TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biopirataria

Relatório de pesquisa: Biopirataria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

Biopirataria

A biopirataria é a exploração ou apropriação ilegal de recursos da fauna e da flora e do conhecimento das comunidades tradicionais.

A biopirataria vem sendo realizada de modo desenfreado na Floresta Amazônica. As empresas estrangeiras adentram no território nacional com o intuito de explorar recursos biológicos, genéticos e conhecimentos tradicionais. A procura pelas plantas medicinais para a utilização no comercio vem aumentando a cada dia, e, consequentemente, a biopirataria, assim como tráfico ilegal de animais silvestres que são utilizados para entretenimento.

Logo, faz-se necessária a regulamentação da exploração da fauna e da flora, para que as futuras gerações não venham a sofrer com a falta de recursos naturais.

Fundamentos da Educação unid. 2

Segundo Fernandes 2006- a filosofia muitas vezes é tachada de “inútil”, de subversiva, de perturbadora da ordem, etc.

Para SAVIANI (2000) o que leva o ser humano a filosofar são os problemas que ele defronta no decorrer da sua vida. “Eis, pois, o objeto da filosofia, aquilo de que trata a filosofia, aquilo que leva o homem a filosofar: SÃO OS PROBLEMAS QUE O HOMEM ENFRENTA NO TRANSCURSO DA SUA EXISTÊNCIA.”

Segundo SAVIANI – toma-se problema como sendo sinônimo de questão, mas isso não é suficiente para caracterizar um problema.

As pessoas podem desconhecer muitas coisas e mesmo assim isso pode não constituir um problema.

Para Saviani, a essência do problema encontra-se na necessidade.

O ser humano ao produzir continuamente sua própria existência enfrenta o ineludível: problemas, configurados como necessidades que não podem ser ignorados, pois a resolução desses problemas é de vital importância para a existência humana.

SÓCRATES, SEGUNDO ARISTÓFANES.

Apesar de ser uma imagem cômica, pintada a partir de um ponto de vista conservador e defensor dos valores tradicionais, coincide e grande parte com o Sócrates de outros testemunhos: é pobre, anda sempre descalço, vive em uma humilde casa, defende contra as imagens sensíveis as verdadeiras realidades que supostamente existem em uma região superior; o seu método é o diálogo e a dialética; interroga sempre pelo ser das coisas e leva os interlocutores a contradição; o resultado do seu método é a negatividade que superar as crenças e os valores dos homens.

SÓCRATES, SEGUNDO XENOFONTE.

Xenofonte – se preocupa em recordar a retidão da vida de Sócrates e as regras morais que propunha aos seus seguidores.

Segundo louis-André Dorion (2006), os escritos de Xenofonte oferecem uma imagem “alternativa” ao Sócrates de Platão.

Segundo ele Xenofonte não deve ser desacreditado muito pelo contrário, ele deve ser reabilitado das várias críticas que eclipsaram no século XIX, uma vez que esse testemunho só pode colaborar com a questão socrática.

Na visão de Beinot: a característica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com