TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Pratica De Bioquimica Dosagem De Glicose

Ensaios: Aula Pratica De Bioquimica Dosagem De Glicose. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  1.644 Visualizações

Página 1 de 2

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Faculdade Anchieta

Enfermagem 2º Semestre - Noturno

AULA PRÁTICA DE BIOQUIMICA

Dosagem de Glicose

São Bernardo do Campo

2014

J5

AULA PRÁTICA DE BIOQUÍMICA

Dosagem de Glicose

Trabalho como exigência parcial para o curso de Graduação em Enfermagem. Disciplina de Bioquímica.

Orientadora: Professora Aurilúcia.

São Bernardo do Campo

2014

Introdução:

A insulina tem sua atuação voltada para a absorção de glicose pelas células do fígado, músculos esqueléticos e tecido adiposo, diminuindo sua concentração em razão da retirada de glicose do sangue. O glucagon, com atividade estimulante oposta faz aumentar o teor de glicose na corrente sanguínea a partir da quebra do glicogênio.

Desta forma, conforme a necessidade do organismo, o pâncreas é requisitado a secretar insulina ou glucagon, dependendo da atividade metabólica a ser desenvolvida, utilizando energia das ligações químicas liberadas pelo catabolismo da glicose durante a respiração celular ou processo de fermentação lática.

A quantidade de glicose no sangue altera todo o metabolismo. Essa varia de acordo com a quantidade de carboidratos consumidos e ainda depende de alguns fatores psicológicos e fisiológicos que ocorrem no decorrer do dia. A quantidade de glicose pode cair se a insulina for liberada pelo pâncreas ou injetada por medicamentos para diabetes, através de exercícios físicos, pela ingestão de álcool e nos períodos de menstruação. A glicose também pode aumentar se a alimentação for em grande quantidade baseada em carboidrato, através do estresse já que esse libera hormônios responsáveis pelo aumento da glicose, por doenças, gravidez, utilização de anticoncepcionais e outros.

Quando a glicose de uma pessoa está abaixo do normal podemos dizer que apresenta hipoglicemia, ou seja, baixo nível de açúcar no organismo. Esse quadro causa fraqueza, sudorese, desmaio e pode levar ao coma. Já a hiperglicemia é o nome dado quando o nível de glicose encontra-se acima do normal causando falta de energia no organismo, necessidade de urinar, cicatrização lenta, visão embaraçada, sede intensa, aumento do apetite e cansaço.

A regulação da glicose é feita no pâncreas nas ilhotas Alfa (α) e Beta (β) sendo que quando os níveis de glicose estão altos o pâncreas libera insulina para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com