TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica

Exames: Bioquimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  1.261 Visualizações

Página 1 de 2

Exercícios de fixação – Enzimas

1- Observado o gráfico abaixo e responda:

A) Descreva como a mudança de pH pode afetar a velocidade de uma reação catalisada por enzima. B) Caso a fosfatase alcalina seja introduzida no estômago, o que irá acontecer?

2- Duas diferentes enzimas apresentam diferenças no Km com relação a seus substratos especificos. A enzima A apresenta um Km igual a 5mM, e a segunda enzima um Km igual a 7mM. Qual enzima tem mais afinidade pelo seu substrato? Justifique sua resposta.

3- Definir inibidor reversível e irreversível.

4- Caso um inibidor não competitivo esteja agindo em uma enzima, o que acontece com a velocidade da reação e com a constante de Michaelis (Km) se aumentar a concentração de substrato?

5- O metanol, por ação da álcool desidrogenase, é convertido a formaldeído, extremamente tóxico. A intoxicação por metanol pode ser tratada por ingestão de doses elevadas de etanol. Como se justifica esta terapia.

6) Diferenciar inibição competitiva da não competitiva através da velocidade de reação alcançada na presença de concentrações elevadas de substrato em presença de baixas concentrações do inibidor para uma concentração fixa de enzima. Fazer os gráficos de v versus (S) representativos destes tipos de inibição.

7) Classificar as afirmações seguintes como Verdadeiras ou Falsas:

a) Quando o numero de moléculas de substrato for 10 vezes maior do que o número de moléculas de enzimas, só será possível encontrar enzimas livres no final da reação.

b) Quanto maior a temperatura, maior é a velocidade da reação enzimática.

c) Supondo uma concentração de substrato infinitamente grande, a velocidade da reação enzimática é diretamente proporcional à concentração de enzima.

d) Ao final da reação enzimática, todas as moléculas de enzima encontram-se exatamente na forma em que estavam antes do inicio da reação.

8) Orlistat, comercializado com Xenical, inibe a lípase pancreática, diminuindo a digestão dos lipídeos, sem afetar a digestão das proteínas e carboidratos. Que hipótese(s) poderia(m) explicar a ação diferencial do fármaco?

9) Explicar por que é possível ter diagnóstico de doenças confirmado através da quantificação de enzimas ou isoenzimas no plasma.

10) O aumento da lípase pancreática no plasma pode ser um indicador de ................

11) As enzimas proteolíticas envolvidas na digestão das proteínas são sintetizadas no pâncreas e liberadas no duodeno, onde digerem as proteínas da dieta. Explicar por que não ocorre digestão das p

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com