TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biofísica

Ensaio: Biofísica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Ensaio  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 6

Nos fenômenos elétricos que ocorrem durante o potencial de ação celular, podemos afirmar de acordo com a figura a seguir que as letras a, b, c, d da figura representam, respectivamente:

Fonte: Morão, C.A. Abramov, D.M. Biofísica Essencial. Guanabara Koogan. 1ª ed. Rio de Janeiro, 2012, página 65.

Escolher uma resposta.

a. (a) despolarização; (a-b) repolarização, (a-c) hiperpolarização, (d) Restauração do potencial de ação celular: bombas sódio-potássio atuando.

b. (a) abertura de canais de potássio, (a-b) fechamento de canais de cloro, (a-c) restauração do potencial de ação celular, (d) abertura de canais de sódio.

c. (a) hiperpolarização, (a-b) restauração do potencial de ação celular, (a-c) despolarização, (d) fechamento de canais de cloro.

d. (a) repolarização, (a-b) hiperpolarização, (a-c) Restauração do potencial de ação, (d) despolarização.

e. (a) abertura de canais de cloro, (a-b) fechamento de canais de sódio, (a-c) despolarização, (d) restauração do potencial de ação celular.

Question 2

Notas: 1

A despolarização é a diminuição da diferença de potencial elétrico entre a superfície _________ e _________ da membrana celular, havendo a passagem de íons do pólo ________ para o _______. Na despolarização, o íon _______ entra na célula através da abertura de canais de sódio da membrana celular, desencadeando o potencial de ação da célula.

Assinale a alternativa que preencha respectivamente as lacunas do texto acima:

Escolher uma resposta.

a. externa; interna; negativo; positivo; potássio.

b. interna; externa; positivo; negativo; sódio.

c. anterior; posterior; negativo; positivo; sódio.

d. inicial; final; positivo; negativo; potássio.

e. inicial; final; positivo; negativo; sódio.

Question 3

Notas: 1

Assinale a alternativa correta em que se determine a sequência das etapas do processo doloroso:

Escolher uma resposta.

a. 1- Processo, 2- Transmissão Periférica, 3-Transmissão Central, 4- Percepção, 5- Córtex somatosensorial, 6- Região límbica. 7- Modulação.

b. 1- Região límbica, 2- Modulação, 3- Transmissão Periférica,4- Transmissão Central, 5- Córtex somatosensorial, 6- Percepção, 7-Processo.

c. 1- Modulação, 2-Córtex somatosensorial, 3- Transmissão Central, 4- Região límbica, 5-Processo, 6-Percepção, 7-Transmissão Periférica.

d. 1- Modulação, 2-Córtex somatosensorial, 3- Transmissão Periférica, 4- Transmissão Central, 5- Região límbica, 6-Processo, 7-Percepção.

e. 1- Córtex somatosensorial, 2- Modulação, 3- Transmissão Periférica,4- Processo, Transmissão Central, 5- Córtex somatosensorial, 6- Percepção, 7- Região límbica.

Question 4

Notas: 1

A Dor refere-se a uma experiência __________e __________desagradável, associada a um dano tecidual. Ela consiste em um sistema de _______ou _________do organismo, mostrando que deve ser ____________.

Assinale a alternativa que preencha respectivamente as lacunas do texto acima:

Escolher uma resposta.

a. motora, mecânica, dor - alerta, tratado.

b. emocional, motora, dor - dormência, evitado.

c. sensorial, emocional, alerta - defesa, tratado.

d. nova, sensorial, dor - dormência, tratado.

e. motora, sensorial, alerta - dor, evitado.

Question 5

Notas: 1

De acordo com os itens abaixo, assinale aquela que corresponde à definição de TENS:

Escolher uma resposta.

a. Canais iônicos ou transportadores ativos chamados bomba de sódio e potássio.

b. Tratamento fisioterápico da dor que envolve o uso de íons terapêuticos com efeito analgésico e inflamatório.

c. Estimuladores passiveis de bloquear a saída de cloro do interior da célula.

d. Terapia por estimulação elétrica nervosa transcutânea, onde íons terapêuticos com efeito analgésico, anti-inflamatório e antisséptico, tratam diferentes tipos de dores.

e. Estimulador via sistema muscular e sistema ósseo.

Question 6

Notas: 1

Com relação ao modo de aplicação das TENS, podemos afirmar:

A) Convencional ( ) modulação eletrônica aleatória (ciclos crescentes e decrescentes) de duração de pulso, frequência de pulso e amplitude de corrente.

B) Acupuntura ( ) emissão de trens de pulso e não

pulsos individuais.

C) TENS breve e intensa ( ) pulsos elétricos com duração longa,

baixa frequência e amplitude de corrente com estimulação sensorial e motora.

D) TENS burst ( ) emissão de pulsos elétricos com

duração longa, alta frequência e amplitude de corrente capaz de causar uma estimulação nociva.

E) TENS modulada ( ) pulsos elétricos com duração curta,

altas frequências e amplitudes de corrente que correspondem à estimulação sensorial.

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta de relação entre as colunas:

Escolher uma resposta.

a. E, D, B, C, A.

b. A, B, C, D, E.

c. C, A, D, B, E.

d. D, E, A, B, C.

e. E, B, D, A, C.

Question 7

Notas: 1

Ainda com relação às TENS, podemos afirmar que:

I) a amplitude da corrente é a corrente máxima apresentada pelo aparelho de TENS e medido em miliampere (mA).

