TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquímica Celular: Teste de Tolerância a Glicose

Por:   •  14/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]             Faculdade de Jaguariúna

                 Bioquímica Celular

Teste de Tolerância a Glicose

Adelaine da Silva

Andreza Godoy

Jessica Cândido

Ledmara Borges

Natany Barbosa

Taíssa Moreira

Professor: André Rennó

Curso: Farmácia 3º Semestre

Data da entrega: 06/04/2015

Jaguariúna

2015

  1. Introdução

glicose é um monossacarídeo do grupo dos carboidratos mais importantes. Também podemos chamá-la de Glucose ou dextrose. Quando ingerimos carboidratos (massas, doces, etc) eles são transformados em glicose, e, após isso, ela entra em nossa corrente sanguínea.

Sua estrutura é bem simples sendo representado por seis carbonos e um grupo aldeído podendo ser representada na forma de cadeia aberta, fechada onde se mantém em equilíbrio.

                  [pic 2]                   

                     

A regulação da glicose é feita no pâncreas nas ilhotas Alfa (α) e Beta (β) sendo que quando os níveis de glicose estão altos o pâncreas libera insulina para que seja feita sua quebra e eliminação em forma de energia; quando os níveis estão baixos o pâncreas libera glucagon para que a glicose seja transformada em glicogênio no fígado. Quando o nível de glicose está muito alto, ocorre a hiperglicemia  e deve ser feito o controle, pois a hiperglicemia em um exame de sangue representa quadro de diabetes . Quando esse nível estiver baixo o quadro é de hipoglicemia que também deve ser controlado para que não haja evolução.

O quadro de hipoglicemia é mais sério, pois nosso cérebro não armazena oxigênio nem glicose e se o nível de glicose baixar muito pode ocorrer lesões cerebrais graves com sequelas, podendo causar até a morte.

O distúrbio mais comum causado pelo aumento ou baixa do nível de glicose no organismo é a Diabetes Mellitus que é uma doença inflamatória crônica e se apresenta em 4 formas.

  • Diabetes Mellitus tipo 1
  • Diabetes Mellitus tipo 2
  • Diabetes Mellitus Gestacional
  • Diabetes Mellitus causada por outros agentes internos ou externos ao organismo.

Os níveis normais para que uma pessoa não apresente quadro de Diabetes são (8 a 12 horas de jejum):

  • Nível Normal = 70 a 99mg/dL
  • Nível Pré-Diabetes = 100 a 125mg/dL
  • Nível Diabetes Mellitus = acima de 126mg/dL

Teste de tolerância à glicose é um exame laboratorial que tem como objetivo a identificação de resistência à insulina. O teste é realizado com várias coletas de sangue. A primeira em jejum e as outras 30, 60, 90, 120 minutos após a ingestão de dextrosol (glicose anidra).

O fundamento do teste é dosar a glicose nestes intervalos e avaliar se a glicose está sendo metabolizada pela insulina (cuja função é transportar a glicose para dentro das células e tecidos, diminuindo sua concentração no sangue).

Quando a insulina não age de forma correta, diz-se que o paciente tem Resistência à Insulina. Se essa resistência for muito acentuada o paciente pode desenvolver diabetes mellitus tipo II, sendo, neste caso, necessário tratamento.

A primeira opção de tratamento é sempre controle da dieta e prática de exercícios físicos. Quando esse tratamento não funciona é necessária à administração de hipoglicemiantes orais e, em situações mais graves, é necessária a administração de insulina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (283.1 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com