TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica Metabolismo

Ensaios: Bioquimica Metabolismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  1.018 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera Educacional

Centro universitário Plínio Leite

Aluna: maria carolina ferreira moura de oliveira

Exercícios:

1) Por que os altos níveis de glucagon aumentam os corpos cetônicos?

R: É secretado pelo pâncreas como resposta à uma hipoglicemia, com o intuito de retirar a glicose do fígado em forma de dipócitos para a produção de ATP.

2) Como agem os principais hormônios no controle do nível de glicose no sangue?

R: A insulina, o glucagon e a somatostina são os principais hormônios reguladores neste caso. Cada um com a sua respectiva função/responsabilidade. A insulina tem o papel de controlar a hiperglicemia, o glucagon controla a hipoglicemia e a somatostina atua regulando estes dois hormônios.

3) Por que quando aumentam os níveis de Acetil-CoA, há uma diminuição da glicólise anaeróbica?

R: Tanto a via anaeróbica quanto aeróbica dependem de NAD+, e a presença do metabolismo aeróbico aumenta o consumo de NAD+, justificando assim a diminuição do metabolismo anaeróbico.

4) Diferencie: HDL, LDL e VLDL.

R: HDL >> High Density Lipoprotein, Lipídeo de Alta Densidade. Retira o colesterol da corrente sanguíneas. Níveis aumentados se associam a diminuição do risco de infarto agudo do miocárdio.

LDL >> Low Density Lipoprotein, Lipídeo de Baixa Densidade. Atua como transportadora do colesterol. Seus níveis elevados podem provocar aumento do índice de risco de infarto agudo do miocárdio.

VLDL >> Very Low Density Lipoprotein, Lipídeo de Muita Baixa Densidade. Atua como transportadora de triglicerídeos endógenos.

5) Qual a importância do colesterol?

R: Produção de hormônios e esteróides, importante papel na formação celular, participa da formação de sais biliares que facilitam a digestão e absorção das gorduras e vitaminas A, D, K e E.

6) Como pode se manifestar a DM?

R: A DM engloba uma série de doenças metabólicas que se caracteriza por hiperglicemia, resultantes de possíveis defeitos na secretagem do hormônio insulina e/ou em sua ação. A hiperglicemia teus seus sintomas manifestados como: perda de peso, visão turva e polifagia.

7) Classifique os lipídeos.

R: Esfengolipídeos, ceras, fosfolipídeos, glicolipídeos, terpenos, glicerídeos.

8) Quais são os principais lipídeos plasmáticos?

R: Colesterol, fosfolipídeos, ácidos graxos e triglicerídeos.

9) O que é um Ácido graxo saturado, monoinsaturado e poli-insaturado?

R: SATURADO >> apresenta apenas ligações simples entre os carbonos.

MONOINSATURADO >> apresentam ligação dupla na cadeia carbônica.

POLI-INSATURADO >> apresentam duas ou mais ligações duplas na cadeia carbônica.

10) Qual a função dos Lipídeos?

R: Formação das membranas celulares, isolante térmico presente na formação de hormônios esteróides e reserva de energia.

11) Explique como ocorre a digestão e absorção das gorduras.

R: A digestão começa no estômago, catalisada pela lipase estável em meio ácido que degradam os triacilglicerídeos da dieta. A emulsificação dos lipídeos ocorrem no duodeno. Essa emulsificação aumenta a área da superfície de gotículas de lipídeos hidrofóbias, de modo que as enzimas digestivas possam agir. Os ácidos biliares são moléculas anfipáticas do tipo detergente que atuam na solubilização dos glóbulos de gorduras. Os ácidos biliares são sintetizados pelo fígado e secretados na vesícula biliar para serem armazenados. Quando ingerimos triacilglicerol, os ácidos biliares armazenados na vesícula biliar são secretados para o intestino delgado, onde ocorre a digestão e absorção dos lipídeos. A enzima lipase pancreática catalisa a hidrolise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com