TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica Da Saliva

Casos: Bioquimica Da Saliva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  2.151 Visualizações

Página 1 de 3

Bioquimica da saliva

Introdução

A Saliva é o líquido que umedece a cavidade bucal, sendo segregada por todas as glândulas salivares da mucosa bucal, especialmente por três pares de glândulas maiores que são parótidas, submandibulares e sublinguais.

As Parótidas são glândulas serosas puras e contribuem com 25 % da secreção salivar.

As submandibulares são glândulas mucosserosas e contribuem com 70% da secreção salivar, que se apresenta bastante viscosa em virtude da ata concentração de mucina.

As sublinguais e demais glândulas menores da mucosa bucal são também mucosserosas e contribuem com 5% da secreção salivar.

Também, a secreção dessas glândulas apresenta-se viscosa em virtude da presença de mucina, enquanto a saliva produzida pelas parótidas é bastante aquosa.

A secreção salivar é induzida por estímulos psíquicos, mecânicos, físicos, químicos, físico-químicos e biológicos.

Entre os estímulos psíquicos são muito importante o odor, o sabor e a cor dos alimentos e , ainda, o estado emocional do indivíduo. Às vezes basta a lembrança de um alimento apetitoso para induzir a secreção salivar.

Entre os estímulos químicos estão todas as substâncias de sabor pronunciado, como as ácidas, bases, doces, amargas, salgadas, e medicamentos.

O aumento da secreção salivar é chamado sialorréia e é produzido por substancias como por exemplo a pilocarpina; por outro lado, a diminuição da secreção salivar é chamada de sialosquiese e pode ser determinada, por exemplo, pela atropina.

Entre os estímulos físico-químicos estão as variações do pH do meio bucal e entre os estímulos biológicos destacam-se os processos inflamatórios da mucosa bucal.

Assim, a saliva umedece os dentes e a mucosa bucal, e cumpre as seguintes funções:

1. Proteção da mucosa bucal e dos dentes, com uma lubrificação perfeita, evitando o ressecamento dessas unidades biológicas.

2. Defesa através da lisozima, que exerce, até certo ponto, uma ação germicida, evitando a proliferação de germes estranhos no meio bucal.

3. Aglutinação das partículas alimentares para a formação do bolo alimentar que, perfeitamente lubrificado, desliza suavemente pelas paredes do tubo digestório.

4. Digestão inicial dos polissacarídeos, como o amido e o glicogênio, que são convertidos em maltose.

5. Regulação do pH do meio bucal a 6,9 através dos tampões salivares, mucina, bicarbonato e monofosfato, evitando as lesões produzidas pelo excesso de ácidos e bases.

6. Autóclise ou autolimpeza da boca através dos movimentos mastigatórios.

Propriedades físicas e físico-químicas da saliva

1. Aspecto: opalescente, às vezes, límpido e incolor.

2. Viscosidade: elevada devido à presença de mucina.

3. Volume: de 1.000 a 1.500 ml/dia, o que corresponde a 0,7 ou 1,0 ml/minuto, havendo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com