TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica

Dissertações: Bioquimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  4.867 Palavras (20 Páginas)  •  1.115 Visualizações

Página 1 de 20

1-Os carboidratos representam a maior parte da ingestão calórica do ser humano. Os monossacarídeos podem ser classificados de acordo com o número de átomos de carbono que contêm. Analise a estrutura da glicose e assinale a alternativa correta:

R: ( D ) A glicose é uma hexose com grupo funcional aldeído

Justificativa: Porque ocorre no sangue e tem função energética

2- Os monossacarídeos podem se ligar através das ligações glicosídicas criando estruturas maiores. Os polissacarídeos são estruturas que podem chegar a centenas de unidades de açucares em sua estrutura. Um dos polissacarídeos muito conhecido é o amido que tem função:

R:( C ) Deposito de glicose de origem vegetal

Justificativa: Porque é formado por moléculas de glicose ligadas entre si

3-Um estudante teve uma aula de laboratório de identificação de carboidratos. Usando o reagente de Barfoed que reage positivamente com monossacarídeos dando uma coloração que vai variando do azul, para um tom avermelhado e quando o tubo é deixado em repouso, forma-se um precipitado vermelho em contrapartida os dissacarídeos e polissacarídeos não sofrem alteração de cor. Ao observar o tubo que continha a glicose + reagente de Barfoed ele notou que a coloração havia um preciptado vermelho. Então ele poderá concluir que a glicose é um

R: ( A ) Monossacarídeo

Justificativa: Porque é baseado no numero de carbonos de suas moléculas

4-Os carboidratos são moléculas orgânicas mais abundantes na natureza. Eles possuem uma grande variedade de funções, as quais incluem o fornecimento de uma fração significativa da energia na dieta da maioria dos organismos e a atuação como uma forma de armazenamento de energia no corpo e como componentes da membrana celular, mediando algumas formas de comunicação intracelular. Os carboidratos também servem como componentes estruturais de muitos organismos, incluindo a parede bacteriana, o exoesqueleto de muitos insetos. A respeito dos carboidratos analise a alternativa incorreta

5 - A sacarose (C12H22O11) é formada pela união de uma molécula de glicose e uma de frutose. Encontra-se em abundância na cana-de-açucar, frutas e beterraba. A sacarose é um tipo de glícido produzido pela planta ao realizar o processo de fotossíntese. A sacarose, o açúcar comum comercial, é amplamente distribuído entre as plantas superiores. Encontra-se na cana de açúcar (Sacharum officinarum) e na beterraba (Beta vulgaris), sendo que o suco da primeira, a garapa, contém de 15-20% e o da segunda de 14-18% de sacarose. É doce e a sua fermentação por leveduras é muito utilizada comercialmente. Podemos considerar a sacarose.

R: Um dissacarídeo formado através de ligações glicosídicas

Justificativa: Porque ocorre quando o carbono anomérico de um monossacarídeo e qualquer outro carbono do monossacarídeo seguinte, através de suas hidroxilas, e com a saída de uma molécula de água

6- Analise as afirmativas a seguir a respeito da digestão do amido.

Está correto em afimar que

I - a maltose e a amilase salivar são enzimas que participam deste processo

II - a amilase salivar, FFK e maltase são enzimas que participam deste processo

III- a amilase salivar, amilase pancreática e maltase são enzimas que participam deste processo

R- É somente a alternativa III

Justificativa: A digestão do amido começa na boca, com a ação da enzima Amilase Salivar ou Ptialina. Ela transforma uma parte amido que é um polissacarídeo em um dissacarídeo chamado maltose.

A 2º parte da digestão do amido ocorre no duodeno, primeiramente a amilase pancreática age quebrando o restante do amido em maltose e posteriormente uma enzima chamada maltase age sobre a maltose transformando-a em glicose e terminando a digestão do amido.

Essa glicose será absorvida pelas microvilosidades da parede do duodeno e encaminhada para as células do nosso corpo.

7-Os carboidratos são digeridos rapidamente no organismo humano, a hidrólise de ligações glicosídicas são catalisadas por enzimas específicas.Os principais polissacarídeos da dieta são de origem animal (glicogênio) e vegetal (amido). Assinale qual das alternativas identificam os sítios de digestão dos carboidratos:

R: Os principais sítios de digestão são a boca e o intestino

Justificativa: Quando ingeridos, os carboidratos estão sob forma de polissacarídeos e dissacarídeos que necessitam ser hidrolisados (quebrados) em açucares simples para serem absorvidos. A digestão dos carboidratos, assim como de outros nutrientes, inicia-se na boca com a mastigação, que fraciona o alimento e o mistura com a saliva. Dentro do intestino delgado os movimentos peristálticos continuam movendo o quimo ao longo do intestino delgado onde a digestão do carboidrato é finalizada através das secreções pancreática e intestinal.

8 Existem vários tipos de carboidratos conhecidos. Os Amidos são a maneira que as plantas usam para armazenar energia. Muitos alimentos contêm amidos, tais como batatas, alguns grãos, bananas entre outros. Nosso sistema digestivo quebra um carboidrato em moléculas de glicose para que esta glicose possa entrar na sua corrente sangüínea. No entanto, leva muito mais tempo para quebrar o amido. Podemos considerar o amido como:

I- Um carboidrato complexo é composto de cadeias de moléculas de glicose;

II- Um carboidrato simples composto por cadeias de moléculas de glicose;

III- Um oligossacarídeos usado com fonte de energia das plantas

R- A alternativa I está correta

Justificativa: Porque que a glicose é composta de seis átomos de carbono (carbo...) e de elementos de seis moléculas de água (...hidrato). A glicose é um açúcar simples, por isso, tem um gosto doce para nossa língua.

9- A maltose é formada pela união de duasmoléculas encontrada nos cereais, principalmente no malte (matéria prima da cerveja). É o produto imediato da hidrólise do amido. A maltose, produto obtido durante a digestão do amido é um dissacarídeo composto de:

R-Glicose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com