Métodos

- Três amostras de água doce

- Microscópio Óptico

- Lamina

- Lamínula

- Pipeta

Foram coletadas amostras de aquários, poças, rios. Nessas amostras foram incluídos três grãos de arroz para a proliferação dos micro-organismos.

Selecionaram-se três amostras diferentes.

discussão

A primeira amostra foi retirada de uma poça de uma meio fio no Grajaú.Nela estavam contidos três grãos de arroz e teria ela sido coletada a três dias. Nessa amostra não foram encontradas muita diversidade de vida porém foi possível identificar alguns paramécios que é um tipo de protozoário.Esse organismo é de fácil identificação pois se trata de um protozoário ciliado e pela sua locomoção que é muito peculiar ,o famoso “deslocamento em cone” livro Brusca e Brusca (2007).

A segunda amostra foi coleta de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com