II) no estimulador de corrente constante, a amplitude pré-estabelecida (80mA) fica no indicador digital e permanece constante durante o tratamento, independente da impedância do tecido.

III) uma vantagem do estimulador de corrente constante, é que ele emite níveis previsíveis de estimulação elétrica, tornando a terapia mais confortável para o paciente (sem oscilação de corrente).

Podemos afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. apenas a afirmação I está correta

b. as afirmações II e III estão corretas

c. as afirmações I e III estão corretas

d. Nenhuma das demais afirmações está correta.

e. as afirmações I, II e III estão corretas

Question 8

Notas: 1

A despolarização seletiva de grupos de fibras nervosas que levam o estímulo da pele (sistema periférico de dor) até o sistema nervoso central, afeta dois sistemas fundamentais de modulação da dor, conhecidos como Sistema de Comporta e Sistema Opioide.

Podemos afirmar que:

I- O efeito terapêutico e fisiológico da terapia TENS é o manejo da dor, porém não podem ser usados ajustes de parâmetros elétricos fundamentais como amplitude da corrente e duração do pulso, para diminuir ou suprimir a dor.

II-A energia elétrica dissipada por eletrodos na pele, despolariza nervos periféricos, que por sua vez, em contato com o nervo motor e nervo nociceptivo, ativam sistemas de comporta, favorecendo o manejo e a supressão da dor.

III- O sistema Opioide endógeno descendente (SOED) e o sistema cognitivo (SC) com as intervenções periférica e central causam a ativação do sistema de comporta espinhal. A estimulação de fibras A delta e C abre a comporta e dispara a ativação do SOED, que exerce sua função inibitória sobre os neurônios de dor.

É correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. as afirmativas I e II estão corretas.

b. somente a afirmativa I está correta.

c. nenhuma das afirmativas está correta.

d. somente a afirmativa III está correta.

e. as afirmativas II e III estão corretas.

Question 9

Notas: 1

Com relação ao sistema de comporta espinhal relacionado à sensação dolorosa, podemos afirmar que:

I) O sistema de comporta de dor relata que os impulsos neurais vindos da pele para a medula espinhal através de fibras A-delta e fibras C, diminuem ou aumentam o fluxo de impulsos para os centros superiores no cérebro.

II) O sistema de comporta espinhal pode ser fechado (diminuindo os impulsos) ou aberto (aumentando os impulsos). Quando a comporta está fechada, significa que não há estímulo doloroso chegando até o cérebro, o que resulta em alívio de dor.

III) As TENS não estão envolvidas no fechamento da comporta espinhal para diminuição e controle da dor, pois fibras nervosas relacionadas à dor precisam ser bloqueadas de modo que os impulsos nociceptivos alcancem o cérebro (área do córtex cerebral) e bloqueiem outro sistema modulador de dor, chamado sistema opioide.

A partir de sua leitura das afirmativas, assinale a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. As afirmativas I e III estão corretas.

b. Apenas a afirmativa I está correta.

c. As afirmativas I e II estão corretas.

d. As afirmativas II e III estão corretas.

e. Todas as afirmativas estão corretas.

Question 10

Notas: 1

O sistema opioide é um sistema de modulação de dor presente em nosso organismo conhecido como SOED (Sistema Opioide Endógeno Descendente). Assim, temos dois sistemas e intervenções de modulação central exercendo um forte efeito supressor ou amplificador sobre a dor, conhecidos como: Sistema Opioide Endógeno Descendente (SOED) e Sistema Cortical (SC).

Podemos afirmar que:

I- O Sistema Opioide Endógeno Descendente (SOED) exerce efeito inibitório (de fechamento de comporta) descendente (do Sistema Nervoso Central para Medula Espinhal), e seu efeito se dá por meio da liberação de substâncias Opioides endógenas semelhante à droga morfina (endorfinas), liberadas na corrente sanguínea e presentes no líquido cerebroespinhal.

II- Estimulação do SOED por intervenção periférica similar à descrita anteriormente (estimulação elétrica) para fechar a comporta. A intervenção de um profissional é disparar por meio elétrico uma ativação de fibras A-delta e fibras C (aumentando o número de impulsos nervosos) ao longo das fibras nervosas, com a finalidade de abrir completamente a comporta e, então, aumentar a dor do paciente. Aqui o efeito resultante dessa “mensagem dolorosa induzida e aumentada” é disparar o SOED, que por sua vez, responde suprimindo a dor de maneira gradual por meio de um “feedback negativo” (impor mais dor ao sistema para finalmente inibir os neurônios de dor). Essa intervenção corresponde a Terapia de dor por TENS.

III- Já o Sistema Cortical (ou SC) refere-se às respostas cognitivas (pensamentos) e emocionais do paciente frente a eventos e situações dolorosas. O SC pode ativar o SOED que então inibe a dor agindo sobre os neurônios de dor. A ativação do SC dispara a excitação do SOED, que fecha a comporta, suprimindo a dor. Ainda a modificação positiva de pensamentos pode levar a uma melhora na resposta emocional do paciente à dor. Desta forma, raiva, ansiedade, frustração inibirão o SC, podendo amplificar ainda mais a dor.

De acordo com as afirmações acima, podemos afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Somente I está correta.

b. Nenhuma das afirmativas está correta.

c. Somente III está correta.

d. Somente I e II estão corretas.

e. As afirmativas I, II e III estão corretas.

...

Baixar como  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »