TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioinformática

Seminário: Bioinformática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Seminário  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

No presente artigo, “Recursos de bioinformática aplicados às ciências ômicas como genômica, transcriptômica, proteômica, interatômica e metabolômica” os autores Espindola, et al, trazem uma revisão bibliográfica sobre as novas ciências ômicas que puderam ser mais detalhadas a partir do surgimento da tecnologia computacional.

As ciências ômicas são sistemas biológicos que interagem em diferentes áreas do conhecimento, como a bioquímica, genética, fisiologia e principalmente computação. Estas ciências têm como objetivo isolar e caracterizar genes, proteínas, metabólitos, assim como estudar interações entre eles, com base em técnicas experimentais, softwares e bancos de dados.

Um dos principais adventos da tecnologia computacional foram as criações de bancos de dados como o NCBI e o PubMed, este último contém mais de 15 milhões de artigos científicos. Além de dados publicados no formato de artigos, bancos on-line são criados sobre muitos aspectos da biologia, contendo informações sobre interações moleculares, vias metabólicas, caracterização de genes, compostos químicos, estrutura protéica, doenças e organismos.

O artigo também traz explicações sobre estas novas ciências ômicas, que são a genômica, transcriptômica, proteômica, interatômica e metabolômica. A genômica, como o nome já diz, estuda os genes de um organismo, os mecanismos envolvidos na expressão e interação dos genes. A transcriptômica estuda os produtos transcritos, como RNAs codificantes e não codificantes, de um ser vivo. A proteômica estuda a produção, interação, função de proteínas nos organismos estudados. Já a interatômica estuda a interação proteína-proteína. E a metabolômica estuda o metabolismo sob perturbações ambientais e genéticas. Estas ciências podem e puderam ser estudadas graças ao surgimento da bioinformática que consiste na análise de bancos de dados e utiliza softwares que visam dar novos rumos à pesquisa, analisando dados e recursos da bioinformática, simulando experimentos. Essa tecnologia propõe novas formas de ciência baseada na experimentação in silico, onde podemos prever estruturas de proteínas e moléculas, realizar testes de interação, inibição ou excitação de moléculas, criar inibidores, moléculas de interferência, entre outras atividades. É de fundamental importância também dar créditos a biotecnologia, pois ela está intimamente relacionada à inovação tecnológica, uma vez que propôs o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, aplicando as informações desenvolvidas na pesquisa. Neste contexto, dentro da biotecnologia estão incluídas as pesquisas sobre transgênicos, genômica, proteômica, terapia gênica, entre outras, sendo que para todas essas áreas a bioinformática vem se tornando uma das ferramentas mais utilizadas.

Concluindo, os pesquisadores só conseguiram desvendar melhor estas ciências a partir do surgimento de softwares capazes de criar bancos de dados organizados em uma linguagem universal, tecnologias capazes de analisar interações moleculares, genômicas, proteômicas, dentre outras.

Na minha opinião, este trabalho é uma boa revisão das ciências ômicas estudadas no mundo, e mostra também a importância da tecnologia caminhar junto com a ciência. Nos dias atuais não existe ciência sem tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com