TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodiversidade na Região Tropical

Tese: Biodiversidade na Região Tropical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Tese  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

A Biodiversidade na região tropical tem uma enorme importância, especialmente relacionada com a exploração racional desse recurso natural para produção de alimentos, fibra e produtos farmacêuticos.

O conhecimento desta biodiversidade, a sua importância e mecanismos de funcionamento tem uma relevância fundamental para a conservação. A biodiversidade neotropical está sendo ameaçada por inúmeras intervenções humanas. Florestas, rios, lagos, áreas alagadas da região neotropical são “centros ativos de evolução”. A perda da biodiversidade e a perda desses processos naturais causarão alterações irreversíveis nos mecanismos de funcionamento destes sistemas agravada pelo impacto das mudanças climáticas.

Quanto vale a biodiversidade da região neotropical? Estas questões e o futuro da conservação poderão ser encaminhados com aportes de conhecimentos da ciência e aplicação de tecnologias para reverter tendências e promover inovações.

Palavras-chave: Neotropicos, economia, biodiversidade, mudanças climáticas, processos.

1. Introdução

A partir da "membrana da Biosfera que cobre o planeta Terra" (Wilson, 2002), os neotrópicos têm uma importância imensa. A Biodiversidade no neotrópico é um grande repositório de informação genética. Nas florestas neotropicais, lagos, rios e áreas alagadas há o maior número de plantas e animais do planeta Terra. A Floresta Tropical Atlântica, apesar da redução de sua extensão nos últimos 20 anos, ainda é uma das maiores reservas mundiais de biodiversidade. (Wilson, 2008).

A Biodiversidade Neotropical tem uma enorme importância econômica além de sua relevância ecológica. Existe uma forte dependência humana sobre a biodiversidade. Como o projeto Millenium Ecosystem Assessment (MEA 2003) mostrou: alimentos, fibras, fármacos, regulação do clima, purificação de água - todos esses serviços são prestados por uma rede complexa de espécies, populações, comunidades e ecossistemas na Região Neotropical. “Para Margalef (1998), as várzeas de grande porte, grandes deltas internos da Amazônia, são centros ativos de evolução”. Isto tem sido demonstrado em diversos trabalhos e em muitos projetos desenvolvidos na Região Amazônica. Para proteger, explorar racionalmente e recuperar a biodiversidade, é necessário melhorar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com