TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Celular E Molecular - Dna

Dissertações: Biologia Celular E Molecular - Dna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 2

Setor de Genética e Biologia Molecular – ICBS/UFAL

Disciplina: Biologia Celular e Molecular

Nome dos componentes: Mateus de Lima Macêna

ATIVIDADE ESTUDO DIRIGIDO

1. O núcleo é a organela que armazena as informações genéticas das células. No entanto, o DNA é extremamente grande e precisa ser empacotado/condensado para que caiba dentro do núcleo. Sobre tal organela e o material genético, responda:

a) Descreva o papel das histonas no material genético.

R: Elas desempenham um papel importante no enrolamento da cromatina, estas compactam o DNA permitem que os genomas eucarióticos de grandes dimensões caibam dentro do núcleo das células.

b) De acordo com o grau de condensação a o DNA é chamado de cromatina ou heterocromatina. Qual a diferença estrutural e funcional de ambos?

R:

c) Do que se trata a região conhecida como nucléolo?

R: são organoides presente em células eucarióticas, ligados principalmente à coordenação do processo reprodutivo das células (embora desapareça logo no início da divisão celular) e ao controle dos processos celulares básicos, pelo fato de conter trechos de DNA específicos, além de inúmeras proteínas associadas ou não a RNAr. O nucléolo atua na organização dos ribossomos, sendo que quanto maior o seu tamanho mais intensa a síntese de proteínas na célula.

2. O que representa a porção 3' e 5' em uma molécula de RNA ou DNA?

R: Em ambos os carbonos é verificável a presença de ligações açucares-fosfato, tanto no DNA quanto no RNA. E estes carbonos são de imprescindível importância, pois eles demarcam o inicio e o fim da “leitura” do ribossomo. E na transformação de Pré-RNA para o RNAm o 5’ serve para o processo de Cap-5’ e PoliA-3’. E as polimerases de DNA só conseguem fazer a extensão de uma cadeia de ADN na direção 5' para 3'.

3. Relacione 5 principais diferenças entre a molécula de DNA e RNA?

R: 1. A composição das bases nitrogenadas; DNA (ATGC), RNA (AUGC). 2. O RNA contém o açúcar ribose e o DNA contém o açúcar desoxirribose. 3. DNA possui fita dupla, enquanto o RNA possui fita simples. 4. Sofre duplicação e transforma-se em RNA que vai comandar a sintese proteica a partir do DNA que originou o RNA, já o RNA não sofre duplicação e comanda a síntese proteica a partir do DNA que originou esse RNA. 5. DNA só possui um tipo, porém RNA possui três tipos: mensageiro, transportador e ribossômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com