TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biopirataria

Artigos Científicos: Biopirataria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  328 Visualizações

Biopirataria

Toda atividade ilícita destrói o meio ambiente, gerando consequências desastrosas, além de ter muitas pessoas envolvidas nesse esquema corrupto e destruidor visando lucro.

A biopirataria é o envio ilegal de elementos da fauna e da flora de um determinado país para o estrangeiro com fins industriais ou medicinais. Esse problema está se expandindo cada vez mais, principalmente no Brasil por ser um país tropical, com muitos recursos naturais e subdesenvolvido.

Os “biopiratas” que realizam essa exploração em solo brasileiro, geralmente se passam por turistas ou cientistas, e exploram nossa vegetação, traficam nossos animais, enfim, acabam com a nossa biodiversidade se aproveitando da inocência e carência do nosso povo, exemplo: índios. Eles usam da sabedoria dos indígenas, que falam sobre valor de cada planta e depois usam disso para produzir novos remédios ou algum produto que poderá render lucro a eles, nunca aos indígenas.

A ação desses “biopiratas” também é a facilitada nos países sem uma legislação especifica que defina as regras para o uso dos recursos naturais.

 Há comunidades indígenas na região em que vivemos?

Na região havia diversas aldeias indígenas que foram destruídas nos fins do século XIX e início do XX pelos europeus recém-chegados na região e atualmente não restou nenhuma comunidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com